SóProvas


ID
1561288
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho. José Paulo Netto e Marcelo Bras (2006) afirmam, sobre o trabalho no cenário mundial e no início do século XXI, que

Alternativas
Comentários
  • A questão trata das transformações societárias no mundo do trabalho, ver Netto e Braz em Economia política: uma introdução crítica. 2006. 

  • As garantias ao trabalho são reduzidas ou mesmo eliminadas. Formas de exploração do trabalho (infantil, feminino, de imigrantes) que pareciam relíquias da história são reatualizadas – inclusive o trabalho semi-escravo. Nos “porões da globalização”(Dreifus), florescem as diversas máfias (a Yakusa japonesa, as italianas Cosa Nostra, Camorra, N’dranghetae Sacra Corona Unita, as associações criminosas surgidas da desintegração da União Soviética, os “senhores da guerra” no Extremo Oriente, os barões do narcotráfico norte-americanos e latino-americanos), movimentando uma economiacinzentaque anualmente “lava”, nos paraísos fiscais (Ilha Cayman e Virgens), cerca de 1 trilhão de dólares. Idéias que já se comprovam profundamente lesivas à humanidade (como o racismo, o chauvinismo, a xenofobia) retornam à cena política. O esvaziamento das instâncias democráticas acompanha a reconversão do Estado em serviçal de um mercado que, de fato, é manipulado por uma oligarquia financeira mundial. (NETTO; BRAZ, 2006, p. 245)

    http://www.abrapcorp.org.br/anais2011/trabalhos/trabalho_marlene.pdf

  • Gabarito 

    e

    formas de exploração do trabalho que pareciam relíquias (infantil, feminino e imigrantes), inclusive o semiescravo retornam à cena. O esvaziamento das instâncias democráticas acompanha a reconversão do Estado em serviçal de mercado que é manipulado por uma oligarquia financeira mundial.

  •  Sobre o trabalho no cenário mundial e no início do século XXI,

    - formas de exploração do trabalho que pareciam relíquias (infantil, feminino e imigrantes), inclusive o semiescravo retornam à cena. O esvaziamento das instâncias democráticas acompanha a reconversão do Estado em serviçal de mercado que é manipulado por uma oligarquia financeira mundial.