SóProvas


ID
1561306
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A prática profissional do assistente social comprometida com o fortalecimento do controle social dever partir:


I. da compreensão histórica da política social específica em que atua, observando suas determinações econômicas, sociais, políticas e culturais na sociedade de classes.

II. da atenção permanente à concepção de mundo da classe dominante absorvida pelos grupos subalternos, imposta através dos “aparelhos privados de hegemonia", a qual promove o consenso em torno do projeto dominante, buscando desmistificá-la.

III. do entendimento de sua área de atuação local atendo-se, exclusivamente, às determinações microestruturais e no âmbito de sua intervenção institucional.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Wanessa,

    A prática profissional do assistente social comprometida com o fortalecimento do controle social dever partir deve sim


    Ter a compreensão histórica da política social específica em que atua, observando suas determinações econômicas, sociais, políticas e culturais na sociedade de classes. 

    bem como, ter a atenção permanente à concepção de mundo da classe dominante absorvida pelos grupos subalternos, imposta através dos “aparelhos privados de hegemonia", a qual promove o consenso em torno do projeto dominante, buscando desmistificá-la, pois a as classes subalternas reproduzem a ideologia dominante. E cabe ao assistente social atua para desmistificar tal visão.

    III. do entendimento de sua área de atuação local atendo-se, exclusivamente, às determinações microestruturais e no âmbito de sua intervenção institucional. ( este item está errado, pois o assistente social, deve ter o conhecimento global e não exclusivo de determinada área ou setor).

     

    Por isso a letra B não pode estar correta.

  • De acordo com Iamamoto (apud GOMES, 2000, p. 169):

    O conselheiro assistente social exerce seu processo de trabalho num campo privilegiado de controle social e de apreciação de macropolíticas. Nestas condições, ao exercer a função de conselheiro a desempenha fazendo uso de seu saber específico já que lida com objetos que têm afinidade com os da sua profissão, qual seja: a questão social e as políticas sociais relacionadas a essa questão. Desempenha o mandato utilizando-se de seus conhecimentos teórico-operativos pondo-os a serviço das causas e finalidades do conselho. A função de conselheiro, no caso do assistente social, contempla uma faceta do seu exercício profissional que é sua intrínseca dimensão política. Aliás, nos Conselhos, o Serviço Social realiza de modo visível sua dimensão política, posto serem estes, por excelência, lócus de fazer política. Os desafios apresentados à profissão, tão como as exigências constituem: conhecimento sobre política pública; saber elaborar planos, programas e projetos de forma a intervir no orçamento; conhecer os aspectos legais dos Conselhos; oportunizar que a participação popular seja legítima; compromisso ético-político. A participação do assistente social nos Conselhos representa a oportunidade de legitimar os direitos preconizados na Constituição Federal de 1988, em outras leis e recursos, caminho para erradicação da questão social e suas expressões. Pois, as demandas ali apresentadas são legítimas das necessidades do povo e são condizentes com a realidade local e regional. Com essa compreensão os Conselhos tornam-se espaço público que permite exigir do poder público o cumprimento dos direitos sociais, e de tornar a população sujeitos políticos de direito. Torna-se assim, necessário neste momento apontar que dentro da esfera pública o trabalho desenvolvido nas Secretarias, Fundações ou Autarquias são semelhantes, independentes do setor (saúde, assistência social, previdência social, educação, sociojurídico, habitação, meio ambiente), ou seja, dentro desses espaços as ações dos assistentes sociais estão norteadas em políticas específicas, programas e projetos, e os processos de trabalho desenvolvidos por esses profissionais, devem estar condizentes ao projeto ético-político do Serviço Social e seus princípios de legitimidade democrática e social. 
    Desta feita, afirmar uma prática profissional apoiada exclusivamente, às determinações microestruturais e no âmbito de sua intervenção institucional o qual está inserida é retrógrado.

     

    CACILDO TEIXEIRA DE CARVALHO NETO - DEMANDAS HISTÓRICAS E AS RESPOSTAS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL: AS RELAÇÕES COM AS ESFERAS SOCIOINSTITUCIONAIS.

  • Gabarito 

    d

    I e II, apenas.

  • "Desmistificá-la" quer dizer "banalizardesmascarar".