SóProvas


ID
1562542
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre os polissacarídeos, analise as sentenças abaixo, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa). A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:


( ) A celulose degradada pelas bactérias intestinais formam ácidos graxos de cadeia curta.


( ) O glicogênio tem origem animal e é formado por várias moléculas de glicose, estando presente em músculo e fígado.


( ) O amido é formado pela amilose e amilopectina e é uma das principais fontes de carboidrato da alimentação do homem.

Alternativas
Comentários
  • I) VERDADEIRO Os ácidos graxos de cadeia curta AGCC são formados a partir da fermentação das fibras, logo a celulose é um tipo de fibra insolúvel e vai ajudar na formação dos AGCC, pois são fermentadas no cólon.

    II) VERDADEIRO O glicogênio é a reserva de energia dos animais. E o amido das plantas. O músculo armazena em torno de 150g de glicogênio e o fígado 90g. O glicogênio hepático, controla a glicemia quando o indivíduo está em jejum.

    III) VERDADEIRO Os vegetais produzem dois tipos de amido: amilose e amilopectina. A primeira é uma molécula menor e linear e a segunda é uma molécula altamente ramificada e é mais abundante nos alimentos. E sim, o amido é a principal fonte da alimentação do homem, estando presente em cereais como arroz, milho, batatas...etc (obs.: batata é um tubérculo)

    (Fonte livro krause, ed 2012)

  • Fiquei em dúvida em relação ao termo "degradada" da 1ª sentença, porque a celulose não é degradada e sim fermentada

  • Virou questão de português

  • Celulose é fibra INsolúvel. E fibra insolúvel NÃO é fermentada pra formar AGCC. Então, não deveria ser FALSA a alternativa I? (Fora que nem está escrito fermentada, e sim, degradada, o que não é mesmo!)
  • "Formas modificadas de celulose, alguns açúcares não absorvíveis e proteínas, também representam compostos que sofrem fermentação nos cólons e contribuem em menor parte para a produção de AGCC nos cólons."

    Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42133/tde-10122015-070134/publico/DanielMaydeOliveira_Doutorado_corrigida_P.pdf

  • Algumas formas de carboidratos (i.e., celulose, hemicelulose, pectina, goma e outras formas de fibras) não podem ser digeridas por seres humanos porque nem a amilase pancreática nem a salivar têm a habilidade de quebrar as ligações que conectam os açúcares componentes. Esses carboidratos passam para o cólon relativamente sem alterações, e lá são parcialmente fermentados pelas bactérias do cólon.

    Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia 14ª ED.