SóProvas


ID
1562560
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Das complicações metabólicas da nutrição parenteral prolongada total, não se inclui:

Alternativas
Comentários
  • COMPLICAÇÕES DA NUTRIÇÃO PARENTERAL 

    metabólicas: estão relacionadas ao tipo e à quantidade dos macro e micronutrientes que constituem a solução. A infusão dos componentes diretamente na corrente sanguínea minimiza ou mesmo elimina a estimulação secretória pelo alimento na luz intestinal, ocasionando modificações estruturais e funcionais no tubo digestivo e alterações em vários hormônios, principalmente a insulina. As principais complicações são alteração da glicemia (Hiperglicemia, Hipoglicemia), do fósforo (Hiperfosfatemia, Hipofosfatemia) e do magnésio e hipercapnia.

    Dentre outras: Desidratação por diurese osmótica, desequilíbrio eletrolítico deficiência de ácidos graxos essenciais, coma hiperosmolar, não cetótico, hiperglicêmico, Hiperamonemia, Hipercalcemia, Acidose metabólica hiperclorêmica, Hiperlipidemia, Hipocalcemia Hipomagnesemia, Hipertrigliceridemia, Hipoglicemia rebote na cessação súbita da NO em paciente com concentrações de glicose instáveis Uremia Deficiências de minerais traço.

    Cupari 3 edição e Krause 14 ediação

  • Esteatose hepática, Hipercapnia (aumento do dióxido de carbono no sangue devido a hipoventilação), Hipofosfatemia e Hipertrigliceriidemia - são complicações metabólicas.

    Diminuição da oxigenação tecidual - não é uma complicação descrita na literatura.