SóProvas


ID
1563421
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao tratar sobre as teorias da liderança, o modelo do “Grid Gerencial”, desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton para ajudar a medir a preocupação relativa do administrador com as pessoas e as tarefas, reflete a natureza bidimensional da liderança. Ao desenvolver um trabalho de consultoria em uma empresa de alimentos e bebidas, a consultora Jeanete identificou que essa empresa apresenta um estilo de liderança do tipo 9,1. Essa constatação permite afirmar que, nessa empresa,

Alternativas
Comentários
  • desenvolvido por William Blake e Jane Mouton , é representado através de um gráfico de orientação para as pessoas e para a produção nos eixos, são atribuídos notas e essa 9,1 citada na questão é exatamente a gabarito D - A autoridade-obediência, a eficiência operacional descore da organização, das condições de trabalho de tal forma que o elemento humano interfira em grau mínimo 

  • Gab. letra D

    Primeiro número (pode ser 1, 2, 3... até 9) => Orientação para Resultados

    Segundo número (pode ser 1, 2, 3... até 9) => Orientação para Pessoas

    Como o valor dado pela questão foi 9,1, então o primeiro número (9) será a Orientação para resultados e o segundo número (1) representa a Orientação para Pessoas. O número representa o grau de interferência. Logo, valor 9 significa grau de interferência máximo e número 1 o grau de interferência mínimo. 

    Orientação para Resultados => 9

    Orientação para Pessoas => 1, como aqui apresenta o valor 1, então os elementos humanos interferem num grau mínimo.

  • Líder-Pessoas - 1,9: Gerência de clube de campo

     

    Líder-Tarefa - 9,1: Gerência autoritária ou de tarefas

     

    Líder-Negligente - 1,1: Gerência empobrecida

     

    Líder Meio-Termo - 5,5: Gerência de meio-termo

     

    Líder-Equipe - 9,9: Gerência em equipe, que é o estilo de liderança mais eficaz, segundo Blake e Mouton

     

    Fonte: Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro - 2008 (SOBRAL e PECI), Páginas 219 e 220.

     

  • Grade Gerencial de Blake e Mouton (Visão Bidimensional)

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Para Blake e Mouton (grid gerencial) a forma de analisar a eficácia do líder conforme a combinação de estilos, tendo por variáveis a preocupação com as pessoas e a preocupação para a produção (MAXIMIANO, 2002, p. 318). Essas duas orientações são representadas por escalas de 1 a 9, sendo que 1 representa a mínima orientação, 9 representa a máxima

    Das várias possibilidades de gestão 5 se destacam como formas típicas de gestão/liderança:

    1.1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida - O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1.9 - Clube de campo ou Country club - A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5.5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo - Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9.1 - Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade-obediência - A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9.9 - Equipe ou gerência em equipe - Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online