SóProvas


ID
1564522
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Trabalhar com a construção de conceitos, no ensino de História, implica o respeito pelo conhecimento do aluno, o conjunto de representações que ele já construiu acerca do mundo em que vive e que traz para a sala de aula. A construção de conceitos é um processo cognitivo e articulado, já que os conceitos não são autônomos."


Sobre o trabalho com conceitos no ensino de História, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Trabalhar com a construção de conceitos, no ensino de História, implica o respeito pelo conhecimento do aluno, o conjunto de representações que ele já construiu acerca do mundo em que vive e que traz para a sala de aula. A construção de conceitos é um processo cognitivo e articulado, já que os conceitos não são autônomos."

    Sobre o trabalho com conceitos no ensino de História, é correto afirmar que:

    a) Com base em suas representações, o aluno tem a possibilidade de efetivar suas próprias ideias sobre os fenômenos e objetos do mundo social, por isso cabe ao professor ajudá-lo na construção de definições abstratas para uma memorização eficaz do fato histórico. O Aluno deve compreender e entender o Fato Histórico e não simplesmente memorizá-lo.

    b) O trabalho com conceitos no ensino de História deve ter como referência a concepção de História com que se trabalha e que servirá de orientação para o trabalho metodológico dos conteúdos. Além disso, é preciso levar em conta os objetivos que se pretende alcançar e os interesses dos alunos. CORRETO

    c) A construção de conceitos não é um processo onde articulam contradições, é parte do fenômeno de captura lógica daquilo que compõe a realidade social, por isso os termos técnicos e as definições devem ser memorizados para perpetuar o seu significado. Primeiro, a História é feita de contradições, a própria Teoria da História é feita de pontos de vistas diferentes, por vezes, divergentes, então, existem conceitos diversos. Segundo, a História não é para ser MEMORIZADA, mas compreendida.

    d) Como possibilidade cognitiva, a construção de conceitos permite a elaboração de uma grade de referência que será imposta de acordo com as teorias defendidas pelos autores do livro didático adotado para não ser criada uma representação de senso comum. O aluno tem que ser crítico do que lhe é passado, e não, um ser passivo-receptivo do conteúdo.

    e) O trabalho com conceitos no ensino de História permite a construção de um conhecimento pautado numa sucessão linear, conforme as exigências das teorias da nova corrente historiográfica. A História não é linear, por mais que o livro didático nós mostre isso, a História é feita de avanços e recuos.

    Competência Específica 1 (BNCC - Ciência Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio)

    Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos,a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a COMPREENDER E POSICIONAR-SE CRITICAMENTE com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles..