Processos Primários (Finalísticos)
Relação direta com os clientes.
São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários, também conhecidos como Finalísticos – ou core process – quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações.
Processos de Suporte ou Apoio
Colaboram com a realização dos processos primários.
São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem como características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes, e também, o forte e evidente vínculo à visão funcional tradicional, mas processos de suporte também podem ser interfuncionais.
Processos de Gestão ou Gerenciais
São processos estabelecidos formalmente e com o intuito de coordenar as atividades dos processos de apoio e dos processos primários.
fonte: http://www.mundobpm.com/2011/07/conceitos-fundamentais-de-bpm-tipos-de.html
A) Existem 3 tipos de processos de negócio: Primários/finalísticos, de suporte e de gestão/gerenciais. APENAS OS PROCESSOS PRIMÁRIOS ENTREGAM VALOR DIRETAMENTE PARA O CLIENTE.
B) CORRETA
C) Processos de suporte não entregam valor diretamente para o cliente.
D) Na cadeia de Michael Porter processos primários são: Logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e serviços pós- venda.
E) Exemplo de processo de suporte: No caso de uma montadora de veículos, a montagem de veículos poderia não ser um processo primário, mas um processo de suporte na perspectiva do cliente (consumidor). (Achei isso muito sem noção)
FONTE: Guia CBOK 2013 VERSÃO PORTUGUÊS.