SóProvas



Questões de Gestão de Processos em BPM


ID
55876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A gestão do processo implica uma visão horizontal e sistêmica da organização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    GESTÃO POR PROCESSOS o próprio nome já diz, a visão é do processo como um todo (visão sistêmica), e não por funções ou partes. desta forma, é necessária uma visão horizontal, ou seja, da ligação entre as funções que compõem o processo.
  • Tanta questão absurda que a gente vê por aí e não é anulada, esta que é simples eles anularam. Vai entender. Questão CORREEEETAAAAAAA

  • Na verdade a questão está incompleta. O problema dela é que, dependendo da interpretação você pode vê-la errada ou certa. A Gestão por Processos implica em uma visão tanto vertical, quanto horizontal. Na visão vertical você vai do Macro-Processo ao sub-processo. Então de a questão estiver falando em visão dos processos ela estará errada, pois restringe a visão a somente às interfaces entre processos. Se ela estiver falando quanto à tomada de decisão ou estrutura hierárquica, estará errada.

  • Essa questão é perfeita e absolutamente correta.. justificativa cespe:

     ITEM 111  – anulado. O que se aborda no item extrapola o previsto nos objetos de  avaliação 
    constantes do edital. Por essa razão, o CESPE/UnB decide pela sua anulação.
  • Existe uma diferença entre gestão de processo e gestão por processo:

    gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado; - Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando.


ID
55882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A técnica de Pareto é utilizada para avaliar e melhorar a gestão de processos, pois ajuda a detectar as causas essenciais que respondem pelos resultados mais importantes.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Diagrama de Pareto é uma das ferramentas que ajudam a organização a determinar qual processo analisar para buscar a implantação de melhorias.Ele busca identificar quais itens são responsáveis pela maior parcela dos problemas.

  • Pra mim ta correta:

    ITEM 113  – anulado. O que se aborda no item extrapola o previsto nos objetos de  avaliação 
    constantes do edital. Por essa razão, o CESPE/UnB decide pela sua anulação.

ID
142105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Ainda com relação a gerenciamento de processos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A -> Errada.Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos VERTICAIS usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos).Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho.O trabalho nos processos horizontais pode ser realizado de diversas maneiras, gerando três tipos de processos horizontais (laterais) (Galbraith): voluntários (ocorrem por meio do contato voluntário entre os membros do grupo por iniciativa dos envolvidos), formais (definidos previamente por meio de documentos formais) e coordenados (que exigem times de organização mais complexa e formal).----------------------------Letra B -> ErradaO conceito aplicado na afirmação seria o de "Gerenciamento de Processos DE NEGÓCIO". Chamar somente de "Gerenciamento de Processos" me parece muito abrangente e portanto um conceito mais amplo.Já o "Gerenciamento de Processos de Negócio" é a tradução do BPM (Business Process Management), que é a busca da melhoria contínua dos processsos para se atingir resultados esperados.Também NÃO podemos dizer que é "EXCLUSIVAMENTE por meio de métodos, técnicas e ferramentas".----------------------------Letra D -> ErradaO COBIT está extremamente VOLTADO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO, na verdade, ele é um modelo de referência para gestão da TI.----------------------------Letra E -> Errada"Controle de processos" NÃO é uma atividade da área de conhecimento do PMBOK "Gerenciamento do Escopo". As atividades são todas relacionadas ao escopo, portanto:1- Planejamento do Escopo2- Definição do Escopo3- Criar EAP (WBS)4- Verificação do Escopo5- Controle do Escopo
  • O processo de monitoramento e Controle está mais relacionado ao 4 processo que atinge todas as áreas e não ao escopo.

    1 Iniciação
    2 Planejamento
    3 Execução
    4 Controle
    5 Encerramento
  • Apenas formatando o comentário do colega Thiago

     

    Letra A -> Errada. Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos VERTICAIS usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos).Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho.O trabalho nos processos horizontais pode ser realizado de diversas maneiras, gerando três tipos de processos horizontais (laterais) (Galbraith): voluntários (ocorrem por meio do contato voluntário entre os membros do grupo por iniciativa dos envolvidos), formais (definidos previamente por meio de documentos formais) e coordenados (que exigem times de organização mais complexa e formal).

     

    Letra B -> Errada. O conceito aplicado na afirmação seria o de "Gerenciamento de Processos DE NEGÓCIO". Chamar somente de "Gerenciamento de Processos" me parece muito abrangente e portanto um conceito mais amplo. Já o "Gerenciamento de Processos de Negócio" é a tradução do BPM (Business Process Management), que é a busca da melhoria contínua dos processsos para se atingir resultados esperados.Também NÃO podemos dizer que é "EXCLUSIVAMENTE por meio de métodos, técnicas e ferramentas".

     

    Letra D -> Errada. O COBIT está extremamente VOLTADO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO, na verdade, ele é um modelo de referência para gestão da TI.

     

    Letra E -> Errada. "Controle de processos" NÃO é uma atividade da área de conhecimento do PMBOK "Gerenciamento do Escopo". As atividades são todas relacionadas ao escopo, portanto:

    1- Planejamento do Escopo

    2- Definição do Escopo

    3- Criar EAP (WBS)

    4- Verificação do Escopo

    5- Controle do Escopo


ID
162970
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação aos vários modelos de referência para processos que servem como padrão conceitual para diversos segmentos de negócio, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Referencia:

    http://books.google.com.br/books?id=9MnIpS2fI-0C&pg=PA174&lpg=PA174&dq=Process+Handbook+Project&source=bl&ots=KgWCe4Iz2I&sig=wiyI0U0_7doX4kVxWuJZBOzvbsk&hl=pt-BR&sa=X&ei=KV90T56lJIn6tgfbrf2OBg&ved=0CEYQ6AEwBQ#v=onepage&q=Process%20Handbook%20Project&f=false
  • a) CORRETA!
    b) são dois grupos distintos: Processos Operacionais e Serviços de Gerenciamento e Suporte (Pg 199 Baldam)
    c) modelo de referência que tem como meta desenvolver bibliotecas on-line para compartilhar e gerenciar varios tipos de conhecimento sobre negócios. (Pg 128 Baldam)
    d) modelo de referência que é um consórcio sem fins lucrativos com meta de estabelecer padrões de processos para compartilhamento de informações em negócios do tipo B2B. Entre seus benefícios inclui-se processos de compra 100% livres de erro e redução de inventários de quatro a duas semanas. (pg 129 Baldam)
    e) eTOM (Pg 127 Baldam)
  • LINK DO LIVRO QUE USARAM PARA FAZER A QUESTÃO!

     

    https://books.google.com.br/books?id=e1YaBQAAQBAJ&pg=PT152&lpg=PT152&dq=modelo+de+refer%C3%AAncia+que+%C3%A9+um+cons%C3%B3rcio+sem+fins+lucrativos+com+meta+de+estabelecer+padr%C3%B5es+de+processos+para+compartilhamento+de+informa%C3%A7%C3%B5es+em+neg%C3%B3cios+do+tipo+B2B.+Entre+seus+benef%C3%ADcios+inclui-se+processos+de+compra+100%25+livres+de+erro+e+redu%C3%A7%C3%A3o+de+invent%C3%A1rios+de+quatro+a+duas+semanas.&source=bl&ots=TcXG4r1qPB&sig=G9EOTcDODbExkIQL3JEdmm5v_uk&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjjm8vC8-LZAhWFvJAKHZjgB9EQ6AEIKDAA#v=onepage&q=modelo%20de%20refer%C3%AAncia%20que%20%C3%A9%20um%20cons%C3%B3rcio%20sem%20fins%20lucrativos%20com%20meta%20de%20estabelecer%20padr%C3%B5es%20de%20processos%20para%20compartilhamento%20de%20informa%C3%A7%C3%B5es%20em%20neg%C3%B3cios%20do%20tipo%20B2B.%20Entre%20seus%20benef%C3%ADcios%20inclui-se%20processos%20de%20compra%20100%25%20livres%20de%20erro%20e%20redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20invent%C3%A1rios%20de%20quatro%20a%20duas%20semanas.&f=false


ID
218308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de processos, julgue os itens
de 107 a 110.

Macroprocessos são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua, necessárias e suficientes para a obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de satisfazer às necessidades dos clientes. Os macroprocessos são autônomos, respondem por um resultado específico e têm, perfeitamente definidos e sob sua gestão, não somente os objetivos a serem atendidos, mas também os meios necessários para a obtenção dos resultados pactuados.

Alternativas
Comentários
  • Macro Processo
    Conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais Unidades, para realização de objetivos e metas da empresa.

    fonte: http://www.tiespecialistas.com.br/2010/11/inovacao-usando-a-cadeia-de-valor-macro-processos-e-processos-de-negocio/#.UYRY7aLU-7Y
  • Macroprocessos são compostos de vários processos, que por sua vez são compostos de vários subprocessos e, por sua vez, cada subprocesso compõe-se de várias atividades e estas produzirão várias tarefas.


    Apesar dessa hierarquia, não está errado dizer que um macroprocesso é composto de várias atividades, apesar de atividades não estarem diretamente "ligadas" aos macroprocessos.

  • Os macroprocessos são autônomos ????  Muito estranho essa afirmação.

  • Devemos ficar atento, pois o CESPE gosta de usar a palavra "atividades" como substituta para "processos" na definição do macroprocesso. Vou colocar outra questão que pode corroborar com esse raciocínio.


    Ano: 2008              Banca: CESPE          Órgão: TCU               Prova: Analista de Controle Externo - Planejamento e Gestão


    Macroprocessos são grandes conjuntos de atividades por meio das quais a organização cumpre a sua missão, gerando valor para o cliente. Correspondem às grandes funções da organização, para as quais devem estar voltadas todas as suas unidades internas e descentralizadas.


    GAB: CORRETO

  • 2.2 Níveis dos processos
    As partes do sistema organizacional estão relacionadas e, para se entender isso, é importante visualizar os processos em cinco níveis de detalhamento:


    Macroprocessos: são processos mais abrangentes da organização, ou seja, conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de atender  às necessidades dos clientes do Governo do Distrito Federal.


    Processos: referem-se a qualquer atividade ou conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) – podem ser tanto informações ou orientações quanto prestação ou fornecimento de serviços e/ou produtos – em produtos ou serviços (saídas) e os coloca à disposição dos clientes específicos. Os processos representam o segundo nível de detalhamento.


    Subprocessos: são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à execução de cada
    processo da organização.


    Atividades: são conjuntos de tarefas, com início e fim identificável, reunidas segundo critérios de similaridade e de  complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencialmente para a consecução dos objetivos das etapas.


    Tarefas: são uma sequência de passos/etapas predeterminados para realizar uma atividade. Cada um desses passos pode demandar a necessidade de explicações detalhadas de “como fazer” justificando a construção de procedimentos documentados pertinentes.

     

    Fonte: http://www.seplag.df.gov.br/servicos/modernizacao-da-gestao/doc_download/1146-manual-de-analise-e-melhoria-de-processos.html

  • Concordo com a Ana Alves, pois entendo que não podemos afirmar que Macroprocessos são autônomos pois dependem em grande parte de variaveis do ambiente externo estando sujeito a essas mudanças. 

  • http://www.seplag.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Manual-de-An%C3%A1lise-e-Melhoria-de-Processos.pdf

     


ID
218311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de processos, julgue os itens
de 107 a 110.

Atividades são conjuntos de tarefas, com início e fim identificáveis, reunidas segundo critérios de similaridade e de complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencial para a consecução dos objetivos da função a que pertencem.

Alternativas
Comentários
  • Em várias publicações atividades e tarefas tem o mesmo significado, em outras, atividade é classificado como "o que" e tarefa é "quem faz o que" . Por tanto não concordo com a questão. Processo é um conjunto de atividades.

  • Concordo com o comentário do colega acima, entretanto há autores que afirmam que as atividades são compostas por tarefas. O próprio Tadeu Cruz segue essa linha de raciocínio. O processo define suas atividades e as tarefas são as partes atômicas das atividades.

  • Conceitos segundo BPMN

    Atividade: Termo genérico para o trabalho desempenhado pela empresa. Processos, subprocessos e tarefas são tipos de atividade.

    Tarefa (Task): É uma atividade atômica incluída num processo. No modelo de processos, a tarefa é o desdobramento máximo do trabalho executado no processo.

    Fonte: Livro Análise e Modelagem de Processos de Negócio (Rogério Valle e Saulo Barbará).

    Segundo os conceitos tarefa é o desdobramento máximo do trabalho, portanto é correto afirmar que atividades são conjuntos de tarefas.
  • 2.2 Níveis dos processos
    As partes do sistema organizacional estão relacionadas e, para se entender isso, é importante visualizar os processos em cinco níveis de detalhamento:


    Macroprocessos: são processos mais abrangentes da organização, ou seja, conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de atender  às necessidades dos clientes do Governo do Distrito Federal.


    Processos: referem-se a qualquer atividade ou conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) – podem ser tanto informações ou orientações quanto prestação ou fornecimento de serviços e/ou produtos – em produtos ou serviços (saídas) e os coloca à disposição dos clientes específicos. Os processos representam o segundo nível de detalhamento.


    Subprocessos: são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à execução de cada
    processo da organização.


    Atividades: são conjuntos de tarefas, com início e fim identificável, reunidas segundo critérios de similaridade e de  complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencialmente para a consecução dos objetivos das etapas.


    Tarefas: são uma sequência de passos/etapas predeterminados para realizar uma atividade. Cada um desses passos pode demandar a necessidade de explicações detalhadas de “como fazer” justificando a construção de procedimentos documentados pertinentes.

     

    Fonte: http://www.seplag.df.gov.br/servicos/modernizacao-da-gestao/doc_download/1146-manual-de-analise-e-melhoria-de-processos.html

     


ID
267895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a gerenciamento de processo.

A técnica fast analysis soluction technique (FAST) para a melhoria de processos consiste na realização de uma reunião, com duração de um a dois dias, na qual a atenção do grupo envolvido com determinado processo deve estar voltada à formulação de propostas de como melhorá-lo nos próximos noventa dias. Antes do fim dessa reunião, os gerentes responsáveis devem aprovar e apoiar, ou então rejeitar, a proposta de melhoria apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Fast Analysis Solution Technique (FAST) é uma técnica de melhoria de processos criada pela IBM, em meados dos anos 80, e posteriormente aperfeiçoada pela empresas General Eletric eFord Motors e adotada pela Ernst & Young como EXPRESS.
    A ideia mestre desse modelo é : "rápida ação, rápido resultado". Um grupo de colaboradores foca a atenção em um único processo por vez. Em reunião de um ou dois dias, estabelecem metas de melhorias a serem implantadas dentro dos noventa dias seguintes. As raízes potenciais dos problemas são identificadas e as melhorias são discutidas e, se aprovadas, são executadas.

    Basicamente, uma solução FAST cumpre as seguintes etapas:

    1. Identificação do problema ou processo candidato à FAST;
    2. Suporte de um patrocinador de alto nível na organização, com responsabilidade sobre o processo candidato;
    3. Formação da equipe e definição dos objetivos, que devem ser aprovados pelo patrocinador;
    4. Reunião de análise do processo e definição das ações a serem implementadas para melhoria de seus resultados. Somente deverão ser contempladas ações que estejam na alçada do patrocinador e da equipe e que possam ser implementadas em três meses. As demais são separadas para análise futura;
    5. Consenso da equipe quanto à implantação das recomendações que serão apresentadas ao patrocinador;
    6. Aprovação/reprovação, pelo patrocinador, das recomendações apresentadas pela equipe. Essa apreciação deve ocorrer dentro do prazo definido (um ou dois dias);
    7. Implantação das soluções aprovadas, pela equipe, nos próximos noventa dias.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Analysis_Solution_Technique

ID
308686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a gerenciamento de processos, julgue os itens a seguir.

Uma atividade é composta por um conjunto de processos necessários para se atingir um objetivo organizacional bem definido, com entradas e saídas específicas para cada processo.

Alternativas
Comentários
  • O conceito foi invertido:

    Um processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma uma entrada, adiciona valor e produz uma saída para um cliente específico.
  • Processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.
    Processos são compostos por várias tarefas ou atividades interrelacionadas que solucionam uma questão específica.

    Conceito de Processo (CBOK®)
  • Processo de negócio: Representa processo de negócio primário, de suporte ou de gerenciamento.

     

    Subprocesso: Decomposição do processo de negócio por afinidade, objetivo ou resultado desejado.

     

    Função de negócio: Grupo de atividades e competências especializadas.

     

    Atividades: Conjunto de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto ou serviço.

     

    Tarefa: Decomposição de atividades em um conjunto de passos ou ações para realizar o trabalho em um determinado cenário.

     

    Cenário: Modalidade de execução da tarefa.

     

    Passo: Ação em nível atômico.    

  • Atividade: Corresponde ao conjunto de ações, operações ou tarefas que são realizadas

    dentro de um subprocesso ou dentro de um processo. Normalmente, as atividades são

    executadas por uma unidade organizacional (departamento) ou por um individuo. As

    atividades indicam “o que” deve ser feito para o alcance de algum objetivo específico.

  • Conjunto de ações/tarefas


ID
320092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Assinale a opção que apresenta todos os tipos de processos de negócio de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • c

  • gabarito (C)

    processos primários, processos de suporte e processos de gestão.

    O que são processos primários?

    Os processos primários são aqueles que agregam valor diretamente aos clientes, de modo que representam as atividades essenciais para que as organizações cumpram a missão fixada para seu negócio. Aqui, estão agregadas aquelas operações que estabelecem a percepção de valor que os clientes possuem em relação à marca, aos produtos ou serviços da empresa, de sorte que sejam inteiramente conexas à experiência de consumo ocorrida. Por isso, este grupo permite uma visão de ponta a ponta funcional do negócio.

    O que são processos de suporte?

    Este conjunto de processos tem a função de oferecer reforço ou apoio para os processos primários, colaborando com a sua boa realização. Serve ainda para prover apoio a outros processos de suporte, dependendo do caso (processos de suporte de segundo nível, terceiro nível, e assim por diante), além de oferecer suporte também aos processos de gerenciamento.

    A principal diferença entre este conjunto e os processos primários é que os processos de suporte conferem valor para outros processos, e não para o cliente diretamente. Além da ausência de relacionamento direto com os clientes, é caracterizado por sua estrutura especializada e funcional.

    O que são processos de gerenciamento?

    Esse último grupo de processos contempla as medições, monitoramentos, controles e gestão do negócio, ditando influência direta na capacidade de realização das atividades, de maneira que a organização atue conforme seus objetivos e metas de desempenho. Também não entregam valor diretamente ao cliente, mas buscam garantir que os escopos operacionais, financeiros e regulatórios sejam cumpridos e alcançados.

    FONTE> http://valorecompetencia.com.br/gestao-de-processos/processos-primarios-de-suporte-e-de-gerenciamento-entenda-diferencas

  • Os processos de negócio podem ser primários/essenciais, de suporte/apoio

    ou de gestão/gerenciamento


ID
384340
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas em relação à gestão de processos:
I. Um processo finalístico está relacionado com a produção de um item ou a entrega de um serviço ao cliente e define a prioridade no fluxo de objetos, sejam materiais ou informações, ao longo das atividades que integram o processo.

II. Um processo de gestão relaciona-se com o gerenciamento da organização e tem como objetivo promover a realização das atividades.

III. A capacitação está relacionada com a possibilidade de entrega de um produto prometido, e quando um processo é considerado incapaz, não há previsibilidade de entrega do produto.

IV. Falhas em um processo crítico podem gerar inúmeros problemas à organização e devem receber atenção contínua na execução das suas atividades, pois não apresentam oportunidades de melhoria.

V. Um processo de suporte fornece apoio aos processos finalísticos, mas não aos de gestão, pois estes já têm a questão do suporte incorporada em suas atividades.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ai ai da FCC...

    http://bessegato.com.br/UFJF/cep_06_capacidade.pdf

    Capacidade de Processo é a capacidade de produzir itens de acordo com as especificações do projeto. São classificados em:

    1. capaz

    2. razoavelmente capaz

    3. incapaz

  • A capacitação está relacionada com o provimento de condições para algo ou alguém atingir uma determinada capacidade..... A CAPACIDADE sim é que fornece condições a um processo para produzir itens de acordo com as especificações do projeto....

    CAPACITAÇÃO é uma coisa, CAPACIDADE é outra

     

  • LETRA C

     

    I - CERTO. Processos Primários/principais (Finalísticos): relacionam-se com a MISSÃO da organização e estão ligados diretamente aos produtos entregues aos clientes;

    II - CERTO.  - Processos GERENCIAIS (ou administrativos) : Conjuntos de atividades de monitoramento e controle dos demais processos e da organização.

    V - ERRADO.  Processos de suporte fornecem suporte aos processos de negócio, inclusive aos de suporte.

     


ID
384343
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em uma organização, os processos

Alternativas
Comentários
    • a) podem ser organizados quanto à área de atuação ou o tipo de cliente, sendo, portanto, ligados à essência da organização, e resultam no produto ou serviço que é recebido pelo cliente. (verdadeiro)
    • b) responsáveis pelo fluxo de informação e tomada de decisão que resultam em ações de medição e ajuste do desempenho da organização são denominados processos organizacionais ou de integração. (acredito que sejam os processos gerenciais)
    • c) que viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas de uma organização em busca de seu desempenho global e garantem o suporte aos processos de negócio são denominados processos gerenciais. (acredito que sejam os processos de suporte)
    • d) verticais   HORIZONTAIS   são baseados no fluxo do trabalho e envolvem a coordenação das atividades espalhadas por várias unidades organizacionais.
    • e) horizontais referem-se ao planejamento e orçamento da organização e à alocação de recursos escassos, como financeiros e humanos, sendo importantes para a coordenação lateral. (acredito que sejam os verticais)
  • A - VERDADEIRO



    B - processos de gestão



    C - ... garantem suporte aos processos CENTRAIS são denominados processo gerenciais.



    D - horizontais



    E - processos de gestão



    Questão comentada pela professora Giovanna Carranza.

ID
456193
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre as atividades das etapas de um projeto de melhoria de processos de negócio, considere:

I. Implantação de processos: implantar o modelo AS-IS.

II. Modelagem de processos: desenhar os diagramas do TO-BE.

III. Mapeamento de processos: analisar os sistemas legados.

IV. Iniciação e planejamento: definir os stakeholders.

Está completo e correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. Implantação de processos: implantar o modelo AS-IS.
    O comando da questão fala em melhoria, se é melhoria a organização já possui um processo definido, mesmo que esse processo não seja o melhor. Outro erro é dizer que deve implantar o modelo AS-IS. AS-IS é um termo utilizado para levantar como é o processo da organização atualmente.

    II. Modelagem de processos: desenhar os diagramas do TO-BE.
    Antes de melhorar um processo devemos, primeiro, fazer o AS-IS, que é desenhar como a organização funciona atualmente.

    III. Mapeamento de processos: analisar os sistemas legados.
    Correto. Entender como é o processo atualmente.

    IV. Iniciação e planejamento: definir os stakeholders.
    Correto. Identificar as pessoas que interagem com o processo é muito importante.
  • I - Implantação de processos: implantar o modelo AS-IS.
    O modelo AS-IS representa o modelo atual da empresa, ou seja já está implantado. O que se deve fazer é a Modelagem de Processos 
    II - 
    Modelagem de processos: desenhar os diagramas do TO-BE.
    O desenho dos diagramas TO-BE na verdade é a etapa de Redesenho de Processo e não de Modelagem de Processos

    III. Mapeamento de processos: analisar os sistemas legados.
    A análise de sistemas legados é atividade da etapa de mapeamento de processos, assim como, reuniões, observação de campo e análise de documentos

    IV. Iniciação e planejamento: definir os stakeholders.
    A  definição dos stakeholders é atividade da etapa de Iniciação e Planejamento assim como a realização de workshop de conscientização e a mobilização da equipe.
  • E existe etapa de Iniciação e planejamento no projeto BPM? Pensava que as etapas eram:
    1. Mapeamento
    2. Redesenho
    3. Modelagem
    4. Implementação
    5. Implantação
    6. Melhoria contínua.
  • I - Errado. Modelagem de Processo : Desenhar o Modelo AS-IS
    II - Errado. Redesenho de Processo: Desenhar os Diagramas do Modelo TO-BE
    III - Certo. 
    IV - Certo
    Gabarito letra "D".
    rildoimagem.png
    (Fonte: http://www.slideshare.net/Ridlo/road-map-do-projeto-de-implementao-da-gesto-por-processo)
  • ainda acho que a II esta certa

     

    (Cespe – Detran/ES 2010) A gestão de um processo deve contemplar a sua modelagem, etapa em que é descrita a situação futura ou ideal do processo.

    certa

     


ID
471106
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação ao BPM, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Porque a resp é BPMSs: BPMS- Business Process Management Suites
    Os BPMS geralmente são softwares que auxiliam na gestão (mapear, executar e acompanhar) dos processos organizacionais.
    Devem gerar integração com outros sistemas e a administração dos processos (tempo real), permitir que os analistas de processos desenhem (modelem) e configurem os processos.
  • BPMS (Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócios)

    É um sistema que automatiza a gestão de processos de negócio (execução, controle e monitoração).
    Tipicamente, inclui o mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta, desenho dos fluxos e formulários eletrônicos, definição de workflow, regras de negócio, integradores, monitoração em tempo real das atividades e alertas. É uma poderosa ferramenta de gestão, para garantir que os processos estão sendo efetivamente executados como modelados, contribuindo para os objetivos da organização.
  • a) Nem todas as técnicas de fluxogramas atendem aos requisitos da análise de processo, e nesse aspecto, as únicas técnicas aplicáveis são as do fluxograma de blocos e fluxograma de procedimento.

    Há outras técnicas aplicáveis, como :
    -Diagrama de Contexto e Lista de Eventos
    -DFD – Diagrama de Fluxo de Dados
    -Diagramas e Documentação IDEF
    -Diagrama de Use Case e Atividades
    -Fluxogramas
    -Organogramas
    -DHF – Diagrama Hierárquico de Funções
    -Templates para Especificação de Processos
    b) Excetuando-se os processos primários, que não exigem a modelagem, os processos de suporte e de gestão devem ser cobertos e c ontemplados com a modelagem completa (ponta-a-ponta).


    Processos primários são o foco inicial da modelagem.
     
     c) Na fase de análise de negócio, a modelagem TO BE permite obter entendimento suficiente pelos membros da equipe de projeto e de negócios sobre os processos de negócio atuais e habilitar o início da fase de transformação de processo.


    Modelagem AS IS
     
     d) BPMSs permitem o monitoramento em tempo real dos processos de negócio, controle e análise dos recursos humanos, documentos, atividades e seus tempos de execução, conforme modelagem do processo e regras de negócio definidas.

    OK.
     
     e) A simulação é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.

    A simulação é o teste das regras levantadas pela modelagem de processos, que visa a automação.

    Um bom documento de referência: http://www.kpocs.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=67
  • Pessoal na letra d se fala em: "controle e análise dos recursos humanos" o BPMS controla esse aspecto? Só se tirvemos processos mapeados a esse respeito, estou correto?

ID
492898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

A elaboração de uma árvore de soluções circunscreve-se à realização de um brainstorming que proporcione a identificação das principais soluções que otimizarão a organização.

Alternativas
Comentários
  • Definição do gespublica: "A Árvore de Soluções consiste na identificação dos principais problemas que afetam um determinado processo de trabalho, com o respectivo encaminhamento para sua solução." Brainstorm: que possibilite o despertar do processo criativo do grupo de trabalho. Tem por objetivo exercitar a capacidade de identificação de cada uma das etapas, sem delimitar seu campo de reflexão com preocupações.
  • A elaboração de uma árvore de soluções não precisa ser realizada em torno à realização de um brainstorming.

                    O brainstorming é uma ferramenta associada à criatividade e é, por isso, preponderamente usada na fase de planejamento (na busca por soluções). Este método foi inventado por Alex F. Osborn em 1939, quando ele presidia uma importante agência de propaganda.
                    Ele é usado para que um grupo de pessoas crie o maior número de idéias acerca de um tema previamente selecionado. Brainstorming significa “tempestade mental” ou “tempestade de idéias” e também pode ser utilizado para identificar problemas no questionamento de causas ou para se fazer a análise da relação causa-efeito.
                    No braistorming estruturado, todos os integrantes devem dar uma idéia quando chegar a sua vez na rodada, ou passar a vez até a próxima rodada. Isso evita a preponderância dos integrantes mais falantes, proporciona a todos uma oportunidade igual para contribuir com idéias e promove o envolvimento maior de todos os integrantes, mesmo os mais tímidos. O brainstorming termina quando nenhum dos integrantes tem mais idéias e todos “passam a vez” em uma mesma rodada.
                    No brainstorming não estruturado, qualquer integrante lança idéias à medida que vão surgindo na mente. Tende-se a criar uma atmosfera mais relaxada, mas também há o risco dos integrantes mais falantes dominarem o ambiente. Torna-se mais fácil para certos integrantes “pegar carona” nas idéias dos outros. Essa técnica termina quando nenhum integrante tem mais idéias e todos concordam em parar.


     O Diagrama de Árvore (Árvore de soluções) serve como desdobramento de um problema para buscar sua causa raiz. Ele serve para desdobrar uma idéia, um conceito, uma tarefa, um processo em seus componentes mais básicos, permitindo que seja mais bem conhecido.

    Figura – Diagrama de Árvore.
     

  • O Brainstorming, também chamado de “Tempestade de Ideias” (“Tempestade Cerebral”), é uma

    ferramenta utilizada com o objetivo de criar alternativas criativas para solução de problemas ou

    para o aproveitamento de oportunidades.

    Essa técnica consiste em reunir um grupo de pessoas para que elas exponham suas opiniões, ideias

    ou sugestões. Os participantes são estimulados e incentivados a produzir, sem qualquer crítica ou

    censura, o maior número de ideias e sugestões sobre determinado assunto ou problema.

    Portanto, o brainstorming pode ser utilizado como técnica de melhoria de processos, uma vez que

    também facilita a identificar o diagnóstico atual da situação (do processo).


ID
492913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

Segundo o princípio de Pareto, metade das causas triviais responde pela outra metade dos resultados significativos.

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.

    • Exemplo : Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita .
    • Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões.
    • Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio.
    • Menos de 20% das celebridades dominam mais de 80% da mídia, enquanto mais de 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores.
    • Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20 % dos cientistas. Em cada época, são uns poucos especialistas celebres que fazem a maioria delas.
  • Segundo o princípio de Pareto, um pequeno número de causas principais (20%) afeta a maior parte (80%) dos problemas.

    Gabarito: ERRADO

  • O Diagrama de Pareto

    É uma ferramenta de qualidade recursos gráficos em barras ,em ordem decrescente e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, e que poucas causas é a maioria trivial.


ID
492916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

O brainstorming pressupõe uma postura ativa do facilitador, que deve manter o dinamismo e a objetividade das sugestões e, ao mesmo tempo, assegurar o direcionamento das sugestões dadas pelo grupo. Para isso, ele deve eliminar, logo de início, idéias aparentemente desconexas.

Alternativas
Comentários
  • Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. Há cinco regras que devem ser seguidas:
    1. Suspensão do julgamento: estão proibidos os debates e as críticas às idéias apresentadas, pois causam inibições e desvios dos objetivos.
    2. Quantidade é importante: quanto mais, melhor.
    3. Liberdade total: nenhuma idéia é suficientemente esdrúxula para ser desprezada. Pode ser que ela sirva de ponte para idéias originais e inovadoras.
    4. Mudar e combinar: em qualquer momento, é permitido que alguém apresente uma idéia que seja uma modificação ou combinação de idéias já apresentadas por outras pessoas do grupo. Contudo, as idéias originais devem ser mantidas.
    5. Igualdade de oportunidade: assegure-se de que todos tenham a chance de apresentar suas idéias.
  • Segue mapa sobre Brainstorming.

    Bons estudos

  • ERRADA. Por mais "idiota" e "louca" que seja uma sugestão ou ideia, na técnica brainstorming ela deve ser considerada. RENNÓ

  • Brainstorming: evita-se julgamento prévio das ideias e levantamento - ocorre posterior a filtragem.


ID
644509
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação aos processos de negócio segundo o BPM CBOK, considere:

I. Processos primários são de natureza interfuncional e compõem a cadeia de valor. São utilizados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio.

II. Processos de suporte, tais como recursos humanos e TI, habilitam outros processos.

III. Processos de gerenciamento garantem que processos primários e de suporte atinjam metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O item I está errado, pois os processos primários não são utilizados para medir, monitorar e controlar as atividades de negócio, essa é uma função dos processos de gerenciamento.

    A resposta para essa questão pode ser encontrada no BPM CBOK Versão 2.0, página 45:

    "Há três tipos de processos de negócio: primários, de suporte e de gerenciamento.
    • Processos primários são de natureza interfuncional e compõem a cadeia de valor.
    • Processos de suporte, tais como recursos humanos e TI, habilitam outros processos.
    • Processos de gerenciamento são utilizados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio. Garantem que processos primários e de suporte atinjam metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais."
  • Processos primários (Essenciais): São ponta-aponta, interfuncionais e entregam valor aos clientes.

    Processos de suporte: Permite suporte a processos primários, freqüentemente pelo gerenciamento de recursos e ou infra-estrutura requerida pelos processos primários.

    Processos de gerenciamento: São utilizados para medir, monitorar e controlar atividades de negócios. Tais processos asseguram que um processo primário, ou Processo de Negócio de suporte, atinja metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais.

    Tipos de Processos (CBOK®)

    Portanto, a segunda parte da 1ª alternativa está errada, pois pertence ao Processo de gerenciamento.
  • I. São os processos relacionadas a atividade-fim (principal) da organizações. Os processos que servem pra medir,monitorar e controlar atividades de negócio são chamados de 'gerenciamento'.

    Exemplo de processos primários:
    1 - Realizar Pagamento aos Beneficiados. Órgão: Ministério da Saúde, Departamento: Fundo Nacional de Saúde.
    Exemplo de processo de gerenciamento:
    1 - Gerenciar riscos operacionais do pagamento. Processo que trata de eventuais falhas nos sistemas do FNS e do Banco restabelecendo o processo.
    II. C
    III. C


ID
644512
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Dentre os fatores-chave de sucesso BPM, é INCORRETO incluir

Alternativas
Comentários
  • A letra a) está errada pois devem ser estabelecidas as metas da unidade de negócio e da organização para se atender a estratégia de negócios e não o contrário, ou seja, os conceitos foram invertidos.

    Conforme o BPM CBOK Versão 2.0, página 45:

    "Fatores-chave de sucesso BPM incluem os seguintes: Alinhamento da estratégia de negócio, definições de cadeia de valor e processos de negócio. Estabelecimento de metas da unidade de negócio e da organização para se atender a estratégia de negócios. Desenvolvimento de planos de ação e táticas de negócio visando atingir com sucesso metas da organização. Designação de patrocínio executivo, responsabilidade, prestação de contas e autoridade por processos para liberar processos no alcance de metas. Designação clara de propriedade do processo, bem como autoridade para engendrar mudanças. Estabelecimento de métricas, medição e monitoramento de processos. Institucionalização de práticas, tais como investigações contínuas de melhorias, gerenciamento de mudanças, controles de mudança e alavancagem adequados de produtos e BPMS que levem a melhorias e mudanças. Padronização e automação de processos de negócio e metodologias relacionadas ao longo da organização. " <!--{cke_protected}{C}%3C!%2D%2D%0A%09%09%40page%20%7B%20margin%3A%202cm%20%7D%0A%09%09P%20%7B%20margin-bottom%3A%200.21cm%20%7D%0A%09%2D%2D%3E-->
  • COMPLICADA ESSA HEIM?

  • entrega pra deus essa

  • Acertei chutando na única alternativa que não se referenciav a palavra "processo " rsrs

  • Importante ter em mente que muitas questões são resolvidas através da interpretação de texto, raciocínio lógico, intuição, bom senso.. essa questão é um otimo exemplo. Não faz o menor sentido estabelecer estratégias para atender metas.. totalmente sem nexo.

ID
706696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir.


De acordo com a abordagem por processos, o fato de um auditor procurar reduzir os custos financeiros dos insumos envolvidos no desenvolvimento de suas atividades de fiscalização constitui um exemplo de auditor que busca melhorar a cadeia de valor do seu processo de fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • Cadeia de valor não está ligada a redução de valores.
  • Para Michael Porter,  Cadeia de Valor designa a série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa para satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. O erro da questão é afirmar que a redução dos custos financeiros melhora o valor percebido pelo cliente.
  • Eles usaram o termo "melhorar" como sinônimo de "agregar". Então a afirmativa está dizendo que ao diminuir os custos de determinadas atividades o auditor estaria agregando valor à elas, o que não é verdade. O "valor" do produto final é o mesmo (note que não se trata de termos monetários), somente os custos que caíram.
  • A cadeia de valor não está ligada diretamente ao custo dos produtos e serviços.
    O conceito não é 
    financeiro, mas sim ligado aos benefícios gerados para os clientes.
    Um custo reduzido pode identificar uma empresa ou órgão do governo como eficiente na sua gestão interna, mas não necessariamente uma que está oferecendo um melhor serviço ao seu cliente.  Errado. Bons estudos!
  • Quando falamos em cadeia de valor, estamos nos referindo ao benefício gerado para os clientes com as diversas atividades de um processo. Dessa maneira a cadeia de valor não está ligada diretamente ao custo dos produtos e serviços. O conceito não éfinanceiro, mas sim ligado aos benefícios gerados para os clientes.
    Sendo assim, item errado.
     
  • essas questões de modelagem de processo são impossíveis

  • Cadeia de VALOR --> Valor para o CLIENTE.

    Depois dessa peia, não erro nunca mais questões sobre esse assunto!
  • Gestão Financeira faz parte das atividades suporte, assim como Gerência de Recursos Humanos e TI.

  • Cadeia de VALOR --> Valor para o CLIENTE. Exatamente ! pensei da mesma forma ! Ao final do processo não será acrescido nenhum valor para o clinete e sim uma redução nos gastos relacionados a suas atividades.

  • O termo valor está relacionado ao que é "entregue" para o cliente, seja interno ou externo. O termo "cadeia de valor", para Michael Porter, é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços aos seus clientes.

    Assim sendo, cada uma dessas atividades (produção, distribuição, comercialização, etc.) deve entregar algum "valor". Quanto mais valor agregado, mais competitiva fica a empresa. Esse é um conceito relacionado com a vantagem competitiva. Dessa maneira, não é o custo que define a "cadeia
    de valor", ou seja, quais são os benefícios percebidos pelos clientes. Um custo mais baixo pode significar que a organização está sendo eficiente, mas não que está oferecendo um melhor serviço ao cliente. O gabarito é mesmo questão incorreta.

     

    Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos, 1ª Ed. - Série Provas e Concursos (2013).

  • O simples ato de "reduzir custos" não significa necessariamente que o resultado dessa redução gera valor para o destinatário da cadeia de comando - o cliente.

  • Não consigo concordar com essa questão.

    “Uma das responsabilidades de um gestor, ou alguém que esteja a frente dos processos, é assegurar os recursos necessários para atender às demandas do processo de negócios conforme seu projeto em vigor.” E é claro que há relação com o aspecto financeiro.

    “Quando falamos de valor gerado ou agregado pelos processos, não estamos necessariamente falando de valor financeiro. Dentro desta ideia de cadeia de valor, devemos analisar quais são as atividades que geram valor para que possamos melhorá-las. Já as atividades que não agregam valor devem ser reduzidas ou eliminadas.” É óbvio que o aspecto financeiro indiretamente estará relacionado à cadeia de valor.

    A questão não é categórica em dizer que o fator financeiro é determinante e, sim, um exemplo que busca melhorá-lá.

  • Nunca vou concordar com esse gabarito. Só acertei porque vi na video aula do GranCurso

    A explicação do professor é que o Auditor ao reduzir custos, estaria reduzindo custos do próprio trabalho.... Que se fosse reduzir custos externos, estaria correta.

    Enfim não concordo, bola pra frente


ID
763708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.

Do ponto de vista da qualidade, o processo é um elemento menor e sua adequação não é determinante no resultado operacional dos procedimentos de produção.

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista da qualidade, o processo é um elemento MAJORITÁRIO e sua adequação não É determinante no resultado operacional dos procedimentos de produção.
  • Um grande objetivo do mapeamento dos processos de negócios em uma organização é justamente aumentar a qualidade de seus produtos e serviços por meio do aperfeiçoamento contínuo desses processos, bem como homogenizar a forma de trabalho das unidades organizacionais. Questão errada.
  •  O que é um Processo:
    - Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço.
    - Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados (geralmente traduzidos por indicadores), que permite manter estável a rotina e implementar melhorias.
    Fonte: Prof. Luiz Antônio de Carvalho

ID
765646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.

Em uma organização, é possível a obtenção da visão interativa de diversas partes e pessoas por meio do processo, uma vez que ele permeia vários setores da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Conformes os 6 aspectos importantes do foco no processo, destaca-se estes 2 para o entendimento da questão:

    Uma visão mais ampla e horizontal do negócio - Toda empresa é composta de múltiplos processos, em que cada processo tem de ser definido como a unidade a ser otimizada, sempre com a visão global da organização

    Maior envolvimento dos funcionários de todos os níveis - Com um melhor entendimento do processo, as pessoas que nele atuam podem entender melhor o resultado de seu trabalho no resto do processo e influenciar mudanças, inclusive em outros setores da organização. Ocorre, dessa forma, uma constante interação entre os departamentos e pessoas.

ID
765649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.

Na visão de processo, os fornecedores são necessariamente pessoas ou órgãos externos à organização.

Alternativas
Comentários
  • Na visão de processo, os fornecedores podem ser tanto internos ou externos à organização. Pelo ponto de vista da análise da Cadeia de Valor, o processo anterior pode ser ora cliente do processo anterior, ora fornecedor do processo posterior. Ex. No caso da construção civil, a pintura é cliente da massa. 
  • Gabarito E

    O erro da questão esta na palara NECESSARIAMENTE, conforme o colega Rodrigo explicou os fornecedores podem ser tanto externos quanto internos.

     

    Vejamos o texto abaixo um exemplo de fornecedor interno.

    Se colocarmos uma lente sobre o elo "empresa", vamos encontrar dentro dela os mesmos elementos: há fornecedores e há clientes. Neste caso, os fornecedores internos são aqueles que proporcionam os insumos necessários à execução do trabalho e os clientes internos são os beneficiados por aquele trabalho. O mesmo se repete com cada pessoa participante dessa corrente que terá sempre um fornecedor, de quem é cliente, e um cliente, de quem é fornecedora.

    Ainda que eu seja office-boy de cartório e minha atividade seja a de bater um carimbo em cada documento que chega à minha mesa, dependo de alguém para colocar o documento ali e dependo de outro para preencher e assinar o carimbo que bati. Na falta do primeiro, meu trabalho fica impossível de ser realizado. Na falta do segundo, meu trabalho fica incompleto e perde completamente seu sentido.

     

    Fonte:http://mariopersona.com.br/entrevista_acos_vic.html


ID
765652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.

Em um cartório de tribunal, a limpeza das instalações é classificada como processo de apoio.

Alternativas
Comentários
  • (1) Processo finalístico é aquele que impacta diretamente o cliente externo. Se houver falha num processo desse tipo, o cliente perceberá imediatamente. Por exemplo, é o processo de atendimento ambulatorial em um hospital.

    (2) Processo de apoio é aquele que sustenta os processos finalísticos e impactam indiretamente o cliente externo. Se houver falha num processo desse tipo, o cliente não perceberá imediatamente. Por exemplo, é a prestação de serviço de apoio de informática.

    (3) Processo de gestão é aquele que é necessário para coordenar as atividades de apoio e processos finalísticos.

    (4) Processo-chave são os processos finalísticos, de apoio ou de gestão que têm impacto direto no cumprimento da missão da organização, isto é, são fundamentais para a execução de sua estratégia e suas atividades de rotina.
  • O gabarito dessa questão deveria ser "Errado" pois a limpeza das instalações não é um processo. 
    Segundo o CBOK "business processes focus on the end-to-end work, i.e., tasks and activities, across all functional boundaries to deliver customer value."
  • Certo.

    Processo de apoio é aquele que sustenta(tem participação) nos processos finalísticos e impactam indiretamente o cliente externo. Se houver falha num processo desse tipo, o cliente não perceberá imediatamente. Por exemplo, é a prestação de serviço de limpeza no ambiente em torno dos processos.

  • De acordo com o CBOK, atualmente na versão v3.0, o nome correto seria processo de suporte, caso fosse um processo que sustentasse os processos primários ou outros processos de suporte, e de gerenciamento. Todavia a limpeza em si acredito ser apenas uma atividade de um processo maior de manutenção. Sendo assim também acredito que o gabarito deveria ser marcado como "Errado".

    OBS: Ver item 2.1.2.2 do CBOK v3.0.

  • Limpeza de instalações é algo que não entrega valor diretamente ao cliente, ou seja, não é algo visto pelo cliente final. É apenas um suporte a outros processos da organização (processos primários). Dessa forma, esse exemplo se caracteriza como um processo de suporte. 

  • Certo. Não agrega valor diretamente, ou seja, não é uma atividade-fim.


ID
765661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.

Na gestão de processos, o conceito de cliente está vinculado exclusivamente ao usuário final do processo.

Alternativas
Comentários
  • O cliente pode ser tanto interno, por exemplo, um departamento, ou externo, aqueles que compram produtos e serviços.
  • O conceito de "Cliente interno" não faz sentido. O conceitode cliente interno se popularizou no paradigma de organização funcional em que um silo é considerado cliente de outro silo, Na pespectiva do BPM cliente é somente aquele que se beneficia da geração de valor e está externo a organização. Internamente o que existem são atores de processo ou outros processos que se encadeiam logicamente ou se apoiam para a geração interfuncional de valor mas não devem ser considerados clientes.

    Cbok Cap.2 pág 47

  • Então o conceito de cliente estaria ligado a quem mais (levando em consideração o que o Eduardo Santos comentou)?

  • Acertei por entender que o cliente é exclusivamente o usuário final do processo. O cliente é o consumidor. Seja ele funcionário ou fornecedor. A partir do momento que ele consome passa a ser cliente.  Me corrijam se estiver errada. 

  • Na gestão de processos cliente é diferente de consumidor.

    Cliente é o que decide pela compra e consumidor, já está dizendo, é o que consome.

    O usuário final do processo é o consumidor.

  • Gabarito: Errado


    Acertei, mas as minhas razões foram algo do tipo:


    Cliente não é usuário final do processo, mas sim, do produto/serviço que esse processo produz. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.

  • Ao fim de cada processo existe um cliente-final que pode ser interno ou externo. Também há fornecedores internos e externos.


ID
784285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação ao processo de negócio no âmbito das organizações, julgue o  item  que se segue.

Os processos de gerenciamento, utilizados para medir, monitorar e controlar todas as atividades de negócios, asseguram a eficácia e a eficiência das operações desenvolvidas na organização, agregando, diretamente, valor aos clientes dessa organização.

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei errado por causa do "Todas"!

  • Basicamente você tem três tipos de processos (PSG, só lembrar do time Paris Saint Germain): Primários, Suporte e Gerenciamento. Desses três, somente os Primários entregam valor DIRETAMENTE aos clientes.

  • A palavra “assegura” torna a afirmativa forte, porém, é assim que está escrito no CBOK.
     O item, porém, está errado, visto que, quem agrega diretamente valor ao cliente é o processo primário e não o processo de gerenciamento.

  • Os processos primários são aqueles que agregam valor diretamente aos clientes, de modo que representam as atividades essenciais para que as organizações cumpram a missão fixada para seu negócio. Aqui, estão agregadas aquelas operações que estabelecem a percepção de valor que os clientes possuem em relação à marca, aos produtos ou serviços da empresa, de sorte que sejam inteiramente conexas à experiência de consumo ocorrida. Por isso, este grupo permite uma visão de ponta a ponta funcional do negócio.

  • Diretamente aos clientes= processos primários ou essencias

ID
784315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito dos conceitos envolvidos no redesenho de processos de negócio, julgue o  item  subsequente.

O desenvolvimento de um plano para o estado desejado de um processo existente é feito na fase de redesenho.

Alternativas

ID
784336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o  item  a seguir.

Independentemente das métricas e medições envolvidas no trabalho de monitoramento com vistas à melhoria do processo, é fundamental avaliar o valor que o processo agrega ao cliente, aspecto que deve conduzir qualquer análise posterior.

Alternativas

ID
832600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e projetos, julgue os próximos itens.

Considere que um servidor público de determinado órgão tenha recebido a incumbência de adequar os processos da organização em que trabalha ao modelo de excelência da gestão da FNQ. Nessa situação, a primeira ação desse servidor deverá ser determinar a maturidade dos processos organizacionais mediante o uso do modelo OPM3.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA ERRADA

    O OPM3 Organizational Project Management Maturity Model é um padrão mundialmente reconhecido de melhores práticas para avaliar e desenvolver capacidades organizacionais na Gestão de Portfolios, Programas e Projetos. É um standard publicado pelo Project Management Institute (PMI®). O OPM3 ajuda as organizações a desenvolverem o plano que devem seguir para melhorar o seu desempenho.
    FONTE:http://www.ambithus.com/index.php/comunicacao-2/artigos/121-o-que-e-o-opm3

  • A primeira ação do servidor seria realizar o DIAGNÓSTICO que é uma Auto-avaliação da situação atual da instituição.
  • Se alguem souber explicar de forma direta e fundamentada essa questão, fiquei na dúvida e mais ainda com os comentários :/
    o OPM3 não é aplicada a ProJetos, porque o servidor iria utilizá-lo para adequar os ProCessos ao MEG??
  • GESTÃO DE PROCESSOS

    1- É PRECISO MAPEAR OS PROCESSOS

    2- APRIMORAR

    3- PADRONIZAR

    4- CONTROLAR.

  • Não é necessário identificar ou diagnosticar os processos, uma vez que eles já existem, e neste caso serão adequados a FNQ.

    Acho que o erro da questão está em dizer que o OPM3 determina a maturidade quando o mesmo avalia e desenvolve capacidade.

    A meu ver questão sem inteligência e nós concurseiros teríamos que ter decorado o que é o OPM3.

    Bola pra frente, vida que segue e rumo a vitória! 


  • Erro da questão: A questão fala sobre gestão de processos e finaliza com gestão de projetos o OPM3 - Modelo de maturidade de em gerenciamento de projetos que é derivado do PMI - Padrão mundial de gerenciamento de projetos. 

  • OPM3 é para avaliar a maturidade organizacional em projetos, a primeira ação do servidor seria mapear (entender, documentar e medir) o grau de maturidade em processos segundo CBOKversão 3 (INICIAL-GERENCIADO-DEFINIDO-GERENCIAMENTO QUANTITATIVO-EM OTIMIZAÇÃO) e efetuar então a modelagem dos processo (redesenho).


ID
832603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e projetos, julgue os próximos itens.

O CBOK é uma metodologia de gerenciamento de processo de negócio adequada para as organizações que adotam a gestão por processos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O Cbok não é uma metodologia mas um Guia, conjunto de práticas para o gerenciamento de negócios BPM.
    O Guia para o Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM foi projetado para auxiliar profissionais de BPM fornecendo uma visão abrangente das questões, melhores práticas e lições aprendidas normalmente praticadas conforme coletado pela ABPMP. BPM é uma disciplina em constante evolução. O BPM CBOK® da ABPMP fornece uma compreensão básica da prática BPM juntamente com referências à comunidade BPM e outras fontes de informação valiosas. Os profissionais de BPM são incentivados a utilizar esse Guia em conjunto com várias outras fontes de informações, a se envolverem na comunidade BPM da ABPMP e expandirem e compartilharem seus conhecimentos sobre a prática BPM.
  • CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR   !!
    Além do comentário pertinente acima, segue a dica:
    PROCESSO  >>>  CBOK     >>>  GUIA, NÃO MÉTODO  >>>  BPM, BUSINESS PROCESS MANAGEMENT, GESTÃO DE PROCESSO
    PROJETO     >>>  PMBOK  >>>  GUIA, NÃO MÉTODO  >>>  PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, ÓRGÃO IDEALIZADOR DO PMBOK 
  • Eu já falei que odeio a CESPE?
  • Eu acertei pq vi um video sobre bpm e o cara explica bem que METODOLOGIA é seguido totalmente do INÍCIO AO FIM. CBOK e PMBOK são melhores práticas, as quais NÃO precisam ser seguidas completamente do início ao fim. Realmente é pra irritar uma pergunta assim!

  • CBOK: guia, espécie de manual.

    BPM: metodologia.

    BPMN (ou fluxograma): tecnologia/diagramação de processos.


    GABARITO: ERRADO.

  • Todavia, o PRINCE2 é sm uma METODOLOGIA, conforme o CESPE. Enquanto o PMBOK e o CBOK não são metodologias e sim guias.


    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: UNIPAMPA

    Prova: Administrador

    No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os próximos itens.

    O PRINCE2 consiste em uma metodologia de gestão de projetos flexível que se adapta a diversos tipos de projeto.

    CERTO

  • Todo BoK (PMBoK, CBoK, BABoK etc.) é um compêndio de boas práticas comprovadamente testadas e que geraram resultados satisfatórios por quem as executaram (ou nelas se inspiraram). Não são metodologias e muito menos métodos.

  • Na verdade o CBOK é um guia de melhores práticas, e não uma metodologia!!!

  • Pegadinha clássica. CBOK NÃO É METODOLOGIA, é apenas um guia de boas práticas.

    Gabarito: ERRADO

  • Na verdade o CBOK é um guia de melhores práticas, e não uma metodologia!!!

    GABARITO: Errado.

    Carlos Xavier

  • Depois dessa, alguém se lembra da Kaiser BOK? kkkkkkkk 

     

    É uma guia pra ficar bêbado, não um método.  

  • Justificando a questão com outra, vejam:

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-EXE Prova: Analista - Área Administrativa

    Embora o guia PMBOK não seja considerado uma metodologia ou um modelo de gestão de projetos, ele descreve os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores práticas. GAB: CERTO.

  • CBOK: guia guia guia guia guia guia guia guia guia guia guia guia ... guia guia

  • Guia com melhores práticas de gestão de processos.

  • Canal que ajuda o Concurseiro de TI. Composto por RESUMOS em forma de MAPAS MENTAIS. Já estão prontos toda a parte de:

    Aproveitem para relembrar os principais tópicos que caem em prova:

    Basta procurar por "MapasTI MapasTI" no youtube

  • Canal que ajuda o Concurseiro de TI. Composto por RESUMOS em forma de MAPAS MENTAIS. Já estão prontos toda a parte de:

    Aproveitem para relembrar os principais tópicos que caem em prova:

    Basta procurar por "MapasTI MapasTI" no youtube

  • BPM CBOK NÃO é metodologia, é um guia de boas práticas.

    Gabarito: ERRADO

  • Não é uma metodologia, e sim um guia de boas práticas.


ID
840058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.

A priorização da simplificação administrativa pode ser definida como a escolha do(s) processo(s) que deve(m) ser simplificado(s), privilegiando-se casos que necessitem de intervenção mais imediata. O foco do trabalho de priorização deve direcionar-se estritamente para o problema, em detrimento dos processos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Conceito: ''É a escolha consensual, do(s) processo(s) organizacional(is) que deverá(ão) ser simplificado(s), priorizando os casos mais críticos, que necessitem de uma intervenção imediata.''   ''Cabe ressaltar que o trabalho de priorização não deve focar problemas, mas sim os Processos Organizacionais, pois entende-se que aqueles são uma conseqüência de um processo mal definido e/ou mal desenhado. Logo, a partir do momento em que se identifica o processo de trabalho que deverá ser submetido à análise de simplificação, pressupõe-se que os problemas dele decorrentes serão tratados à medida que se implementa a Simplificação Administrativa''

    Fonte: http://indicadores.fecam.org.br/uploads/28/arquivos/4107_MINPLANEJAMENTO_Gespublica_Guia_de_Simplificacao_de_Processos.pdf
  • Quando o Cespe menospreza alguma coisa... geralmente está errada.

  • 2014

    O principal critério de priorização para a simplificação administrativa é a constatação de alguma oportunidade de melhoria relativa a um processo que a alta administração pretenda aprimorar ou inovar.

    Errada ⇒ TENSA

     

     

    Cabe ressaltar que o trabalho de priorização não deve focar problemas, mas sim os Processos Organizacionais,

     

  • A simplificação de processos: Sempre usar o mínimo de recursos possíveis na definição de um processo.

    Inicia-se com questionamento: por que não se pode entregar o produto ou serviço em apenas uma atividade, com apenas uma pessoa (ou até sem intervenção humana), em apenas um lugar, em um mesmo tempo?

    Fonte: BPM CBOK V3.0 ( pg. 182 ) 

  • estritamente = 99% de chance de estar errada. Nem li o resto


ID
840061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.

Um processo, que deve ser planejado para agregar valor, pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos).

Alternativas
Comentários
  • Exata definição extraída do site: http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.1767784009/base%20conceitual.pdf
  • De acordo com a fonte citada acima, Processo é um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas). Esses processos são GERALMENTE planejados e realizados para agregar valor.

    Na minha humilde opinião a resposta deveria ser incorreta, pois um processo nem sempre deve ser planejado para agregar valor. De acordo com o CBOK 2.0 existem 3 tipo de processos:

    1) Processos Primários: Processos primários são ponta-a-ponta, interfuncionais e entregam valor ao cliente. Esses processos formam uma cadeia de valor conforme medido por sua contribuição na criação ou entrega de um produto ou serviço, em última instância, gerando valor aos clientes.

    2) Processos de Suporte: Esses processos são desenhados para prover suporte a processos primários, frequentemente pelo gerenciamento de recursos e/ou infraestrutura requerida pelos processos primários. O principal diferenciador entre processos primários e de suporte, é que processos de suporte não geram valor direto aos clientes, ao passo que os processos primários sim.

    3) Processos de Gerenciamento: São usados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio.

    Assim, concluo que um processo, NEM SEMPRE deve ser planejado para agregar valor.

    Gostaria de saber a opinião de terceiros.
  • Como é uma questão da CESPE, supõe-se que ela vai querer colocar o português para ser analisado em todas as questões, nesse caso não é diferente.
    As virgulas estão apenas explicitando um único tipo de processo, que nesse caso, são aqueles que devem ser planejados para agregar valor.
  • O problema nao foi a virgula, pois neste caso o termo entre virgula tem carater explicativ,  com isso ele dizer e que todo processo deve ser planejado e que todo processo PODE ser definido. O termo pode deixa a questao correta.
  • Eu acredito que a questão esteja certa porque não há uma definição exclusiva para processos. Para mim o "pode" quer dizer que o processo também pode ser definido como o exposto, mas também tem outras definições. A fonte supracitada menciona, ainda ,que o processo vai muito além de atividades inter-relacionadas já que envolve fornecedores, outros setores envolvidos...
  • Por definição, um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, definidas, repetitivas e mensuráveis que agregam valor ao transformar entradas em saídas, em outras palavras, é um conjunto de atividades que transforma insumos em produtos, satisfazendo as necessidades dos clientes e atendendo a política da organização.

    Fonte: http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/definicao-abordagem-de-processos/

  • CERTÍSSIMO:

     

    Um processo, que deve ser planejado para agregar valor, pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas (insumos ou INPUTS) em saídas (produtos ou OUTPUTS).

  • processos um “conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor”.

    guia de gestão de processos de governo


ID
840064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.

Os benefícios típicos associados à gestão por processos incluem a promoção de uma visão sistêmica das atividades, a manutenção do foco no processo e sua constante melhoria.

Alternativas
Comentários
  • Está Correto,
    Para gerir uma organizacao , com base na Gestao por Processos é necessário levantar entre outras, as seguintes variaveis:
    1) A primeira questao é saber para que a organizacao existe, qual a sua missao ou negocio
    2) Quais sao os procesos criticos de negocio? Aqueles que mais influenciam os negocios e os clientes
    3) Quais os recursos necessários para gerar os produtos que os clientes desejam adquirir
    4)O que de essencial a organizacao oferece aos clientes
    5) Como gerenciar o fluxo de informacao , trabalho ou atividade e produtos, visando à satisfacao do cliente.
    O enunciado vai de encontro a tudo isso.
    ( Notas de aulas do professor Marcus Vinicius de Oliveira)
  • Essas questões são de gestão por processo e não de processo.

  • Gabarito C

    Entende-se por processos um conjunto de atividades que executados em uma sequência pré-determinada conduzem o negócio a um resultado esperado.A gestão por processos permite criar uma compreensão de como as coisas são feitas na companhia e ao mesmo tempo, revela gargalos, estrangulamentos e ineficiências que podem ser corrigidas em tempo hábil.

    Fonte:http://www.fatosedados.com.br/artigos/5-beneficios-da-gestao-com-foco-em-processos/

  • "a manutenção do foco no processo", a manutenção não deveria ser do processo?

  • Item correto.

    A gestão por processos ajuda o gestor a enxergar os diversos departamentos, ou “ilhas”, como um todo único e coeso, que deve estar integrado para gerar resultados mais eficientes. Enxergar a organização como um todo é ter a chamada visão sistêmica, como disse a questão. É ver a organização como um sistema maior que a simples soma das partes e para o qual todos devem colaborar num mesmo sentido, multiplicando esforços.
    Ao analisar os processos organizacionais de forma sistemática, é possível identificar pontos de melhoria e entregar, cada vez mais, um valor maior ao
    cliente final.Uma das ferramentas utilizadas neste processo de identificar oportunidades de
    melhoria nos processos de uma organização é o ciclo PDCA.

     

    Fonte: Prof. Abelardo Neves; Ponto dos Concursos.


ID
840070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.

O uso de Árvores de Soluções, abordagem que consiste na identificação das ramificações alternativas de um processo, seus possíveis desdobramentos e vínculos com a cultura organizacional, pode auxiliar na avaliação e melhoria dos processos.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi aqui a AS, na verdade não identifica ramificações / desdobramentos de um processo e sim identifica problemas e encaminha para suas soluções. É parecido, mas não é o mesmo...

    "A Árvore de Soluções consiste na identificação dos principais problemas que afetam
    um determinado processo de trabalho, com o respectivo encaminhamento para sua
    solução."

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.1767784009/anexos/guia_de_simplificacao_e_modelagem/h_arvore_de_solucoes.pdf
  • A Árvore de Soluções consiste na identificação dos principais problemas que afetam um determinado processo de trabalho, com o respectivo encaminhamento para sua solução.
    Este passo inicia a 3ª Etapa da Simplificação Administrativa, que é a Fase de Análise e Melhoria dos Processos.
    6.3 Como fazer a árvore de soluções?
    Para o desenvolvimento desse passo, propõe-se a realização das atividades:
    - Identificação dos problemas;
    - Análise de causa e efeito;
    - Detalhamento das causas dos Problemas; e
    - Análise e Priorização de Solução.
    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.1767784009/anexos/guia_de_simplificacao_e_modelagem/h_arvore_de_solucoes.pdf
  • Arvores de soluções não identifica ramificações e desdobramentos de processos.

    Árvores de soluções consiste em indicar seus principais problemas que afetam um determinado processo  do trabalho com um respectivo encaminhamento de soluções (Aqui não rola Brainstorming = não se preocupa com problemas)



  • Árvore de soluções = tomada de decisão.

  • A árvore de processos é que se divide em:

    => macroprocesso

    => processo

    => subprocesso

  • ERRADA

    ÁRVORE DE SOLUÇÕES Segundo o Guia D simplificação do governo, a Árvore de Soluções consiste na identificação dos principais problemas que afetam um determinado processo de trabalho, com o respectivo encaminhamento para sua solução.

    Como fazer a árvore de soluções?

    Para o desenvolvimento desse passo, propõe-se a realização das seguintes atividades:

    • Identificação dos problemas;

    • Análise de causa e efeito;

    • Detalhamento das causas dos Problemas; e

    • Análise e Priorização de Solução.


ID
891949
Banca
IBFC
Órgão
INEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Selecione a alternativa que melhor complete a frase a seguir: "Conforme o BPM-CBOK frequentemente ______________________ são criadas(os) sem uma compreensão do porque existem ou são tão antiquadas(os) que não mais se aplicam, mas por causa da cultura organizacional ainda estão sendo seguidas(os)".

Alternativas
Comentários
  • letra d correta

     

  • a) sistemas de apoio? Errado! Sistemas de apoio existem porque servem para o apoio das atividades. Se não servissem, cairiam em desuso e deixariam de existir naturalmente!
    b) requisitos de processo? Errado! Eles existem porque são necessários para os processos, por definição!
    c) cadeias de valor? Errado! Cadeias de valor demonstram a agregação de valor que as atividades realizam, por isso são fundamentais!
    d) regras? Pode ser!!!! Algumas regras de negócio existem por conta da tradição, mas perdem totalmente o sentido com o tempo (apesar de continuarem sendo aplicadas!)
    e) melhorias contínuas? Errado. As melhorias acontecem porque fazem sentido!

  • Regras de negocio existem por imposicao da organizacao, podem nao ser aplicadas a outras oganizacoes mas sao fundamentais para a cultura da organizacao

  • Como a questão é de 2012, o enunciado traz a literalidade de um trecho do BPM-CBOK sobre regras do negócio, mas na versão 2.0. Em sua versão 3.0 o BPM-CBOK assim discorre sobre as regras do negócio:

    Regras de negócio impõem restrições e direcionam decisões que impactam a natureza e o desempenho do processo. Frequentemente, regras de negócio são criadas sem suficiente compreensão dos cenários que a organização pode encontrar ou se tornam desconectadas devido a mudanças não gerenciadas. Ao analisar regras de negócio do processo, devemos considerar:

    ·             Por que e quando as regras de negócio foram criadas e como foram definidas?

    ·             As regras de negócio estão alinhadas com os objetivos da organização?

    ·             As regras existentes são cumpridas?

    ·             As regras existentes cobrem de forma abrangente cenários e direcionadores de decisão encontrados na execução do processo?

    ·             Existem lacunas lógicas, ambiguidades ou contradições nas regras do processo?

    ·             Processos dependentes ou inter-relacionados são governados por regras consistentes? Ou contraditórias?

    ·             As regras de negócio causam obstáculos ao exigir aprovações desnecessárias, passos ou outras restrições que deveriam ser eliminadas?

    ·             Qual seria o resultado de se eliminar certas regras de negócio?

    ·             Quais regras de negócio estão faltando para garantir a conformidade legal?

     

    ·             Que processo está em vigor para gerenciar a mudança de regras de negócio?

    Gabarito: D

  • Como a questão é de 2012, o enunciado traz uma literalidade de um trecho do BPM-CBOK sobre regras do

    negócio, mas na versão 2.0. Em sua versão 3.0 o BPM-CBOK assim discorre sobre as regras do negócio:

    “Frequentemente, regras de negócio são criadas sem suficiente compreensão dos cenários que a organização

    pode encontrar ou se tornam desconectadas devido a mudanças não gerenciadas”.

    Fonte: Direção Concursos


ID
898159
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sejam as seguintes afirmativas sobre o gerenciamento de processos de negócios (BPM):

I - Desencoraja, por princípio, a adoção de processos padronizados e das melhores práticas, pois estes são contraditórios com a análise e melhoria de processos.

II - Baseia-se no conceito de inovação de processos e não na melhoria contínua dos mesmos.

III - Adota a construção do modelo do estado atual do processo como parte integrante de um projeto BPM.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O primeiro passo no estabelecimento de um novo processo ou atualização de um existente é criar um entendimento comum sobre o estado atual dos processos e seu alinhamento com os objetivos de negócio. A criação desse entendimento comum é denominada análise de processos.

    Fonte: BPM CBOK

  • Vamos as análises dos itens.

     

    I - Desencoraja, por princípio, a adoção de processos padronizados e das melhores práticas, pois estes são contraditórios com a análise e melhoria de processos. Errado

    Desencoraja - ferrou com o item.

     

    II) Baseia-se no conceito de inovação de processos e não na melhoria contínua dos mesmos. Errado

    Baseia-se nos conceitos de melhoria contínua (mudanças e evoluções incrementais) e redesenho (mudanças mais abrangentes).

     

    III - Adota a construção do modelo do estado atual do processo como parte integrante de um projeto BPM.  Correto

    Conhecido como AS-IS (procesoss atuais);

     

    Go ahead!!!

  • Tanto encoraja padronização dos processo quanto emprega conceitos de melhoria contínua. O fato é que padronização é essencial na modelagem. Depois, temos o fato de o BPM adotar o PDCA

ID
960292
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No intuito de facilitar a organização e assimilação dos conhecimentos relativos ao BPM, o BPM CBOK foi estruturado em 9 áreas específicas de conhecimento, sendo todas inter-relacionadas e evolutivamente complementares. A área de conhecimento que “identifica métodos e ferramentas para avaliar os níveis de maturidade de gerenciamento de processos, juntamente com as áreas requeridas de prática de BPM que podem melhorar as condições da organização. Várias estruturas de processos de negócio são discutidas, junto com a noção de integração de processos, ou seja, a interação de vários processos entre si e os modelos que vinculam o desempenho, as metas, tecnologias, pessoas e controles (financeiros e operacionais) às estratégias corporativas e aos objetivos de desempenho” é a de

Alternativas
Comentários
  • Alguem tem que mudar a classificação para: 

    • Modelagem de Processos de Negócio (BPM)

  • CBOK 3  define nove áreas de conhecimento essenciais para a execução adequada das ações de gestão por processos. A adoção dessas áreas do conhecimento de forma excelente propicia melhorias tangíveis e objetivas na gestão de uma organização.

    �1) Gerenciamento de Processos de Negócio;

    �2) Modelagem de Processos;

    � 3) Análise de Processos;

    �4) Desenho de Processos

    � 5) Gerenciamento do Desempenho de Processos;

    �6) Transformação de Processos

    � 7) Organização de Gerenciamento de Processos;

    �8) Gerenciamento de Processos Corporativos

    � 9) Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio.

  • Prezados, gabarito letra E. Vejamos definições:

    Gerenciamento corporativo de processos é dirigido pela necessidade de maximizar os resultados de processos para garantir alinhamento das estratégias de negócio com o foco do cliente e mais partes interessadas. Essa área de conhecimento trata os requisitos de gerenciamento corporativo de processos, modelos de referência e estruturas de trabalho para processos, avaliação de maturidade em processos, gerenciamento de portfólio e repositório de processos e melhores práticas de gerenciamento corporativo de processos.

    FONTE: CURSO EXTENSIVO DE ADM. GERAL - PROF. HERON LEMOS - ESTRATÉGIA CONCURSOS.


ID
1008310
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca das orientações para o arranjo do eixo dos sistemas de trabalho, contidas no Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo e classifique- as como verdadeiras ( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A estrutura da organização deve ser definida de cima para baixo a partir do modelo de governança adotado.

( ) O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a constituição de estruturas enxutas.

( ) Os processos de trabalho de natureza temporária também necessitam de estrutura formal.

( ) O primeiro passo para a definição dos sistemas de trabalho é a realização de uma reflexão estratégica sobre as competências institucionais.

( ) Organizações com processos de alta complexidade ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralização ou de atomização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  A estrutura da organização deve ser de baixo para cima. Os processos de trabalho de natureza temporária NÃO necessitam de estrutura formal. Páginas 26 a 33 do Manual.

  • Quem quiser ler o Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, está disponível no seguinte link:

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/090204_manual_arranjo_institucional.pdf

  • Orientação I - O Nível Técnico deve ser ordenado com base nos sistemas de trabalho. O desenho das unidades administrativas que compõem o Nível Técnico deve resultar do grupamento dos sistemas de trabalho da organização, ou seja, a estrutura da organização deve ser definida “de baixo para cima”, a partir dos sistemas de trabalho responsáveis pelos processos finalísticos do órgão ou entidade. (F)

     

    Orientação VII - O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a constituição de estruturas enxutas. (V)

     

    Orientação VIII - Os processos de trabalho de natureza temporária não necessitam de estrutura formal. (F)

     

    Orientação II - Os sistemas de trabalho devem ser definidos a partir de um processo de reflexão estratégica da organização. O primeiro passo para a definição dos sistemas de trabalho é a realização de uma reflexão estratégica sobre as competências institucionais (V)

     

    Orientação VI - Estruturas complexas exigem mecanismos integradores Organizações com processos de alta complexidade ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralização ou de atomização. Essas estruturas necessitam de mecanismos integradores, tais como comitês, grupos ou forças-tarefa, equipes de projeto, gerentes integradores etc., que garantam a sinergia entre os seus processos institucionais. (V)

     

    ou seja, pura decoreba... 


ID
1045705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos à gestão de processos de negócio.

A PCF (process classification framework) é decomposta funcionalmente em categoria, grupos de processos, processo e atividade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    PCF (Process Classification Framework) é a estrutura de classificação de processos criada a partir de benchmarking com organizações de diversos portes, segmentos e localizações. Representa uma série de processos inter-relacionados que são considerados de missão crítica.

    Pode ser utilizado para permitir a compreensão do funcionamento interno de uma organização a partir de um ponto de vista horizontal, em vez de um ponto de vista funcional vertical. Oferece uma base para discriminar processos primários, de suporte e gerenciamento comuns em segmentos de negócio, tais como manufatura e serviços, saúde, governo e educação.

    Fonte:

     Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio –  V3.0


ID
1054771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de gestão da mudança, construção e mensuração de indicadores de processos e gestão de normativos e manuais internos, julgue os itens subsequentes.

O KPI (key performance indicator), cujas características são fomentar a transformação na organização e ser orientado ao contexto, pode ser utilizado pelo gestor para acompanhamento e mensuração dos processos de uma organização.

Alternativas
Comentários

  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO):

    A metodologia dos Indicadores-Chave de Desempenho (Key PerformanceIndicators - KPI), teve origem nos prêmios de qualidade nos Estados Unidos(Malcom Baldridge Award) e do Japão (Deming Award). Ao pregar a gestão baseada em fatos e dados e a orientação os rocessos internos da organização para a satisfação dos clientes finais, a Gestão pela Qualidade Total (Total Quality Management - TQM) deu grande impulso à utilização de indicadores de desempenho não-financeiros.

    Fonte: http://www.novosolhos.com.br/download.php?extensao=pdf&original=Nota%20de%20aula%2003%20-%20Melhoria%20de%20processos.pdf&servidor=arq_material/436_454.pdf

     

  • CORRETA!

    KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

    https://www.internetinnovation.com.br/blog/saiba-o-que-e-kpi-e-entenda-sua-importancia-para-analises-em-marketing-digital/

  • A segunda afirmação está correta, sem dúvidas. Entretanto, fomentar a transformação na organização e ser orientado ao contexto são características que definem o KPI??

  • Gabarito - Certo.

     KPIs são indicadores-chave da performance, definidos como aqueles mais importantes para a organização, e realmente podem ser utilizados para acompanhar e mensurar os processos.


ID
1098745
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na visão de Hammer, in Reengenharia, Revolucionando a empresa em função dos clientes, citado em Gestão da Qualidade: Teoria e Casos, Marly Monteiro de Carvalho, processo é “um conjunto de atividades do início ao fim, que, juntas, criam valor para o cliente." No que concerne aos principais conceitos relacionados à gestão por processos, analise os itens abaixo:

I O foco deve estar voltado para o empreendedor.

II A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas.

III O trabalho deve agregar valor.

IV Uso intensivo de tecnologias de informação.

São conceitos relacionados à gestão de processos os expostos nos itens:

Alternativas
Comentários

  • I  O foco deve estar voltado para o empreendedor. 

    Voltada para o Cliente


    II  A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas. 

    A empresa deve ser orientada para resultado.


ID
1117531
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um processo pode ser entendido como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transformam entradas em saídas.

Observe as afirmações a seguir referentes ao Business Process Management (BMP).

I – O BMP busca definir um processo temporário, com início e fim definidos.
II – O BMP baseia o desenho e fluxo do processo no organograma da organização.
III – O BMP gera um método sistemático e confiável para análise do impacto de um processo de negócio.
IV – O BMP analisa riscos existentes no negócio atual e nas inovações.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente é BPM, e não BMP.


    O item I descreve um projeto e nao um processo.

    No item II, o BPM baseia o desenho e fluxo do processo no conjunto de atividades modeladas, indiferindo,portanto, o organograma da organizacão.

  • O que está errado na IV?

    As-is = contempla os riscos do negócio atual / To-be = estado desejado do processo

  • IV - Errado

    BPM analisa riscos do processo de negócio.

  • Fluxo de processo consiste na representação lógica de várias atividades organizadas numa sequência focado no desenvolvimento de um produto numa cooperação de áreas funcionais. Cada uma agindo como um fornecedor. Fluxo de trabalho consiste na representação física das atividades e está localizado em uma área funcional.
  • No fluxo de processo não há foco em área funcional, mas na execução do processo que transpõe barreiras funcionais, geralmente. O fluxo de trabalho é que tem um aspecto localizado. Sendo uma sequência de atividades de uma área funcional para fornecer algum resultado para a área demandante.
  • O que está errado na IV?


ID
1172461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Análise de negócios é o conjunto de atividades e de técnicas utilizadas para estabelecer ligação entre as partes interessadas, no intuito de compreender como as organizações funcionam e de definir as capacidades que uma organização deve possuir para alcançar as suas metas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.


O BABOK 2.0, em uma abordagem orientada à mudança, indica o uso de processo formal de controle, uma vez que há modificação de requisitos durante uma iteração.

Alternativas
Comentários
  • Abordagens orientadas à mudança tipicamente não fazem uso de um processo
    formal de controle de mudanças, na medida em que os requisitos são priorizados e
    selecionados para implantação no início de cada iteração e nenhuma mudança nos
    requisitos ocorre durante uma iteração

  • Uma comparação que me ajuda a diferenciar as abordagens é a de desenvolvimento de software: Abordagem voltada ao planejamento: Metodologias em cascata. Abordagem voltada a manutenção: Metodologias ágeis.

  • O erro está em dizer que o Babok é orientado a mundança

  • colegas, o babok é sim orientado a mudanças. O erro da questão está na informação de que tal abordagem indica o uso de controles formais.

    Change-driven approaches focus more on frequency of communication than on formal documentation. Official documentation is often in writing, but informal communication takes precedence over more formal written communication. Documentation frequently occurs following implementation. (BABOK 2, p. 22).


ID
1172473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca da modelagem de processos de negócios, julgue os itens que se seguem.

BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial com enfoque no gerenciamento de processos de negócios nas diversas áreas de uma organização. Para tanto, a tecnologia disponibiliza o denominado BPMS (Business Process Management Systems), que consiste em sistemas de gerenciamento combinados em uma plataforma integrada.

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de BPM – Business Process Management- é apresentado como um dos maiores paradigmas do novo século,

    capaz de otimizar a tecnologia em prol de um modelo gerencial apto a preparar as empresas para enfrentarem as mudanças no ambiente, de forma mais inteligente e eficaz.

    * BPM é capaz de redesenhar e otimizar os processos já padronizados e automatizados de forma mais ágil e eficiente

    Para o BPM o processo não se restringe a execução no sistema – mas pode ser alterado, adaptado, melhorado, monitorado em tempo real e disponibilizado por toda a organização.

    -->Sintetizando: BPM é uma filosofia de gestão que propõe a utilização dos recursos de TI (softwares) para facilitar a gestão, melhorar os processos (automatizados ou não) e otimizar os resultados da organização.

    __________________________________________________________________________

    O BPMS – Business Process Management Systems – é o sistema informatizado que dá suporte para a gestão de processos nas organizações/instituições, é a tecnologia que suporta o conceito e as tarefas de gestão de processos do BPM

    *O BPMS é um sistema computacional que suporta a gestão da informação pela organização, com foco no gerenciamento de processos.

    • O BPMS é uma peça de software que dá suporte às atividades como modelagem, análise e aprimoramento de processos de negócio

    #Na prática, o BPMS é chamado de ferramenta/software de BPM.

    ------>O BPM está mais diretamente ligado aos processos enquanto o BPMS relaciona- se diretamente com softwares modernos para suportar as exigências e os melhoramentos do BPM.

    GABARITO: CERTO

    FONTE: AUGUSTINHO PALUDO

  • Errei por conhecer apenas como Business Process Management Suite

  • afinal, BPM pode ou não ser considerada uma tecnologia?


    Olha essa


    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: CPRM


    Business Process Management ) é uma tecnologia que auxilia de forma eficaz o mapeamento de processos.


    errada

  • Temos o BPM que trata sobre os conceitos relacionados à processo, BPMN que é a notação grafica dos processos e o BPMS que é a suite de aplicativos relacionados aos processos. 

  • Gab: CERTO

    Um BPMS forma um ambiente operacional integrado de tecnologia e negócio. Um de seus benefícios é oferecer suporte a mudanças rápidas, podendo apoiar a modelagem de processos, o gerenciamento de regras e o monitoramento.

    BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 157.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1457560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a gestão de projetos e processos, julgue o item subsequente.

Propostas de melhoria de processo têm por objetivo a evolução incremental do processo, diferentemente de propostas de redesenho, com as quais se buscam mudanças mais abrangentes.

Alternativas
Comentários
  • redesnho- super brusca, rompe tudo ....

    melhoria- devagar... aos poucos...

  • O item está CERTO.

    Segundo Davenport (1994), a reengenharia (redesenho) de processos distingue-se da melhoria contínua de processos, que visa a um nível inferior de mudança.

    Se a reengenharia de processos significa a realização de um trabalho de maneira radicalmente nova, a melhoria de processos significa apenas a realização desse mesmo processo com uma eficiência e eficácia um pouco maior.

    As diferenças da reengenharia de processos e a melhoria contínua de processos foram resumidas por Davenport (1994), conforme o quadro abaixo:

    MELHORIA CONTÍNUA

    Nível de mudança: Gradual
    Ponto de partida: Processo existente
    Frequência da mudança: Por vez e contínua
    Tempo necessário: Curto
    Participação: De baixo para cima
    Âmbito típico: Limitado, dentro de funções
    Risco: Moderado
    Habilitador principal: Controle estatístico
    Tipo de mudança: Cultural

    REENGENHARIA

    Nível de mudança: Radical
    Ponto de partida: Estaca zero
    Frequência da mudança: De uma vez
    Tempo necessário: Longo
    Participação: De cima para baixo
    Âmbito típico: Amplo, interfuncional
    Risco: Alto
    Habilitador principal: Tecnologia da informação
    Tipo de mudança: Cultural e estrutural

    Gabarito: CERTO.

    DAVENPORT, T. H.. Reeengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

    Prof. Adriel Sá

  • Gente, redesenho não é diferente de reengenharia?

    Alguém pode esclarecer essa dúvida??

  • Oi, Angela Cristina! Você está com a razão.


    Segundo o CBOK V3.0, a reengenharia parte de uma quebra de paradigma onde todo o conceito existe é descartado e um novo processo é criado do zero.

    Já o redesenho, parte dos conceitos (premissas) existentes e cria um novo processo.

    Apenas a título de complementação, há também a melhoria contínua e essa é uma forma incremental de evolução do processo.

  • MELHORIA CONTINUA  - É UM PROCESSO LENTO NA BUSCA DE MELHORIA (MINIMO)

    REDESENHO - UTILIZA-SE O MELHOR NO PROCESSO EXISTENTE E TRAZ MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS AO PROCESSO.(MEIO)

    REENGENHARIA - MUDA-SE TUDO, MUDANÇAS DRÁSTICAS, NÃO SE APROVEITA NADA.(MÁXIMO)


  • 7.2.1.1 Melhoria de processos


    Melhoria de processos de negócio (BPI – Business Process Improvement) é uma iniciativa específica ou um projeto para melhorar o alinhamento e o desempenho de processos com a estratégia organizacional e as expectativas do cliente.

    Melhoria contínua é uma evolução incremental de um processo utilizando uma abordagem disciplinada para assegurar que o processo continue atingindo seus objetivos.

    Abordagens para melhoria contínua de processos:


    Lean; Six Sigma; Gerenciamento da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management);


    7.2.1.2 Redesenho de processos


    É diferente de melhoria de processos, pois toma uma perspectiva holística para o processo em vez de identificar e implementar mudanças incrementais.

    Definição: Redesenho de processos é o repensar ponta a ponta sobre o que o processo está realizando atualmente.



    7.2.1.3 Reengenharia de processos


    Intervenção radical e integrada que, por meio de redesenho fundamental de processos-chave de negócio, busca alcançar melhorias significativas de desempenho. Baseada em dois princípios básicos: repensar da organização funcional e revisão de processos-chave a partir da introdução de novas abordagens e tecnologias.


    Pode ser aplicada em qualquer nível do negócio, contanto que esteja relacionada a um repensar radical de como essa área funcional deve trabalhar, incluindo seus produtos e serviços.

  • O enunciado descreve duas formas básicas de realizar mudanças nos processos: forma incremental e redesenho.

    Gabarito: Certo


ID
1457569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a gestão de projetos e processos, julgue o item subsequente.

A gestão de processo busca a maximização do número de handoffs existentes ao longo de um processo, o que leva a uma maior conexão entre os diversos setores envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • HANDOFF – TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE
    Atividades de handoff passam o controle do processo para outro departamento ou  outra  organização.  Transferir  um  cliente  a  outro departamento  após determinar  o  grupo  para  resolver  a  questão  é  um  exemplo  de  atividade  de handoff.  Assim,  toda  vez  que  uma  informação  é  passada  de  uma  pessoa  para outra, existe o chamado handoff.
    Os  handoffs podem  representar  problemas  para  os  processos,  pois,  caso existam  em  número  elevado,  podem  gerar  falhas,  como execução  de atividades redundantes ou desnecessárias.

    Prof. Marco Aurélio

  • O correto seria minimização

  • Handoffs são, talvez, os pontos mais vulneráveis de um processo. Trata-se do exato momento em que o processo muda de responsabilidade. Esta transferência institui uma relação de cliente-interno em que, muitas vezes, há conflito e perda de eficiência. 

    No momento em que uma área qualquer “entrega” o processo para que outra área possa dar continuidade há o risco de perda de informação, ineficiência, conflito de expectativas, entre outros.  

  • Assertiva que responde ao item anterior:

    CESPE - 2013 - UNIPAMPA

    Os handoffs são um ponto vulnerável à desconexão do processo de atendimento ao cliente, motivo pelos quais devem ser analisados atentamente pelo analista na etapa de mapeamento do processo. CERTO

  • Handoffs, segundo o CBOK (2009), é qualquer ponto em um processo onde trabalho ou informação passa de um sistema, pessoa ou grupo para outro. Handoffs são muito vulneráveis para desconexão de processo e deveriam ser analisados de perto. Tipicamente, quanto menor o número de handoffs, mais bem sucedido é o processo.

  • Os handoffs são um ponto vulnerável à desconexão do processo de atendimento ao cliente, motivo pelos quais devem ser analisados atentamente pelo analista na etapa de mapeamento do processo. (CESPE)

    logo busca-se a minimização e não a maximização de handoffs ao longo de um processo.

  • Prezados, questão errada. Vejamos definições:

    HANDOFF

    Qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é um handoff nesse processo. Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado. Tipicamente, quanto menor for o número de handoffs, menor será sua vulnerabilidade a desconexões.

    FONTE: CURSO EXTENSIVO DE ADM. GERAL - PROF. HERON LEMOS - ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Gab: ERRADO

    Handoff: é qualquer ponto em um processo no qual um trabalho ou a informação passa de uma função para outra. Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado, pois quanto MENOR for o número de handoffs, MENOR será sua vulnerabilidade.

    BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 122 e 425.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1501615
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio tem como um de seus resultados, ou produtos característicos

Alternativas
Comentários
  • No nível conceitual, é uma poderosa técnica visual para identificar, holisticamente, desconexões na organização. Pode ser usada para fazer a liderança executiva se comprometer com uma forma diferente de pensar sobre os processos, elevando a conversa para um nível estratégico e utilizando a análise para tomar decisões sobre prioridades. No nível tático, é útil para fundamentar futuros esforços de aumento de produtividade, padronização da execução do trabalho e criação de uma rotina de trabalho mais eficiente.

    cbok - 3ª ed.

  • BPM, como seu próprio nome já remete, visa a gerenciar os processos de uma empresa (pública ou privada). Logo, um de seus resultados, com esse gerenciamento, é: 


    a) aumentar a produtividade das empresas. Isso mesmo! O gerenciamento de processos não é um fim em si mesmo, mas um meio objetivando um fim precípuo, que é fazer com que os negócios da empresa sejam impulsionados, mediante o conhecimento e a melhoria de seus processos. CORRETO.


    b) exigir a certificação de software CMMI nível 4 das empresas. BPM não trata apenas de processos de software, mas de processos em geral. Portanto, exigir tal certificação não se enquadra na visão holística do gerenciamento de processos. ERRADO.



    c) impedir iniciativas de inovação das empresas. Pelo contrário. Ao analisar os processos de uma empresa, é possível identificar gargalos e entraves para a não eficácia e eficiência dos processos. Ao corrigir tais falhas, tem-se o fomento à inovação. ERRADO.


    d) não se preocupar com o respeito a normas e regulamentações governamentais. Esse não é um resultado do BPM. ERRADO.


    e) restringir os negócios da empresa a um mercado local. Uma empresa que usa ou começa a usar BPM não está preocupada em se destacar apenas localmente (embora, raras vezes, o mercado local possa se confundir com o regional/nacional/mundial, como a produção de um bem ou, mesmo, a extração de um recurso natural que só exista em um local do mundo). De qualquer forma, o BPM visa a ampliar, e não a restringir os negócios. ERRADO.


    [ ]s
  • Essa foi bem tosca


ID
1535758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versam sobre a gestão de processos.

A consolidação e a otimização das melhorias e das mudanças planejadas ocorrem na fase de desenvolvimento organizacional, que sucede à avaliação e ao aprimoramento dos processos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado. 

  • A consolidação e a otimização das melhorias e das mudanças planejadas ocorrem na fase de desenvolvimento organizacional, que sucede ( antecede) à avaliação e ao aprimoramento dos processos.

  • O erro da questão está em dizer que A consolidação e a otimização das melhorias e das mudanças planejadas SUCEDE à avaliação e ao aprimoramento, pois as mudanças são planejadas apenas quando se verifica uma necessidade de correção e/ou melhoria, isso ocorre na fase de avaliação.

  • suceder a (VTI) = vir depois de. Creio que gabarito está passível de recurso


ID
1535761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versam sobre a gestão de processos.

É na fase do comprometimento que os conceitos, as ferramentas e a aplicação da gestão de processos se iniciam na organização, contribuindo para a uniformização da metodologia a ser aplicada.

Alternativas
Comentários
  • Acho complicado este tipo de questão, onde existem inúmeras fontes a respeito de Gestão de Processos, e a referência deveria ser o BPM CBOK, mas como a banca não expõe no Edital qual(is) Autor(es) no momento de elaborar as questões pode cobrar qualquer coisa, mesmo sem contextualização.


    Nesta questão está sendo abordado muito mais Reestruturação Organizacional e Metodologia de Mudanças do que apenas Gestão de Processos. 

    "Para Oliveira (2006), as etapas principais para a reestruturação organizacional baseada em processos são o “comprometimento, estruturação, análise, desenvolvimento e implementação”. Conforme o próprio autor, os procedimentos adotados e o nível de aprofundamento em cada uma das etapas irão variar conforme as características de cada organização. "


    1. Comprometimento

    Pede-se o comprometimento de todos, mas como se dá esse

    comprometimento? Primeiro na idéia de melhoria na qualidade do trabalho, através de uma maior interação das pessoas entre si e para com as atividades que executam. Todos precisam conhecer o trabalho que a organização realiza, entender a nova proposta voltada para processos e também a metodologia qual será adotada 

    na implantação. Posteriormente, é importante criar condições para que as pessoas sintam-se co-responsáveis pelo processo e com liberdade de propor inferências, visando sua melhoria, salientando que isso facilita o despertar da criatividade.

    Inclusive, a metodologia citada, não deve ser imposta e sim consolidada através da identificação do objetivo principal da organização e de um franco diálogo com as pessoas envolvidas, ouvindo suas experiências e expectativas.

    http://www.foz.unioeste.br/~geos/monografias/fernando_vico.PDF

    **Mais difícil que a questão, é formatar alguma coisa nesse campo de comentários do QC...putz

  • Triste é ser formado em Administração e errar mais questões dessa matéria do que de qualquer outra. Que fase!

  • Lá nas estatísticas vi que 1,6% das pessoas marcaram letra A. Como isso é possível se a questão é de C ou E?


ID
1535764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versam sobre a gestão de processos.

Consultores internos e consultores externos trabalham simultaneamente no desenvolvimento e na implantação de melhorias de processos para mitigar as barreiras de mudança organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão?

  • Essas questões do CESPE pra UNIPAMPA estão todas assim, quase tendo que recorrer a magia pra entender!

  • Eu acredito que exista mais de um erro na assertiva. O primeiro erro está na palavra "simultaneamente". Consultores externos e internos atuam em momentos distintos, existe uma assimetria. Em auditorias de processos, por exemplo, podem existir 3 fases: 1 auditoria interna e 2 externas (sendo 1 por uma empresa de consultoria e outra através de um órgão independente ou entidade certificadora).

    Desta forma, um consultor externo (que pode ser de 2 tipos distintos) e o consultor interno não atuarão simultaneamente. 

    E outro erro é dizer que tanto o consultor interno quanto o externo, "desenvolvem e implantam melhorias". Consultores externos apenas verificam e apontam, em cima do trabalho já realizado, o que precisa ser melhorado. É um trabalho diferente do trabalho do consultor interno.


  • De acordo com o CBOK 2.0 "Geralmente, consultores externos com especialização em gerenciamento de processos são utilizados
    se a equipe de análise não demonstrar suficiente conhecimento
    de estruturas de gerenciamento de processos."

     

    RUMO AO STM


ID
1565137
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo os conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) contidos no CBOK, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Processos Primários (Finalísticos)

    Relação direta com os clientes.

    São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários, também conhecidos como Finalísticos – ou core process – quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações.


    Processos de Suporte ou Apoio

    Colaboram com a realização dos processos primários.

    São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem como características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes, e também, o forte e evidente vínculo à visão funcional tradicional, mas processos de suporte também podem ser interfuncionais.



    Processos de Gestão ou Gerenciais

    São processos estabelecidos formalmente e com o intuito de coordenar as atividades dos processos de apoio e dos processos primários. 


    fonte: http://www.mundobpm.com/2011/07/conceitos-fundamentais-de-bpm-tipos-de.html

  •  

    A) Existem 3 tipos de processos de negócio: Primários/finalísticos, de suporte e de gestão/gerenciais. APENAS OS PROCESSOS PRIMÁRIOS ENTREGAM VALOR DIRETAMENTE PARA O CLIENTE.

     

    B) CORRETA

     

    C) Processos de suporte não entregam valor diretamente para o cliente.

     

    D) Na cadeia de Michael Porter processos primários são: Logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e serviços pós- venda.

     

    E) Exemplo de processo de suporte: No caso de uma montadora de veículos, a montagem de veículos poderia não ser um processo primário, mas um processo de suporte na perspectiva  do cliente (consumidor).  (Achei isso muito sem noção)

     

     

    FONTE:  Guia CBOK 2013 VERSÃO PORTUGUÊS.

  • Acho que nunca vi uma frase tão truncada...

     

    (B) processos de suporte fornecem suporte aos processos de negócio, inclusive aos (processos) de suporte.


ID
1579471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item subsequente relativos à elaboração de planos de melhoria de processos.


O downsizing é a abordagem mais indicada quando se pretende diminuir a resistência a melhorias realizadas na organização. 


Alternativas
Comentários
  • O Downsizing, que em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.

  • iria de C fácil


    se vc quer diminuir a resistência, demite quem está enchendo o saco

  • downsizing = redução de tamanho.

    downsizing é uma técnica de reestruturação organizacional que surgiu em meados da década de 70 nos Estados Unidos e que tem como objetivo eliminar processos desnecessários, tornando a empresa mais ágil e competitiva

    http://www.portal-administracao.com/2013/12/downsizing-saiba-o-que-e.html


ID
1579474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item subsequente relativos à elaboração de planos de melhoria de processos.


O empowerment é uma ferramenta que aumenta a assertividade e a efetividade dos processos da instituição e que, uma vez implantada, dispensa ajustes de curto prazo, sendo, por isso, bastante contemplada nos planos de melhoria de processos.


Alternativas
Comentários
  • Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

    Fonte: http://www.significados.com.br/empowerment/

    Gabarito: Errado.


ID
1634956
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Relacione:

I - Conjunto de práticas relacionadas a manter o trabalho em funcionamento, dentro de padrões de eficácia e eficiência previstos. Incluem atividades de auditoria, manualização, gestão por indicadores, criação de controles internos e etc.

II - Processo de observação e levantamento de informações de um fenômeno, com o objetivo de detalhar sua lógica de funcionamento.

III - Procedimento contínuo de aperfeiçoamento sistêmico e sistemático da estrutura do trabalho com base nos conhecimentos obtidos no entendimento do mesmo.

IV - Mecanismo pelo qual se observa determinado fenômeno já existente, após o levantamento de informações obtidas no estudo do trabalho, com o objetivo de compreender suas particularidades e entender sua lógica de existência.

A - Mapeamento de processos.
B - Gerenciamento de processos

Assinale a opção que indica as relações corretas.

Alternativas

ID
1682233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que se refere à gestão de processos de negócio, julgue o item subsequente. 

A identificação de pontos de atenção no processo como passagens de responsabilidade que geram desconexão é um dos objetos da análise de processos.


Alternativas
Comentários
  • CESPE tá com uma preguiça de elaborar questão, ein??

    Cópia e cola de: https://books.google.com.br/books?id=5HleAwAAQBAJ&pg=PA450

    "Um dos objetos da análise de processos é a identificação de pontos de atenção no processo tais como (...), passagens de responsabilidade que geram desconexão..."

  • A questão cobra conhecimento sobre o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management).

    Em um contexto de melhoria e transformação de processos de negócio, um passo essencial é o levantamento e análise do estado atual do processo ("AS-IS").

    A análise do estado atual dos processos ("AS-IS") é fundamental para avaliar como os processos atuais de negócio estão operando, ou seja, como o trabalho é feito (atividades, desempenho do processo, restrições, rupturas etc) [1].  

    Nesse sentido, um elemento importante de ser identificado durante o AS-IS são os handoffs do processo. Conforme o BPM, handoff é “qualquer ponto em um processo no qual o trabalho ou a informação passa de uma função para outra" [1]. Ou seja,  o “cruzamento de uma raia para outra representa handoff do processo" [1]. É necessário analisar os handoffs com atenção, pois eles podem gerar desconexões, atrasos e gargalos na execução do processo.

    Assim, é possível observar que a questão trata da definição de handoff, os quais devem ser identificados na análise do estado atual dos processos.



    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] BPM CBOK V.3.0 (Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimentos ABPMP BPM CBOK V.3.0, 2013.
  • Análise de Processos (AS-IS)

    • Entendimento do estado ATUAL dos processos

    • Utiliza métodos de levantamento de informações sobre os processos atuaias (pesquisas, workshops, observações diretas)

    • Identificação dos Handoffs

    HANDOFFS

    • Ponto processo passa de uma FUNÇÃO -> OUTRA (ex marketing -> finanças, produção -> armazenamento)

    • Pode resultar DESCONEXÕES, ATRASOS, GARGALOS, INEFICIÊNCIAS

    • Fica literalmente um VÁCUO no meio do processo

    • Quanto menor n.º handoffs -> MENOR VULNERABILIDADE

    Gabarito: CERTO


ID
1683013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca da abordagem por processos e da mensuração de indicadores de processos, julgue o próximo item.

A efetividade de um processo organizacional está relacionada com a sua capacidade de se manter estável, tornando-se referência, o que facilita a aplicação do conceito de melhoria contínua do processo.


Alternativas
Comentários
  • Acredito que se trata da eficiência de um processo e não efetividade. 

  • O que facilita a aplicação da melhoria contínua do processo é justamente sua capacidade de ser dinâmico. Se o processo for estável ( rígido, imutável), essa capacidade de melhoria fica comprometida.

  • Assim a Confiabilidade de processos e produtos será garantida, além de incorporar uma série de benefícios:

    Monitoramento

    Controle

    Coleta ágil de informações

    Melhoria dos processos

    Redução de custos

    Visão holística do negócio

    Agilidade de resposta às demandas dos clientes

    Visualização clara dos resultados


    Atributos da confiabilidade:

    Tempo médio entre falhas

    Intervalo médio de funcionamento de um equipamento entre 2 falhas consecutivas.

    Duração de vida

    Intervalo de tempo que um componente ou sistema se mantém capaz de trabalhar.

    Tempo médio para a falha

    Média dos tempos de funcionamento sem levar em conta o tempo de manutenção.

    Confiabilidade medida ou estimada

    É medida por meio de ensaios empíricos do equipamento.

    Confiabilidade prevista ou calculada

    Constatada durante a operação dos componentes e dos sistemas no dia a dia.

    Disponibilidade

    É a medida do grau em que um item estará operável de forma confiável (disponível) no início da operação a ser cumprida.


    Fonte: http://www.venki.com.br/blog/confiabilidade-de-processos-e-produtos/


  • A efetividade é o alcance de resultado dentro de um contexto real, por isso está implicado por um conjunto de fatores externos, muitos dos quais desconhecidos pelo tomador de decisão. 

    Se equivale ao contexto de eficácia no longo prazo, pois o horizonte de influência pode estar distante no tempo em relação a ação.

    A organização, como um sistema aberto, deve se adaptar para se manter em estado de equilíbrio dinâmico com o ambiente e assim a estabilidade de sua eficácia.

    Talvez seja por causa desta última noção que enunciado utilizou o termo "estabilidade". Mas o que se deve ter em mente é que efetividade é a estabilidade da eficácia atingida, não a estabilidade de um processo.

  • 7 Transformação de processos
    7.1 Introdução
    A volatilidade do mundo atual nos remete inexoravelmente a uma situação na qual a estabilidade nunca é alcançada. A economia deixou de ser contínua para se tornar inesperada e as organizações e indivíduos têm encontrado dificuldades em mudar na mesma velocidade que o mundo ao seu redor. As pessoas parecem estar à espera de um estado de estabilidade para, a partir de então, agir e realizar. Mas ninguém mais sabe exatamente o que é estabilidade; quando há indícios e fatos que nos levam a acreditar que isso está para ocorrer, surgem novos acontecimentos que desestabilizam o ambiente. A história mostra que o mundo nunca foi estável, pois o ser humano não é previsível e a sociedade é um sistema vivo, mutável e instável. O problema reside na velocidade das mudanças e na nossa capacidade de absorvê-las nessa mesma taxa de velocidade.

     

    fonte: CBOK 

  • tenha em mente: estabilidade não combina com abordagem por processos.

    fonte: meus estudos e intuição

  • melhoria contínua exige dinamismo e não estabilidade


ID
1708789
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

São vários os impactos das redes de comunicação sobre os processos. Dentre eles destaca-se o(a):

Alternativas

ID
1708795
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

As tarefas para gerenciar os processos no dia a dia estão associadas a diversas atividades, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
1710784
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

São vários os impactos das redes de comunicação sobre os processos. Dentre eles destaca-se o(a):

Alternativas

ID
1714483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Tendo como referência o guia CBOK v.2.0, julgue o item a seguir, a respeito de gestão de processos de negócios.

A designação clara de propriedade do processo, bem como a autoridade para propiciar mudanças, são fatores-chave de sucesso no gerenciamento de processos de negócio.


Alternativas
Comentários
  • Relembrando os fatores chaves citados no CBOK:
    01. Alinhamento da estratégia de negócio, definições de cadeia de valor e processos de negócio corporativos.
    02. Desenvolvimento de planos de ação e táticas de negócio visando atingir com sucesso metas da organização.
    03. Atribuição de responsabilidades nas cadeias de processos.
    04. Estabelecimento explícito e permanente de patrocínio executivo, responsabilidade, prestação de contas e autoridade por processos para liberar processos no alcance de metas.
    05. Institucionalizar processos, tornando o uso de processos uma cultura e prática permanente da empresa.
    06. Medir desempenho da cadeia de processos, através de métricas, medição e monitoramento de processo.
    07. Padronização e automação de processos de negócio (inclusive com BPMS) e metodologias relacionadas ao longo da organização.
    08. Gerenciar a governança de processos e habilitar o gerenciamento de mudanças.
    09. Designação de patrocínio executivo, responsabilidade, prestação de contas e autoridade por processos para liberar processos no alcance de metas.
    10. Designação clara de propriedade do processo, bem como autoridade para engendrar mudanças.

  • A designação clara de propriedade do processo, bem como a autoridade para propiciar mudanças, são fatores-chave de sucesso no gerenciamento de processos de negócio. Resposta: Certo.

    Imagina não se ter a propriedade definida dos processos e a autoridade para propor mudanças? Seria péssimo.


ID
1714489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Tendo como referência o guia CBOK v.2.0, julgue o item a seguir, a respeito de gestão de processos de negócios.

Event process chain é um fluxo de eventos ou de funções dentro do diagrama de atividade.


Alternativas
Comentários
  • Eventos sao objetos de fluxo e nao fluxos de eventos de acordo com o BPMN

  • CBOK V3.0 Português

    3.3.3 Event-Driven Process Chain (EPC)

    "Descreve eventos desencadeantes ou resultantes de uma etapa do processo, chamada de "função". Assim, o fluxo é normalmente evento-função-evento. O EPC se baseia em operadores lógicos E, OU e OU EXCLUSIVO chamados "regras".

    3.3.4 Unified Modeling Language (UML)

    "Embora a UML seja usada para análise e desenho de sistemas, algumas organizações também usam o diagrama de atividades da UML para modelar processos de negócio." 


    Parece-me uma mistura entre os dois conceitos e, portanto, a assertiva está incorreta.

  • EPC baseia-se apenas em operadores lógicos + conectores de direcionamentos, não há portanto uso de diagrama de atividades, como processos e/ou subprocessos.

  • 3.4.3 Event Process Chain (EPC)


    Diagramas de Event Process Chain (EPC) são muito semelhantes aos
    diagramas de atividade
    quanto à adição de eventos ou resultados de
    tarefas.

    A questão erra ao dizer que o EBC está dentro do diagrama de atividade; quando, na verdade, o EPC é apenas SEMELHATE ao diagrama de atividade.

     

    RUMO AO STM 

     

  • 2012

    Ao fazer a modelagem de negócio de uma empresa, um analista identificou a necessidade de realizar a modelagem dos processos.

    As linguagens gráficas destinadas a essa tarefa são:

     a) BPMN, Diagrama de Atividades/UML e EPC/Aris

     b) BPMN, Diagram de Atividades/UML e IDEF1X

     c) Diagrama de Atividades/UML, EPC/Aris e IDEF0

     d) BPMN, IDEF1X e EPC/Aris

     e) Diagrama de Sequência (UML), IDEF0, Rede Pert

  • EPC (Event-driven Process Chain) é uma das notações mais utilizadas para modelar processos de negócio. Considera eventos como gatilhos ou resultados de um passo no processo, útil para modelar grupos complexos de processos.

    Os elementos que descrevem transformações de um estado inicial em um estado resultante são chamados de “funções”. Assim, o fluxo é formado por um esquema evento-função-evento.

    https://www.heflo.com/pt-br/definicoes/o-que-e-epc-event-driven-process-chain/

    O mais massa é que o coments com mais likes é o que menos tem a ver com a resposta correta... Afff Qconcurso tá um lixo.


ID
1714537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do escritório de processo, julgue o item a seguir.

O escritório de processos pode ser planejado para ter um papel autoritário, sendo implementado por meio de um espectro que vai da intervenção à influência. No que tange à intervenção, o escritório controlará as outras unidades de negócio em suas iniciativas de gestão de processos, ao passo que, no que tange à influência, agirá direcionando o comportamento das unidades de negócio.


Alternativas
Comentários
  • Mas pode kkkkkk

  • Já pensou se tivesse que esperar o outro acabar para poder acessar o sistema?

  • RESPOSTA C

    Outras questões

    >>Quanto ao escritório de projetos, analise as assertivas abaixo. II. Gerencia as principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar os objetivos de negócios.

    >>No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens. São atribuições fundamentais do escritório de processos a definição de padrões e ferramentas de gerenciamento de processos, a responsabilidade pela integração entre processos corporativos e a governança geral do gerenciamento de processos.

    >> A respeito do escritório de processo, julgue o item a seguir. Escritório de processos é uma unidade de negócios que administra, dá suporte e fomenta o BPM (business process management) em toda a organização.

    #SEFAZ-AL

  • O escritório de processos pode ser planejado para ter um papel autoritário, sendo implementado por meio de um espectro que vai da intervenção à influência. No que tange à intervenção, o escritório controlará as outras unidades de negócio em suas iniciativas de gestão de processos, ao passo que, no que tange à influência, agirá direcionando o comportamento das unidades de negócio. Resposta: Certo.

    Para quem leu "Autoritário" e parou, como eu, deve ter a humildade de continuar lendo para entender a questão.

  • Pelo comentário dele eu lembrei de quando eu e meu irmão usávamos o computador... Era uma disputa tão grande e cada um tinha o seu horário certo, rolava altas brigas kkkkkkkkkkkkkk


ID
1714543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do escritório de processo, julgue o item a seguir.

Os donos de processos são responsáveis pelas ações quando os limites acordados de desempenho do processo são ultrapassados; os donos do negócio, por sua vez, são responsáveis pelos serviços de melhoria de processos e, por essa razão, tais serviços não são oferecidos pelo escritório de processos.



Alternativas
Comentários
  • A respeito do escritório de processo, julgue o item a seguir.

    Os donos de processos são responsáveis pelas ações quando os limites acordados de desempenho do processo são ultrapassados; os donos do negócio, por sua vez, são responsáveis pelos serviços de melhoria de processos e, por essa razão, tais serviços não são oferecidos pelo escritório de processos.

    Trocou-se os conceitos: Os donos de processos são são responsáveis pelos serviços de melhoria de processos e, por essa razão, tais serviços não são oferecidos pelo escritório de processos.

    os donos do negócio são responsáveis pelas ações quando os limites acordados de desempenho do processo são ultrapassados.

    Gab:ERRADO

  • Os donos de processos são responsáveis pelas ações quando os limites acordados de desempenho do processo são ultrapassados; os donos do negócio, por sua vez, são responsáveis pelos serviços de melhoria de processos e, por essa razão, tais serviços não são oferecidos pelo escritório de processos. Resposta: Errado.

    Conceito invertido.


ID
1714546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do escritório de processo, julgue o item a seguir.

Escritório de processos é uma unidade de negócios que administra, dá suporte e fomenta o BPM (business process management) em toda a organização.


Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Questão autoexplicativa

  • Dica:

     

    Canal que ajuda o Concurseiro de TI. Composto por RESUMOS em forma de MAPAS MENTAIS. Já estão prontos toda a parte de:

     

    Gerenciamento de Processos, Redes, Segurança em Sistemas Computacionais, PDTI, IN04

     

    Aproveitem para relembrar os principais tópicos que caem em prova:

     

    Basta procurar por "MapasTI MapasTI" no youtube

  • Escritório de processos é uma unidade de negócios que administra, dá suporte e fomenta o BPM (business process management) em toda a organização. Resposta: Certo.

    Essa é a função do escritório de processos.


ID
1714549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do escritório de processo, julgue o item a seguir.

O escritório de processos deve assumir o controle das responsabilidades dos gerentes de linha e, consequentemente, as responsabilidades das unidades de negócios são centralizadas no gerente do escritório de processos, que assume a liderança para verificar as ações e as iniciativas tomadas no âmbito da organização.


Alternativas
Comentários
  • Acho que o  erro esta em dizer que o escritorio de processos deve assumir o controle das responsabiliades, o BPOffice tem niveis e de acordo com os niveis o BPOficce tem um tipo de atuacao.

  • O escritório de processos deve assumir o controle das responsabilidades dos gerentes de linha e, consequentemente, as responsabilidades das unidades de negócios são centralizadas no gerente do escritório de processos, que assume a liderança para verificar as ações e as iniciativas tomadas no âmbito da organização. Resposta: Errado.

    O escritório de processos presta assessoria aos gerentes de linha e as responsabilidades das unidades de negócios são descentralizadas.


ID
1731151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio (BPM), julgue o item subsequente.

BPM é uma concepção que une gestão de negócios e TI, com ênfase na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ter sido anulada. Essa definição se aplica a BPMS e não BPM. Entraram com recurso, mas CESPE não alterou o gabarito. Segue a explicação: http://www.dominandoti.com.br/blog/4283


  • BPMS não é concepção, BPMS é uma tecnologia BPM e significa Business Process Management Suíte. São softwares utilizados com o intuito de facilitar as atividades de gestão de processos de negócio.

  • Só para ficar claro:

    BPM é algo maior e o BPMS é uma parte dele.

     


ID
1792849
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo a ótica do BPM – “Business Process Management", que enxerga a organização pelos seus processos, quão melhor a organização executar seus processos que atendem a visão estratégica, mais ela irá andar rumo aos objetivos definidos. Neste contexto, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

✓ Processos Primários: são aqueles que possuem uma interação direta com o cliente final da empresa. Exemplo: Entregar uma mercadoria que um cliente solicitou.

✓ Processos de Gestão: são aqueles que apoiam os primários, ou seja, eles que possibilitam aos primários serem realizados com um detalhe a mais, não interagem diretamente com o cliente final. Exemplo: Verificar estoque após se receber um pedido.

✓ Processos de Suporte: são responsáveis por gerir os primários e secundários a fim de que eles estejam atendendo o estabelecido. Exemplo: Gerenciar entrega dos pedidos dentro dos prazos.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D. 

     

    Os exemplos das afirmativas II e III foram invertidos. 

    II. Processos de Gestão: Gerenciar a entrega dos produtos;

    III. Processos de Suporte: Verificar o estoque após a entrega de um produto (controle de estoque). 


ID
1801381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processo de negócio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário:

    Cabe recurso na questão, considerando a compreensão de que há múltiplas respostas possíveis. Vejamos cada alternativa:

    A) Errada. O uso de diagramas, como o service blueprinting é técnica para mapeamento, e não alternativa ao mapeamento.

    B) Considerada errada. O mapeamento não serve para dar informações sobre alocação de recursos, isso é claro, mas ele pode contribuir para que os gestores tomem decisões sobre este assunto, de modo a atingir os objetivos da organização. Assim essa alternativa deveria ser considerada correta.

    C) Certa. Alternativa bem objetiva que fala que a representação do processo vem do mapeamento. É isso mesmo.

    D) Errada. Puramente interpretativa. Não necessariamente a situação atual deve ser descartada. É preciso considerá-la como uma alternativa a uma nova situação proposta.

    E) Errada. Processos não implicam em projetos.

    GABARITO preliminar: C.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analise...​

  • Ana Mota os comentários que você citou não bate com a sequencia das alternativas, poderia rever isso aí?

  • Na alternativa E, ela está errada porque diz que o diagrama é mais abrangente que o mapeamento, o que está errado. A ordem (do menos detalhado para o mais detalhado: diagrama, mapa e modelo).

  • Segundo o CBoK, a letra A é a definição de "medição de desempenho".

  •  

    A) Considerada errada. O mapeamento não serve para dar informações sobre alocação de recursos, isso é claro, mas ele pode contribuir para que os gestores tomem decisões sobre este assunto, de modo a atingir os objetivos da organização. Assim essa alternativa deveria ser considerada correta.

    B) Certa. Alternativa bem objetiva que fala que a representação do processo vem do mapeamento. É isso mesmo.

    C) Errada. Puramente interpretativa. Não necessariamente a situação atual deve ser descartada. É preciso considerá-la como uma alternativa a uma nova situação proposta.
    D) Errada. Processos não implicam em projetos.

    E) Errada. O uso de diagramas, como o service blueprinting é técnica para mapeamento, e não alternativa ao mapeamento.

    GABARITO preliminar: B.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analise-e-recursos-tre-rs-administracao/

  •  a)O mapeamento de processos provê informação necessária para que gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização.

    Errada. O mapa dará uma visão abrangente dos principais componentes do processo, ele está na fase de modelagem. Acredito que Na fase de análise de processos que é levantado as informações acerca do processo , como alocação aproriada de recursos e tempos (essa parte é a minha opinião pessoal).

     b)A representação simplificada de um processo de negócio, seja ele existente ou proposto, é o produto da modelagem de processos.

    Correta.a modelagem de processos são representações de alguma atividade de negócios e servem como um meio para comunicar diferentes aspectos de um processode negócio. podem representar tanto um negócio existente ou proposto.

     c)Em ambientes competitivos e de incerteza, as organizações modelam seus processos visando otimizá-los por meio da situação proposta (TO-BE), pois a situação atual (AS-IS) já se mostra insuficiente, devendo ser descartada pelo gestor de processos.

    Errada. Um primeiro passo para definir um novo processo ou atualizar um que já existe é criar um entendimento do estado atual (AS-IS) do processo e como ele cumpre seus objetivos. Esse entendimento é alcançado atráves da análise de processos. Não há como propor melhorias nas organizações sem antes entender os seus processos atuais.

     d)A gestão de processos de negócio representa um conjunto de iniciativas que implicam projetos ou ações de melhoria no redesenho ou ajuste de processos, tais como Seis Sigma e Lean.

    Errada. Ela não implicam projetos. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

     e)Diagramas apresentam maior abrangência e detalhamento dos processos de negócio do que o mapeamento, o qual permite identificar e entender as principais atividades do processo.

    Errada. Diagrama, omite detalhes menores. Mapa, fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama.

  • A letra A está INCORRETAA alternativa descreve a medição de desempenho de processos, e não o mapeamento de processos.Segundo o CBOK, a medição de desempenho provê informação necessária para que os gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos.

    A letra B está CORRETA. De acordo com o CBOK, modelo é uma representação simplificada que provê suporte ao estudo e desenho de algum aspecto, conceito ou atividade. Modelos podem ser matemáticos, gráficos, físicos, ou narrativos na sua forma ou alguma combinação desses aspectos.


ID
1827811
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Dan Madison, além dos que trabalham diretamente no processo e os que desejam sua mudança, é importante incluir na composição de uma equipe de melhoria de processos, os seguintes participantes:

I. alguém completamente desvinculado do processo sob estudo.
II. um especialista na área de recursos humanos.
III. um gestor de atividade correlata que não deseja mudanças. 
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Lamentável....Quem diabos é Dan Madison?

    FGV isso é uma falta de respeito para com o candidato à cargo público.


    Próxima questão da FGV: Quantos meses de aluguel deve o Seu Madrugado ao sir Barriga?

    a) 10

    b) 11

    c) 25

    d) 14

    e) 3


    Desculpe o desabafo....

  • Depende do epsódio :).


ID
1840615
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos

Alternativas
Comentários
  • Mnemônicos do Piraneto:
    A Modelo See é interoperada!

    Modelo = modelados
    S = simulado
    E = emulado (em vem antes de en, e isso é importante, pois o emulado é o segundo nível)
    E = encenado (en vem depois do em)
    Interoperado = fala sério!

     

    Maturidade de Processos (visão da SDPS)
    A visão da SDPS de maturidade de processos acompanha a própria definição de seu ciclo de gestão, ou seja, os níveis pretendidos basicamente dizem respeito a cada uma das etapas do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização dos riscos de efeitos indesejados:
     •Nível 1 – Processos modelados: Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.
    •Nível 2 – Processos simulados: Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.
    •Nível 3 – Processos emulados: Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.
    •Nível 4 – Processos encenados: Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo.
    •Nível 5 – Processos interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas
     

     

  • pelo visto FCC curte isso

     

    Suponha que determinada organização pretenda avaliar o grau de maturidade de seus processos repetitivos e, para tanto, tenha utilizado os conceitos estabelecidos pela Society of Design Process Science – SDPS. Avaliando o conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, chegou-se à conclusão que os processos da organização se caracterizam como processos modelados, o que equivale dizer que correspondem, em termos de maturidade, ao

     a)

    nível mais avançado, quando são executados e geridos além das fronteiras organizacionais.

     b)

    nível 1, identificados a partir de seus papéis, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.

     c)

    menor grau de fragilidade, com resultados adequados e riscos devidamente controlados.

     d)

    nível intermediário, com etapas bem definidas, mas ainda com riscos de efeitos indesejados não totalmente monitorados.

     e)

    nível 4, avançado no que diz respeito à identificação das etapas e agentes, e intermediário quanto ao controle de riscos.

  • FCC gosta de questões sobre maturidade de processos..... no livro BPM CBOK V3.0,Se eu não tiver louca, sobre maturidade de processos só vi sobre uma curva ... que complexo essa matéria!!!!

    valeu Piraneto Luiz!!!!

  • Gente, há uma maneira mais facil de memorizar as características desses modelos??...não diz nada com nada ao meu entendimento. 

    haha

     

  • Nooossa... a FCC adora esse assunto.

     

    Flávia Silva, eu costumo tentar gravar assuntos assim pelas iniciais, como o colega Piraneto Luiz fez no comentário abaixo: M S E E I

  • LETRA E

     

    São 5 níveis de maturação para o  Society for Design and Process Science - SDPS

    1º Macete :  MSEEI (HMMM SEEI)


     

    Nível 1  Processos Modelados

    Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.

     

    Nível 2 – Processos simulados

    Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.

     

    Nível 3 – Processos emulados

    Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.

     

    Nível 4 – Processos encenados

    Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo.

     

    Nível 5 – Processos interoperados

    Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

    Perceba que  eMular vem antes de eNcenar, pois M vem antes de N no dicionário.
     

    FONTE: ESTRATÉGIA e Cassiano Reis
     

    2º Macete:

    Visão da SDPS de maturidade de processos

     

    Matemáticos São Espertos E Inteligentes (Modelados, Simulados, Emulados, Encenados, Interoperados)

    FONTE: Atilla Silva 

     

    Bons estudos !!! Persistam sempre !!!

  • O nível mais avançado de maturidade de processos, segundo a SDPS, é o de processos interoperados, o qual ocorre quando os processos são executados e geridos além das fronteiras da organização.

    Gabarito: E


ID
1874518
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Dan Madison, em seu livro Process Mapping, Process Improvement and Process Management, os "Controles de Processo" são descritos como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  E

     

    "Madison (2005) define que os controles de processos são como regras de negócio aplicadas ou executadas durante o curso de uma atividade de processo. Estas regras garantem que os processos de negócio possam ser operados de modo a aderir aos procedimentos e políticas da organização. Um controle pode tomar várias formas diferentes em um processo. Estes controles podem incluir condições que necessitam verificar decisões, metas, ações mandatórias ou monitoramento de desvios e falhas."

     

    Fonte: dissertação de Jonas Knipphoff da Cruz (2015)

  • Quem diabos é Dan Madison?


ID
2152639
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente o conceito de BPM (Business Process Management):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C. 


    No meu resumo tenho o seguinte (acho que resume bem o que é BPM): "Abordagem que envolve a descoberta, o projeto e a entrega de processos de negócio." 

    Os erros das assertivas são os seguintes:
    a) ERRADA: hospedagem e implementação de hardware e software não são abordados diretamente pelo BPM. O que pode ocorrer é estas tarefas estarem dentro de algum processo da organização, mas não são tratados diretamente pelo BPM;

    b) ERRADA: BPM não tem nada a ver com armazenamento de dados;

    c) GABARITO;

    d) ERRADA: BPM também não aborda questões de hardware (memória e armazenamento);

    e) ERRADA: Como aborda processos de NEGÓCIO, questões sobre a segurança e disponibilidade da informação não são abordadas. 

  • conceito do BPM CBOK V3.0:

    É uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta.


ID
2175880
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Conforme apontado por Araújo, Garcia e Martines (2011), uma das formas de estruturação da cadeia de valor como elemento da gestão de processos é o (a)

Alternativas
Comentários
  • d) definição de atividades primárias e atividades de apoio.

  • A cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de atividades primárias e de atividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre si (Dias et al., 2005, p. 81). => Atividades primárias As atividades primárias são as maneiras que as pessoas conseguem ver e relacionam-se com a criação ou transformação dos produtos e serviços. Logística interna ou de entrada: Atividades relacionadas com recepção, armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos. Operações: Atividades relacionadas com a transformação das matérias-primas em componentes ou produtos finais; Logística Externa ou de saída: Atividades relacionadas com o recolhimento, armazenamento e distribuição física do produto aos compradores; Marketing e Vendas: Atividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto; Serviço: Atividades relacionadas com o serviço pós-venda que acrescentam valor ao produto oferecido. => Atividades de apoio ou de suporte As atividades de suporte, como o próprio nome indica, são as que apoiam, direta ou indiretamente, a execução das atividades primárias. Infraestrutura da empresa: Atividades relacionadas com a gestão global e a gestão da rede de relacionamentos da organização (planejamento, gestão da qualidade, administração, contabilidade, finanças); Gestão de Recursos Humanos: Atividades relacionadas com a gestão de recursos humanos (contratação, formação, remuneração, determinação das qualificações e da motivação do pessoal); Desenvolvimento Tecnológico: Investimento aplicado em tecnologia que contribui para a melhoria dos produtos ou processos; Aquisição: Atividades relacionadas com a compra de matérias-primas e outros inputs.

ID
2175883
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando os tipos de processos, discutidos por Araújo, Garcia e Martines (2011), processos de gestão ou suporte, são atividades de apoio aos processos

Alternativas
Comentários
  • c) de negócios, que focalizam a organização e são responsáveis por viabilizar a estrutura necessária para funcionamento dos processos essenciais.

    Processos de negócios: centrais

    Processos de gestão ou suporte: apoio

  • Negócios que focalizam a organização?!

    Os processos de negócios têm foco no cliente!

  • Processos de negócio: Caracterizam a atuação da empresa; São suportados por outros processos; Ligados a essência do funcionamento da empresa.

    Processos gerenciais: São as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos processos de negócio.

    Processos de suporte: conjunto de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários. Relacionam-se com os processos organizacionais e gerenciais.

    Processos primários: incluem as atividades que geram valor para o cliente, relacionam-se com os processos de negócio.

    Fonte: Prof. Giovanna Carranza


ID
2306074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à gestão de processos.

Segundo a técnica de melhoria de processo six sigma, para atingir elevados níveis de qualidade, o processo não pode produzir mais de três ou quatro defeitos por milhão de quantidade total de chances para um defeito.

Alternativas
Comentários
  • Um processo Seis Sigma é aquele que não produz mais que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades, onde defeito é definido como qualquer característica do produto fora das especificações percebidas pelo cliente (WESTGARD 2001)

     

    GAB: CERTO

  • caralho

    não basta decorar as 9 áreas de conhecimento do CBOK

    não basta entender o que cada uma das 9 áreas faz

    não basta saber o que a área de TRANSFORMAÇÃO faz

    não basta saber as AMPLITUDES do processo de transformação (melhoria contínua, redesenho de processos, reegenharia, mudança de paradigma)

    não basta saber as abordagens para MELHORIA CONTÍNUA (lean, six sigma, TQM)

    não basta saber a ideia básica do SIX SIGMA (eliminar defeitos com base em dados estatísticos)

     

    TEM QUE DECORAR A PORRA DO NÚMERO DE QUANTOS DEFEITOS O PROCESSO NÃO PODE TER PRA ATINGIR UM NÍVEL DE QUALIDADE

     

    putta que pariu

     

    concurseiro tem que se fuder mesmo

  • Mr. Robot , rindo muito aqui.... kkkkk.... mas concordo!!! kkk

     

     

  • seis sigma enfoca a redução dos defeitos em qualquer processo.

    ideia central: buscar atingir os seis sigmas (conceito estatístico de distância da média prevista), possibilitando que não haja mais de 3 ou 4 defeitos por milhão de oportunidades.

  • Para melhorar processos (incluindo também relacionados a tecnologia da informação) podemos usar o programa six-sigma, que é uma metodologia de solução de problemas de cinco fases: Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle. Essa metodologia traz uma métrica para medir defeitos de um processo: enquanto mais alto, melhor (processo com qualidade e consequentemente melhores produtos) e quanto mais baixa pior ( = produtos ruins) será. É considerado seis-sigma processos que produzem apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades. 

    GABARITO: CORRETO

     

  • Six Sigma


    Em muitas organizações, Six Sigma significa simplesmente uma abordagem de melhoria de processos que se esforça para aproximar as operações da perfeição. Six Sigma é uma abordagem para eliminar defeitos com base em fatos e dados estatísticos em qualquer processo, desde a manufatura até o transacional e do produto ao serviço. Direciona a seis desvios padrão entre a média e o limite de especificação mais próximo.


    A representação estatística de Six Sigma descreve quantitativamente como um processo é executado. Ao atingir seis sigmas, um processo obtém a capacidade de apresentar não mais que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades de defeito.


    Um defeito em Six Sigma é definido como qualquer item fora das especificações do cliente. Uma oportunidade de defeito em Six Sigma é, então, a quantidade total de chances para um defeito. Six Sigma não representa um meio de realinhamento de processos corporativos para diferenciação no mercado, mas um meio comprovado para eliminar defeitos de processos existentes.

  • 3,4 = 3 ou 4?

     

    Vou anotar aqui as novas teorias matemáticas do Cespe!

  • 3,4 PARA CESPE É 3 OU 4 

    ANOTADO KKK

  • Precisamente, um processo 6 Sigma é aquele que não produz mais que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades

  • A representação estatística de Six Sigma descreve quantitativamente como um processo é executado. Ao atingir seis sigmas, um processo obtém a capacidade de apresentar não mais que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades de defeito

    Guia CBOK v3 pag. 239

    Essa questão deveria ter o gabarito corrigido para errado, afinal, 4 é maior que 3,4 e nem se arredondar ou truncar conseguirimos justificar a questão

  • 3,4 = 3 ou 4

    Pro CESPE meu Green Belt não vale de nada...

  • OUTRAS QUESTÕES:

    Q911132 CESPE/2018

    Seis Sigma, enquanto metodologia baseada na coleta e na análise rigorosa de dados, é utilizada para a melhoria de processos organizacionais. CORRETA

    Q928333 CESPE/2018

    Enquanto método de gestão da qualidade, Seis Sigma corresponde à ação de repensar a essência da organização e reestruturar radicalmente os seus processos, para atingir inovação em custo, qualidade e serviços. ERRADO (REENGENHARIA)

    Q260703 CESPE/2012

    A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam. CORRETA

    Q590084 CESPE/2015

    O Six Sigma é uma metodologia orientada a dados e fatos estatísticos para eliminar defeitos. CORRETO

    Q371878 CESPE/2014

    Entre as técnicas para aprimoramento de processos destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização. CORRETO

    Q398141 CESPE/2013

    Entre as técnicas para aprimoramento da gestão de processos, destaca-se a metodologia Six Sigma, que constrói estatisticamente um indicador do nível de capacidade de processos para cada organização como parâmetro qualitativo para seu desempenho. CORRETO

  • Essa questão não coube recurso não ? Eu, hein

  • Gab: CERTO

    Six Sigma não representa um meio de realinhamento de processos corporativos para diferenciação no mercado, mas um Meio comprovado para eliminar defeitos. Sua representação estatística descreve quantitativamente como um processo é executado. Ao atingir seis sigma, um processo obtém a capacidade de apresentar NÃO MAIS que 3,4 defeitos por MILHÃO de oportunidades de defeitos.

    BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 239.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gente, 3,4 (três vírgula quatro).. a vírgula não deveria significar "ou".

    Teoricamente, pode produzir mais de 3 com defeito, os 0,4..

  • Gente, 3,4 (três vírgula quatro).. a vírgula não deveria significar "ou".

    Teoricamente, pode produzir mais de 3 com defeito, os 0,4..

  • Gente, 3,4 (três vírgula quatro).. a vírgula não deveria significar "ou".

    Teoricamente, pode produzir mais de 3 com defeito, os 0,4..

  • AFF --'


ID
2306077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à gestão de processos.

Os aspectos estratégicos da gestão de processos se referem a elementos que sustentam a competitividade organizacional, tais como qualidade total, marketing, operações e logística, bem como formulação de estratégias.

Alternativas
Comentários
  • Os aspectos estratégicos da gestão de processos se referem a elementos que sustentam a competitividade organizacional, tais como qualidade total, marketing, operações e logística, bem como formulação de estratégias. (correta)

    gerenciamento de processos de negócio é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes por meio do foco em processos ponta a ponta (conceito do  ABPMP).

    A gestão de processos relamente proporciona a competitividade organizacional, ela também usa qualidade total (principalmente em melhoria de processos). consigo visualizar a utilização do marketing, operações e logísticas , mas não sei explicar....

  • Pelo visto, Marketing cabe em qualquer coisa. Difícil entender que Gestão de Processos também é formulação de estratégias.

  • A gestão de processos tem como objetivo final obter-se resultados melhores para a organização e, portanto, é necessário que esteja alinhado às estratégias da empresa, que são aqueles desejados pelo negócio.

  • Todo processo corporativo deve estar alinhado com os objetivos ou estratégias da empresa. Executar um processo que não agregue valor para o negócio será um desperdício de esforço, tempo e dinheiro. Por isso, é importante que o gestor do processo tenha o conhecimento dos resultados que o processo irá gerar e avaliar o benefício que ele trará para a gestão da organização.

    Os processos organizacionais devem dar suporte para a ascensão dos objetivos da organização. Portanto, eles devem ser mapeados e executados, alinhados às estratégias da companhia.

  • Questão:

    Os aspectos estratégicos da gestão de processos se referem a elementos que sustentam a competitividade organizacional, tais como qualidade total, marketing, operações e logística, bem como formulação de estratégias.

    Comentário:

    Não sei se tem relação, mas me lembrou da cadeia de valor de Porter, apesar de ela não mencionar qualidade total e formulação de estratégias, que fazem parte da questão. Contudo, sabe-se que gestão da qualidade está intimamente ligada à gestão de processos, na medida que esse tipo de gestão usa ferramentas como kaizen, diagrama de Pareto, just-in-time, histograma, folha de verificação, carta controle etc.

    A única parte que não sei como conectar é a formulação de estratégias.

    Sobre a Cadeia de Valor de Michael Porter:

    "A Cadeia de Valor de Michael Porter é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas através das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Ou seja, é um conjunto de atividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes. A maneira como as atividades dessa cadeia são realizadas determina os custos e afeta os lucros.

    Elementos na Cadeia de Valor de Porter

    Este modelo foca-se nos sistemas e na maneira como os inputs são mudados para outputs comprados pelos consumidores. A partir deste ponto de vista, Porter definiu uma cadeia de atividades, comum a todos os negócios, e dividiu-as em atividades primárias e de suporte, conforme se mostra no esquema abaixo.

    [imagem disponível em: https://www.gestaoporprocessos.com.br/o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter/]

    As atividades primárias relacionam-se diretamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas atividades genéricas primárias são as seguintes:

    * Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controlo de inventário, marcação de transporte. Neste ponto, as relações que tem com os fornecedores são um fator decisiva para a criação de valor.

    * Operações: inclui maquinaria, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e outras atividades de criação de valor que transformam inputs no produto final, para ser vendido aos clientes.

    * Logística de saída: as atividades associadas com a entrega do seu produto ou serviço ao cliente, incluindo sistemas de recolha, armazenamento e distribuição e podem ser internos ou externos à organização.

    * Marketing e Vendas: São os processos que a empresa utiliza para convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou serviços. As fontes de criação de valor aqui são os benefícios que oferece e o modo como os transmite.

    * Serviço: (...)

    As atividades de apoio ajudam as atividades primárias. Aqui podemos encontrar:

    * Infra-estrutura: (...)

    * Gestão de Recursos Humanos: (...)

    * Desenvolvimento Tecnológico: (...)

    * Aquisição/Compra: (...)."

  • "O gerenciamento de processos de negócio requer a participação de toda a organização, desde a liderança executiva até o nível operacional e ao longo das funções e papéis"

    https://cdn.ymaws.com/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf

    PÁGINA 42.

    Como disse a questão, a gestão de processos incluir diversos aspectos da organização, como "qualidade total, marketing, operações e logística, bem como formulação de estratégias".


ID
2306080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à gestão de processos.

A abordagem de processos é descrita por meio de suas características comportamentais nas organizações, como capacitação e desenvolvimento de pessoas, informações gerenciais, estrutura organizacional e gestão de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem de processos é descrita por meio de suas CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS nas organizações (Certo), como capacitação e desenvolvimento de pessoas, INFORMAÇÕES GERENCIAIS, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL e gestão de desempenho.

     

    Estrutura Organizacional e Informações Gerenciais não são características comportamentais, galera.

     

    Gab: Errado

  • tem que ser muito macho pra colocar errada nessa

     

    eu nao fui

  • sou péssima em questões que tem que ter conceitos de gestão de pessoas!  nem na faculdade eu gostava dessa disciplina :/

  • informaçoes gerenciais é abordagem estratégica? marquei errado pensando isso

  • (....) o enfoque ou abordagem de processos engloba uma visão da organização baseada em seus processos, e não em seus departamentos a visão tradicional da gestão. (....)

    Administração Geral p/ Auditor da RFB - 2016
    Prof. Rodrigo Rennó Aula 01
     

  • Estrutura organizacional não tem a ver com processos?

  • Processos se desdobram em atividades e tarefas, ou seja, envolvem ações/comportamentos. Estrutura organizacional e informações gerenciais são conceitos que não envolvem essas características em um primeiro momento. 

  • (ERRADO)

    Não confundir entendimento de processo com padronização de processos

  • A parte sobre comportamento da questão está certa.

    Outra questão sobre esse tema:

    Q768758

    De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.

    Errado. A questão se referia ao conceito de processo, não de cadeia de valor, que se relaciona com processos e atividades que adicionam valor ao serviço ou produto entregue ao cliente.

    "PROCESSO é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados."  CBOK, capítulo 2.

  • MEU DEUS, QUE MALDAAAADE...

  • Os vários elementos mencionados constituem atividades isoladas em setores específicos da organização, não representando um conjunto de atividades interligadas que constitui uma abordagem organizacional por processos.

    Professor Carlos Xavier

    Questão errada.


ID
2306083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à gestão de processos.

O mapeamento de processos requer medição e controle do desempenho dos processos para que se possam estabelecer metas, objetivos e indicadores para monitoramento dos processos e de seus resultados.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • O Mapeamento não requer Medição de Desempenho, pois mapear um processo é apenas fornecer uma visão abrangente dos principais componentes do processo (CBOK).

    A medição e controle deve ser realizados na etapa de gerenciamento, posterior à implementação do desenho, tendo suas metas e objetivos definidos  ainda na etapa de Desenho.

     

    Etapas da Gestão de Processos: Diagramação, Mapeamento ou Modelagem -> Análise -> Proposta de Melhoria -> Desenho -> Implementação -> Gerenciamento

     

    Mas de fato, a Medição e Controle de Desempenho estabelece metas, objetivos, indicadores e resultados. Segundo o CBOK:

     

    "Medição de desempenho relaciona-se diretamente à capacidade de entendimento sobre o desempenho de processos de negócio. Engloba o trabalho de captura de medidas de desempenho de processos, criaçõ de métricas e indicadores, e interpretação de resultados" (ABPMP CBOK)

  • GMA - DDT - OCT

     

    Gestao de processos de negocios

    Modelagem

    Analise

    Desenho

    Desempenho 

    monitorar as atividades de negócio (BAM) em tempo real e de forma contínua

    medidas, métricas e indicadores para monitorar os processos e atender às metas

     

     

     

    Transormação

    Organização do gerenciamento de processos

    gerenciamento corporativo

    Tecnologias

     

     

    Essas atividades são feitas na gestão de desempenho e não na modelagem

     

     

    (Cespe – Detran/ES 2010) A gestão de um processo deve contemplar a sua modelagem, etapa em que é descrita a situação futura ou ideal do processo.

    certa

     

    na modagelm é feito o DIAGRAMA -> MAPA -> MODELO

     

    (Cespe – EBC 2011) Um diagrama de processo retrata uma notação conveniente do fluxo de trabalho básico de um processo. Modelagem agrega maior detalhe sobre o processo e os relacionamentos com outros elementos. Mapeamento representa o desempenho do que está sendo modelado.

    errada

     

     

  • Mapeamento de processos
    Mapeamento implica maior precisão do que uma diagramação e tenderá a agregar maior detalhe acerca não somente do processo, mas também de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados. Mapas de processo tipicamente fornecem uma visão abrangente dos principais componentes do processo, mas variam de níveis mais altos para mais baixos de detalhamento.

    O mapeamento de processos requer medição e controle do desempenho dos processos para que se possam estabelecer metas, objetivos e indicadores para monitoramento dos processos e de seus resultados. Questão errada!

    quando falar em medição, medida, métrica e indicador , tem haver com  gerenciamento de desempenho de processos.

  • Ele não "requer" , Ele possibilita

  • (ERRADO)

    Sem mimimi ... O mapeamento de processos requer estabelecer metas, objetivos primeiramente, depois vêm as medições e controles de desempenho.

    Questão estilo "troca-troca" do cespe

  • Vou deixar simples:

    Mapeamento não define meta nenhuma, pois analisa o que é, o estado atual do processo (AS IS).

    Depois da análise do processo atual, fazemos um desenho de um ''novo'' (incremento, melhoria) processo. Só aqui vamos por metas, pq é uma parte de visão de futuro (TO BE).

    De nada.

  • MAPEAMENTO TEM A VER COM ENTENDER O PROCESSO, SEUS MOMENTOS, ENTRADA E SAÍDAS... E NÃO CONTROLE

  • Não tem nada a ver com mapeamento. Essa etapa se refere ao ciclo de PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA

    CICLO DE VIDA BPM -> PADIM CR

    -> Planejamento e Estratégia

    • Plano e Estratégia dirigidos a processos

    • Identifica RESPONSÁVEIS/PAPÉIS organizacionais

    • Estabelece METAS, MEDIÇÕES DE DESEMPENHO (indicadores) e METODOLOGIAS

    -> Análise de Processos de Negócio

    -> Desenho e Modelagem de Processos de Negócio

    -> Implementação de Processos

    -> Monitoramento

    -> Controle

    -> Refinamento de Processos

    Gabarito: ERRADO


ID
2306275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.

Os propósitos da modelagem de processos incluem melhorar o entendimento do negócio, apoiar treinamentos de pessoas e criar uma representação que facilite a análise.

Alternativas
Comentários
  • Já a modelagem de processo é definida como “um conjunto de atividades envolvidas na criação de
    representações de um processo de negócio existente ou proposto”, tendo por objetivo “criar uma
    representação do processo em uma perspectiva pontaa-ponta que o descreva de forma necessária e
    suficiente para a tarefa em questão”. Alternativamente chamada de fase de “identificação”, a modelagem pode
    ser também definida como “fase onde ocorre a representação do processo presente exatamente como
    o mesmo se apresenta na realidade, buscando-se ao máximo não recorrer à redução ou simplificação de
    qualquer tipo”.

    Certo

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Questão: Os propósitos da modelagem de processos incluem melhorar o entendimento do negócio, apoiar treinamentos de pessoas e criar uma representação que facilite a análise.

    correta.

    Um modelo de processos de negócio completo normalmente representará diversas perspectivas, servindo a diferentes propósitos.

    O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento.

    fonte : CBOK, 2013.

  • Uma representação que facilite a análise? Ué, a análise num vem antes da modelagem ? 
    Planejamento > análise > desenho e modelagem > implementação > monitoramento e controle > refinamento

    É foda, nunca sabemos o que a banca pode considerar, temos que tentar ler os pensamentos do examinador. 

  • A etapa MODELAGEM é composta por dois momentos/fases:

    1º Identificação e Mapeamento;

    2º Análise e Redesenho.

    Após essa etapa, tem início a IMPLEMENTAÇÃO das melhorias nos processos de negócio e, por fim, a MONITORAMENTO dos resultados. Basicamente, esse é o ciclo da gestão de processos.


ID
2306284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.

Gerenciamento de Processos de Negócio — ou Business Process Management (BPM), como é conhecido internacionalmente — é um método cuja utilidade limita-se ao mapeamento e à modelagem de processos de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA.

     

    BPM é uma abordagem que envolve o projeto, decoberta e entrega de processos de negócio. Para fazer isso ele se vale de ciclos que incluem as atividades de (conforme Rogério Valle):

     

    - Planejamento;

    - Modelagem e Otimização de Processos;

    - Apoio à Implantação de Processos;

    - Apoio ao Controle e Análise de Processos. 

     

  • GAB. ERRADO

     

    ''O BPM – Business Process Manager (Gerenciamento dos Processos de Negócio), permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas. Possibilita que as regras de negócio da organização, travestidas na forma de processos, sejam criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas. (CBOK)''

     

    Conforme o conceito, retirado do guia CBOK, o BPM não tem a utilidade limitada ao mapeamento e à modelagem de processos de negócio.

     

    Bons estudos!

  • Errada.

     

    A disciplina de BPM constitui um conjunto de capacidades de negócio que abrange desenhar, implementar, monitorar, controlar e melhorar continuamente processos de negócio. Essas capacidades são realizadas por meio de processos que existem exclusivamente com a finalidade de desenhar, implementar, monitorar, controlar e melhorar continuamente outros processos de negócio. Esses processos que compõem a disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio são exemplos de processos de gerenciamento.

    Além de não se limitar ao mapeamento e à modelagem de processos de negócio, a BPM não é um metodo, não é uma prescrição de estrutura de trabalho, metodologia ou conjunto de ferramentas. Ela é um guia de boas práticas.

    Fonte : guia cbok

  • possui 9 áreas de conhecimento

     

     

  • ERRADO

    BPM é DISCIPLINA

  • GABARITO: ERRADO.

     

    O BPM não se restringe ao mapeamento e à modelagem de processos, mas serve para gerir todo o ciclo de vida dos processos, como a concepção, a execução, o monitoramento e o controle.
     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Na prática, o Business process management (BPM ) é uma disciplina voltada para administrar todo o ciclo de vida de processos, desde a concepção, modelagem e simulação, passando pela execução e alcançando o monitoramento e controle dos processos.

    Gabarito: Errado

  • Gab: ERRADO

    Business Process Management: Finalidade ---------> Modelagem de processos, modelagem de fluxo de trabalho, definição de regras, simulações operações de negócios, automação de processos, Acompanhamento de desempenho, monitoramento e controle de atividades.

    Portanto, é certo que a Gestão de Processos de Negócios - BPM, não se limita à modelagem e ao mapeamento.

    BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 372.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
2306287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.

Um processo de negócios inclui eventos, regras, atores e tarefas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Qaundo se faz a modelagem de um processo

  • Tendência Cespe!


    Q722864  - Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD

    Objetivos, regras, eventos e atores são alguns dos elementos formadores dos processos de negócios.

    Certo

  • R - regras
    E - eventos
    T - tarefa
    A - atores

     

    go ahead!!!

  • PROCESSOS DE NEGÓCIO

    • Primários, Finalísticos, Básicos

    • Secundários, de Apoio, de Suporte

    • de Gerenciamento, de Gestão

    Gabarito: CERTO


ID
2306290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.

Processos de gestão e processos de apoio são dois dos três tipos em que se classificam os processos de negócios.

Alternativas
Comentários
  • "Os processos de negícios poder sem classificados em três tipos:
    1. Processo primário;

    2. Processo de suporte (apoio); e

    3. Processo de gerenciamento (gestão)."

    (Pág 35/36 do CBOK)

     

  •  

    Tipo de processo:Processos de negócio, de clientes, finalísticos, primários, ponta-a-ponta ou essenciais

    Características :
     Representam a essência do funcionamento da
    organização;
     Confeccionam o produto ou serviço para o
    cliente externo;
     Caracterizam a área de atuação da organização;
     São muito diferentes de uma organização para
    outra;
     Recebem suporte de outros processos internos.
     Exemplos: fabricação do produto em uma
    fábrica ou atendimento dos pedidos do cliente
    em uma empresa de serviço.

     

    Tipo de processo:Processos organizacionais, administrativos, de apoio ou de suporte

    Características:
     Fabricam produtos invisíveis para os clientes
    externos;
     São essenciais ao funcionamento efetivo do
    negócio;
     Exemplos: contas a pagar, contas a receber,
    recrutamento e seleção de pessoal.

     

     

    Tipo de processo:Processos gerenciais ou de gerenciamento

    Características:
     Incluem as ações que os gerentes devem tomar
    para apoiar os processos de negócios.
     Exemplos: definição de metas, definição de
    preços, acompanhamento do planejamento.
     

  • faltou só o primários / Essenciais / Finalísticos / Operacionais

     

    Ano: 2012Banca: QuadrixÓrgão: DATAPREVProva: Analista de Tecnologia da Informação

    Processos essenciais da organização, que entregam valor diretamente ao cliente e realizam a missão da empresa, são denominados:

    a) Processos operacionais

    b) Processos de suporte

    c) Processos gerenciais.

    d) Processos estratégicos.

    e) Processos chave

     

     

     

     

     

     

    Processos primários são de natureza interfuncional e compõem a cadeia de valor. São utilizados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio.

    Errada

     

  • Processos de negócios são classificados em três tipos:

    processo primário: interfuncional, ponta a ponta, agrega valor diretamente para o cliente, processos essenciais ou finalisticos.

    processo de suporte: entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes.

    Processo de Gerenciamento:  tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Asseguram que processos primários e de suporte atijam suas metas.

  • Quanto a classificação de processos existem 3 tipos:

    1 - Processo Primário/Operacional/Essencial -> atividade fim da empresa, processo de ponta-a-ponta

    2 - Suporte -> suporte aos primários da empresa. Ex: Gerenciamento de Recursos Humanos.

    3 - Gerenciamento/Governança -> usados para medir,monitorar e controlar as atividades de negócio. Ex: Gerenciamento de Riscos.

    GABARITO: CORRETO

  • Processos de negócios não é igual a processos primários? 

  • PROCESSOS PRIMÁRIOS, SECUNDÁRIOS E DE GESTÃO.

  • O critério apresentado por Maranhão e Macieira (2010) estabelece três categorias: Processos Finalísticos (ou primários), Processos de Apoio e Processos Gerenciais (ou processos de gestão).

    Resposta: Certo.

  • Gab: CERTO

    A questão está certa porque cita 2 dos 3 tipos de processos, quais sejam: Processos de negócios, organizacionais e gerenciais.

    São subdivididos ainda em:

    Primários: aqui entram os processos de negócios e;

    Secundários: aqui entram os administrativos (suporte) e de gerenciamento.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
2338387
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O novo padrão de acumulação capitalista transformou o ritmo de trabalho e, por isso, também modificou profundamente a gestão do trabalho e estabeleceu uma dinamicidade às mudanças no processo produtivo, com a crescente incorporação de tecnologias. Diante desse cenário,

Alternativas

ID
2340835
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A inovação é um termo cada vez mais presente nas agendas empresarial e governamental, e também nos discursos de diversos dirigentes como fonte de vantagem competitiva e de progresso industrial, econômico e social. De acordo com Figueiredo (2009), julgue os itens a seguir.

I) Uma invenção é uma ideia, um esboço ou modelo voltado para um dispositivo, produto, processo ou sistema novo ou aperfeiçoado, que pode ser patenteada, mas que não resulta necessariamente em inovação tecnológica.
I) Inovação radical estabelece um conceito novo para o mercado local em que novos componentes e elementos são combinados de uma forma diferente formando uma arquitetura nova.
III) Inovação incremental avançada é considerada quando uma empresa introduz novos produtos, processos e/ou sistemas de equipamentos para o mercado local, sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia. Trata-se de novidade para o mercado onde a empresa opera.
IV) As inovações de nível local são expressas pela implementação de processos, produtos, equipamentos e configurações organizacionais que adicionam um grau original de novidade à fronteira tecnológica internacional. Essas inovações, entretanto, significam que devem sempre ser relacionadas a equipamentos impressionantes e muito complexos. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas INCORRETAS.

Alternativas

ID
2354935
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão de processos é uma questão essencial das organizações atuais, sendo, assim, uma necessidade, e não mais uma questão de diferenciação. Dentro desse contexto, avalie as seguintes afirmativas:
I O “negócio” refere-se às pessoas que interagem para executar as atividades.
II O fluxo de trabalho e o fluxo de processo são sinônimos.
III Os processos são divididos em primários e secundários.
IV O processo de negócio é um trabalho que entrega valor aos clientes.
Em relação à gestão de processos, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  •  

    III Os processos são divididos em primários e secundários.

    De acordo com Gonçalves, existem três tipos de processos empresariais: os processos de negócios (ou de clientes), os processos organizacionais e os processos gerenciais.

    De acordo com Martin, se pensarmos na geração de valor para o cliente, os processos podem ser considerados primários ou de suporte.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó

     

     

  • Existem varias classificações de processos e uma delas é que os processos são primários (os centrais) e secundários (de suporte).

    Não entendi o erro da III.

  • As definições estão com base no BPM CBOK V3.0.

  • ( C ) I. O conceito de negócio, na gestão de processos, refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades que entregam valor para alguém e produzem retorno às partes interessadas.

    ( E ) II. Fluxo de processo é a agregação de subprocessos e respectivas orquestrações de atividades funcionais em um fluxo que mostra o movimento e a ordem em que são executados.

    Fluxo de Trabalho (em inglês, workflow) é a seqüência de passos necessários para se automatizar processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que sejam transmitidos de uma pessoa para outra.

    ( E ) III. Os processos são divididos em primários, secundários e de gestão.

    ( C ) IV. O BPM CBOK define Processo de Negócio como “um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos” e ainda acrescenta que “esse trabalho pode ser ponta a ponta, interfuncional e até mesmo interorganizacional”.

  • Tadeu Cruz (2008) apresenta outra classificação. Para ele, existem dois tipos de processos:

    I) Primários: os processos primários são todos que estão diretamente ligados à produção

    do produto que a organização tem por objetivo disponibilizar para seus clientes.

    II) Secundários: os processos secundários, também chamados de processos de suporte,

    são todos os que, como o próprio nome diz, suportam os processos primários, dando-lhes

    apoio para que possam existir. Relacionam-se com os processos de gerenciamento e

    administrativos.

    Dessa forma, o item III estaria correto.


ID
2365192
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na gestão de processos, como é denominado grupo ou pessoa cujos interesses podem afetar ou ser afetados pela realização dos objetivos de uma organização?

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio. O inglês stake significa interesse, participação, risco. Enquanto holder significa aquele que possui

  • Ou Partes interessadas.

  • Macroprocesso - envolve, normalmente, mais de uma área da empresa e gera impacto na organização.

    Subprocesso - processo dentro de outro processo.

    Accountability -  é um conjunto de mecanismos que permitem que os gestores de uma organização prestem contas e sejam responsabilizados pelo resultado de suas ações.

    Gabarito: letra B

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido na gestão de processos. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que nos diz como é denominado grupo ou pessoa cujos interesses podem afetar ou ser afetados pela realização dos objetivos de uma organização.

    A - incorreta. Macroprocessos: representa a visão macro, é o conjunto de processos que a organização considera como impactantes no cumprimento de seus objetivos estratégicos. Estão relacionados à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da organização.

    B - correta. Segundo o CBOK, stakeholders são pessoas ou organizações que, de alguma maneira, tem interesse direto ou são impactadas por alguma ação específica. Partes interessadas, em contrapartida, também influenciam ou impactam essa ação.

    C - incorreta. Subprocessos: correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

    D - incorreta. Accountability se refere ao dever de prestação de contas e responsabilização por algumas ações.

    Tendo visto as alternativas, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0 1ª EDIÇÃO

    Escritório de Gestão de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP/Metodologia de Gestão por Processos


ID
2380411
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

“Gerenciar é o ato de buscar as causas (meios) da impossibilidade de se atingir uma meta (fim), estabelecer contramedidas, montar um plano de ação, atuar e padronizar em caso de sucesso.” Sobre o processo de gerenciamento voltado para resultados, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. Processo é um conjunto de causas que provocam efeitos. Um processo genericamente pode ser gerenciado/ controlado com dois objetivos: manter resultados dentro de uma faixa de valores denominada meta-padrão e/ou melhorar os resultados de tal forma a atingir ou superar uma nova meta estabelecida.

II. As informações e decisões obtidas através do controle permitem manter uma organização ou sistema orientado para seu objetivo.

III. A padronização, a aquisição de informações, comparação e ação corretiva são componentes de um sistema de controle que visa a otimização de resultados.

Alternativas

ID
2380516
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A organização por processos consiste em administrar as estruturas permanentes como processos interligados, e não como um conjunto de departamentos independentes. Dando seqüência ao tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. São muito poucos os instrumentos administrativos que devem estar sustentados por processos estruturados e interligados.

II. Desenho de processos é a metodologia estruturada de identificar, ordenar em seqüência lógica e otimizada, implementar e avaliar as atividades que contribuem, direta ou indiretamente, para o maior valor agregado para as organizações, bem como seus diversos públicos (clientes, fornecedores, funcionários, governos, comunidade).

III. Processo é o conjunto estruturado de atividades seqüenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplementar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos das organizações.

Alternativas

ID
2406724
Banca
IESES
Órgão
CRA-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Partindo-se da premissa de utilização de insumos idênticos em processos produtivos, a identificação de resultados finais divergentes, segundo a abordagem sistêmica da administração decorre da alteração na(o):

Alternativas
Comentários
  • processamento, pois é um processo intermediário entre a entrada e saída.
  • Letra B

    Se foram utilizados insumos idênticos e o resultado foi divergente, só pode ter havido algum erro/problema no PROCESSAMENTO.


ID
2691154
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Business Process Management (BPM) é apontado pela literatura como um paradigma no tema de gerenciamento de processos, o qual

Alternativas
Comentários
  • Conhecido como Gestão de Processos de Negócio (BPM), em inglês Business Process Management, um sistema tecnológico que além da automação de processos, possibilita um detalhado mapeamento de informações importantes. Com este mapa em mãos, o gestor pode analisar mais profundamente os processos da empresa e elaborar um plano de ação para que eventuais melhorias possam ser realizadas.

  • GABARITO: LETRA A

     

    Retirado do livro de Administração Pública do Augustinho Paludo:

     

    O precursor do BPM foi o sistema de workflow oriundo da década de 1980, que tinha foco na automação do fluxo de trabalho. Os workflows compreendiam um conjunto de softwares utilizados para gerenciar o desempenho da empresa, o que, naturalmente, envolvia os processos de trabalho. De maneira simples, o BPM acrescenta aos antigos workflows a tecnologia de integração de sistemas denominada EAI (Enterprise Application Integration), que permite unir ao workflow o Mapeamento e o Controle dos Processos - além do foco no cliente e da melhoria contínua.

  • BPM e workflow: o que há de semelhante? Ambos possuem o objetivo de automatizar processos fundamentais, eliminar gargalos e cortar redundância para alcançar a máxima eficiência operacional e garantir a qualidade e a sobrevivência das empresas.

    BPM e workflow: o que há de diferente?

    BPM é a sigla para Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio. Trata-se de um software cujo objetivo é sintetizar, organizar e facilitar os procedimentos empresariais mais complexos, a nível macro e micro ambiental.O principal benefício do BPM é que ele permite a análise e melhoria contínua de todos os processos organizacionais, de modo a reduzir os custos e aumentar a produtividade das empresas.

    Já workflow significa, literalmente, fluxo de trabalho. O diferencial das ferramentas de workflow é que elas possibilitam de maneira objetiva a automação de processos de negócio, uma vantagem competitiva também encontrada nos softwares BPM.

     

    Sendo assim, como diferenciar BPM e workflow? O ponto chave para essa análise avaliativa é saber identificar as situações nas quais as tecnologias são aplicadas.

    Se o processo a ser gerenciado for mais intrincado a utilização do BPM será mais vantajosa, devido a sua amplitude, flexibilidade e sofisticação. Todavia, em cenários menos complicados, o método workflow poderá atender perfeitamente às expectativas.

    Para melhor ilustrar essa comparação, confira uma relação das principais funcionalidades do BPM, dentre as quais, a automação do fluxo de trabalho:

    -Planejamento, definição e modelagem de procedimentos.

    -Automatização de processos. (workflow)

    -Gestão contínua de análise e aprimoramento de todo o fluxo organizacional.

    -Business Intelligence ou Inteligência Empresarial: converte dados e informações quantitativas em qualitativas.

    -Monitoramento ativo e em tempo real de todos os processos.

    -Enterprise Application Integration (EAI): aplicação que viabiliza a interação e cooperação entre os diferentes sistemas corporativos.

  • Sobre o item B) tem por objetivo a padronização de processos, partindo do conceito de reengenharia que apregoa o modelo vertical de gestão

    Reengenharia: representa a introdução de inúmeras mudanças dramáticas, dentre elas, a instauração de um ambiente diversificado, com mais atribuições e menos níveis hierárquicos. Objetivo: tornar a organização mais competitiva através de um enfoque de gerenciamento mais eficaz das operações e processos e da reorientação de sua postura estratégica.


ID
2837725
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em uma repartição que faz uso da gestão de processos, a equipe pode valer-se de diversos tipos de ferramentas, como o diagrama de causa e efeito (Ishikawa), utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Também conhecido como " Gráfico de causa e efeito ou espinha de peixe" . O Objetivo dessa ferramenta é identificar as principais causas de um problema. É muito utilizado no processo de melhoria e na gestão da qualidade.

    Gab: B

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre o diagrama de Ishikawa. Para respondermos corretamente, precisamos marcar a alternativa que mostra para que o diagrama é utilizado.

    Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    • Mão de obra;
    • Métodos;
    • Máquina;
    • Material;
    • Meio Ambiente;
    • Medida.

    Dito isso, podemos perceber que a alternativa "B" traz o objetivo do diagrama de Ishikawa.

    GABARITO: B

    Fonte:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
2855119
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Para o correto acompanhamento de projetos e processos, é necessário compreender que há diferenças conceituais entre os dois. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um processo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) SER CONTÍNUO E ROTINEIRO SÃO EXATAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DO UM PROCESSO

    B) Quem possui início, meio e fim é o projeto

    C) Um processo não NECESSARIAMENTE tem elaboração progressiva, podendo ter a elaboração toda anterior a sua execução.

    D) Definir escopo e recursos faz parte da etapa de planejamento de um projeto

    E) Não há essa obrigatoriedade, podendo o processos ser independente

    Para dicas de concurso, questões comentadas, notícias, meu dia a dia: me siga no instagram @pedroconcurso

  • ótima questão! Gab A

  • O processo também possui início, meio e fim. Veja a seguinte questão:

    Q671597

    Ano: 2016 Banca: IBFC

    Ao conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo meio e fim denomina-se:

    A) Processos (GABARITO)

  • Uma das grandes marcas de um projeto é a sua definição em relação ao início e ao fim. Frisa-se isto: ele tem um fim bem definido.

  • A CEBRASPE JÁ ACEITOU EM ALGUMAS QUESTÕES QUE O PROCESSO TEM COMEÇO E FIM, PORÉM, ASSIM QUE TERMINA, O CÍCLO RECOMEÇA.


ID
2865370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a gestão de processos.


Com o objetivo de valorizar o trabalho em equipe, a gestão por processos atua no sentido de reduzir interferências entre áreas funcionais e níveis hierárquicos.

Alternativas
Comentários
  • Organização por Processos é Transfuncional / Interfuncional / Horizontal / Transversal / Descentralizada / Sistêmica / Integrada / Diminui número de handoffs / Visão de fora para dentro (visa atender as necessidades do cliente).

    Visão Tradicional é Funcional / Vertical / Centralizada / Hierarquizada / Fragmentadas em silos ou feudos / Gera elevado número de handoffs / Visão de dentro para fora ( da organização para o destinatário, não considerando as necessidades do cliente).

    Fonte: Professor Renato Lacerda

  • a gestão por processos atua principalmente na redução de interferências e de perdas decorrentes de interfaces entre organizações, áreas funcionais e entre níveis hierárquicos

    Fonte: https://administradores.com.br/producao-academica/a-influencia-da-gestao-por-funcao-e-da-gestao-por-processo-nas-organizacoes-modernas

  • Ou seja, "interferências" na gestão moderna, horizontal ou por processos é isso mesmo. Flexível e ajuda a reduzir os conflitos entre as áreas. Embora processos sejam inter-relacionados e perpassam pelas áreas funcionais de identificação.

    GAB CERTO.

  • (cespe) A gestão por processo é um modelo transfuncional do negócio em que se adota uma arquitetura integrada de processos. Significa coordenar e aplicar os conhecimentos e habilidades e diferente áreas funcionais para maximizar a inovação, sendo de forma horizontalizada. CERTA

  • ENTENDO QUE ESTÁ CORRETO PORQUE NA G POR PROCESSOS, DIMINUI-SE A HIERARQUIA. NESTA ESTRUTURA ACHATADA TEM-SE MAIS AUTONOMIA TAMBÉM; APESAR DE HAVER INTERAÇÃO...

  • Gabarito''Certo''.

    A horizontalização proveniente da abordagem de gestão por processos reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. 

    A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada (transfuncionalidade), aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.

    Benefícios da Gestão por Processos:

    - Redução de custos;

    - Aumento do valor agregado dos produtos;

    - Redução do tempo dos processos;

    - Eliminação de retrabalhos.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
2865376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a gestão de processos.


A cadeia de comando em organização orientada a processos baseia-se no comando e controle, destacando-se a importância da chefia da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    A cadeia de comando em organização orientada a processos baseia-se no comando e controle, destacando-se a importância da chefia da organização.


    Fundamentação:


    Contrastes entre estrutura funcional e orientada por processos

    Estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas.

    Em contraste, organizações orientadas por processos atribuem a responsabilização horizontal pela entrega de valor ao cliente. Isso envolve desenho de processos, documentação, medição e transformação. Em vez de comando e controle, gerentes de processos capacitam, orientam, defendem e apoiam gestores funcionais e equipes que realmente executam o processo.


    Fonte: BPM CBOK V3.0

  • Organização por Processos é Transfuncional / Interfuncional / Horizontal / Transversal / Descentralizada / Sistêmica / Integrada / Diminui número de handoffs / Visão de fora para dentro (visa atender as necessidades do cliente).

    Fonte: Professor Renato Lacerda

  • A estrutura de organização voltada a processos e horizontalizada e não verticalizada ( de cima p baixo)

  • Gabarito: ERRADO. 

    Nada de estrutura verticalizada! Nada de cadeia de comando! Segundo o BPM CBOK V3.0, as estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas. 

    Em contraste, organizações orientadas por processos atribuem a responsabilização horizontal pela entrega de valor ao cliente. Isso envolve desenho de processos, documentação, medição e transformação. Em vez de comando e controle, gerentes de processos capacitam, orientam, defendem e apoiam gestores funcionais e equipes que realmente executam o processo.

    FONTE: TEC CONCURSOS

  • Gab: ERRADO

    Gestão por Processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.

    FONTE: Planeje e passe.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito''Errado''.

    A( cadeia de comando) em organização orientada a processos baseia-se no comando e controle, destacando-se a (importância da chefia)da organização.

    Essa questão trata da gestão de processos, que pode ser caracterizado como um conjunto de práticas que têm o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição.

    Alguns de seus propósitos são fazer com que a empresa se enquadre nas novas realidades impostas pelo mercado, ajudam a otimizar os processos e aumentar a eficiência e eficácia da empresa.

    No contraste entre estrutura funcional orientada por processos, as estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas.

    Por outro lado, organizações orientadas por processos atribuem a responsabilização horizontal pela entrega de valor ao cliente. Isso envolve desenho de processos, documentação, medição e transformação. Em vez de comando e controle, gerentes de processos capacitam, orientam, defendem e apoiam gestores funcionais e equipes que realmente executam o processo.

    organização por processos é:

    - Transfuncional;

    - Interfuncional;

    - Horizontal;

    - Transversal;

    - Descentralizada;

    - Sistêmica;

    - Integrada;

    - Diminui número de handoffs;

    - Visão de fora para dentro (visa atender as necessidades do cliente).

    Portanto, a assertiva erra em afirmar que a estrutura de organização voltada a processos é verticalizada, pois, na verdade ela é horizontalizada.

    Referências: BPM CBOK V3.0

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
2865379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a gestão de processos.


Na organização gerida por processos, dá-se grande incentivo ao trabalho funcional direcionado aos resultados do departamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.


    Vamos responder consoante o entendimento da própria banca.

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: MTE Prova: CESPE - 2008 - MTE - Administrador

    A análise e a simplificação de processos pressupõem uma visão sistêmica da organização e não, simplesmente, uma visão funcional de cada setor.

    Gabarito: certo.

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: CESPE - 2014 - ICMBIO - Técnico Administrativo

    A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão, que mantinham o foco na definição das tarefas associadas a cada área funcional da organização.

    Gabarito: certo.


  • Organização por Processos é Transfuncional / Interfuncional / Horizontal / Transversal / Descentralizada / Sistêmica / Integrada / Diminui número de handoffs / Visão de fora para dentro (visa atender as necessidades do cliente).

    Fonte: Professor Renato Lacerda

  • PROCESSOS - empresa como um todo

  • (ERRADO)

    Processos são INTERfuncionais

  • Errado

    Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais.

    Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

    Fonte: CBOK 3°ed.

  • Enquanto a visão funcional focaliza a especialização, sustentada por forte estrutura hierárquica, a visão de processo enfoca o próprio trabalho, a fim de gerenciá-lo.

    Fonte: Apostila Profº Ravazzolo - A Casa o Concurseiro

  • A administração de processos ou gestão de processos é um conceito que visualiza as funções de uma organização com base nas sequências de suas atividades, é contrária a visão funcional (por silos).

    A abordagem baseada em processos permite uma visão horizontal, permitindo a visualização das atividades de um processo de forma sequencial e em etapas. Há uma inter-relação entre áreas funcionais necessárias para atingir o resultado. A hierarquia é achatada e a organização é horizontalizada e direcionada para o cliente. 

  • Gabarito''Errado''.

    Ao afirmar que "na organização gerida por processos, dá-se grande incentivo ao trabalho funcional direcionado aos resultados do departamento", a questão incorre em erro, por misturar os conceitos.

    A abordagem ou gestão funcional ainda é utilizada, sendo baseada nos paradigmas da Administração Científica (de Taylor e Fayol). Possui visão fragmentada, hierárquica e verticalizada e acaba produzindo barreiras na organização, dificultando a comunicação e o atingimento dos resultados, pois mantem o foco nas tarefas.

    A Gestão por processos, por outro lado, é a forma mais moderna, mais ampla. Trata-se de uma visão horizontalizada, integrada, global, sistêmica e contingencial, que permite a eliminação das barreiras departamentais da organização e possibilita a visualização e interligação com o ambiente. Não se trata da eliminação total da estrutura de comando vertical, mas de substituí-la ou complementá-la por cadeias de processos horizontais.

    Portanto, incorreta a questão.

    FontesElisabete de Abreu e Lima Moreira, em Administração Geral e Pública (2016) e Giovanna Carranza, em Administração Geral e Pública para os concurso de Analista e Técnico (2016).

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
2868013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.


Uma instituição que adote a organização por processos privilegia a cadeia de comando, o que resulta em uma estrutura organizacional verticalizada.

Alternativas
Comentários
  • Processos = horizontal.

  • Gabarito: Errado.

    Organização por processo: estrutura organizacional horizontal, adoção do ponto de vista do cliente e sua satisfação. Interfucionalidade.

    x

    Estrutura vertical da organização: denominada de "silos funcionais", não foca o cliente, mas as metas específicas de cada departamento. Modelo da abordagem clássica e burocrática.


    Fonte: Prof. Carlos Xavier.

  • gab errado

    A noção de organização e gestão de processos surge para resolver os problemas derivados da visão verticalizada da organização. A ordem do dia passa a ser a orientação para o cliente, através de processos direcionados à satisfação de suas necessidades. Com isso, a visão horizontal (por processos) da organização ganha força frente à visão vertical

    fonte : Carlos Chavier , 2016.

  • Organização por Processos é Transfuncional / Interfuncional / Horizontal / Transversal / Descentralizada / Sistêmica / Integrada / Diminui número de handoffs / Visão de fora para dentro (visa atender as necessidades do cliente).

    Fonte: Professor Renato Lacerda

  • Todo processo é horizontal!

  • (ERRADO)

    Horizontal

    BPM CBOK - Pág 01

  • GAB: ERRADA

     

    Uma instituição que adote a organização por processos ❌privilegia a cadeia de comando❌ (a cadeia de comando é comum nas estruturas verticalizadas), o que resulta em uma estrutura organizacional ❌verticalizada❌ (horizontalizada). 

     

    A ADMINISTRAÇÃO POR PROCESSOS consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical de cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, interligando todas as funções envolvidas na solução do problema. ''Os processos cruzam as fronteiras das áreas funcionais'', que antes eram administradas como departamentos isolados. 

  • Gab: ERRADO

    Processos: conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor.

    A Gestão de Processos é considerada horizontalizada!

    Erros, mandem mensagem :)

  • Visão por processos:

    • Promove maior integração entre as áreas
    • É uma alternativa à visão funcional tradicional
    • Adaptação às necessidades do cliente, e do ambiente externo
    • Visão horizontalizada
    • Quebra as barreiras
    • Promove uma visão sistêmica
    • Foco principal é a geração de valor para o cliente

ID
2879242
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.


Na hierarquia conceitual, um macroprocesso é dividido em tarefas, que, por sua vez, são divididas em atividades.

Alternativas
Comentários
  • O nível de detalhamento do processo ocorre dessa maneira: macroprocesso, processo, subprocesso, atividade e tarefa.

     


  • É o contrário a atividade que se divide em tarefas..
  • Macroprocesso e Tarefa são os extremos.

  • macroprocesso é o processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e sua operação tem um impacto significativo no modo como a organização funciona.

    hierarquia dos processos.:

    macroprocesso, processo ,subprocesso atividades e tarefas.


ID
2906296
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O grau de maturidade no gerenciamento de processos em uma organização pode ser aferido a partir da aderência às melhores práticas preconizadas por entidades especializadas. Entre tais entidades, a Society for Design and Process Science considera que os denominados processos interoperados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra D

     

    TEORIA

    NÍVEIS DE MATURIDADE DOS PROCESSOS

    Níveis de maturidade dos processos

    SDPS:  (MSEEI)

    1º Modelados

    2º Simulados

    3º Emulados

    4º Encenados

    5º Interoperados (integração com outras organizações)

     

    PANCADARIA

    FCC ARTESP 2017 Q885975

    As organizações que pretendam adotar a gestão por processos possuem à sua disposição alguns modelos consagrados que indicam níveis de maturidade dos processos, entre os quais, o proposto pela SDPS – Society for Design and Process Science. O nível mais avançado indicado por tal modelo corresponde aos denominados processos

    e) interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais.

     

     

    FCC DPE RS 2017 Q840489

    Ao adotar metodologia de gestão por processos, um dos conceitos básicos que se coloca para a organização é a identificação do grau de maturidade de seus processos. De acordo com a classificação proposta pela Society for Design and Process Science – SDPS, o nível mais avançado de maturidade corresponde aos denominados processos

    a)interoperados, executados e geridos com elevado grau de conhecimento das equipes envolvidas e minimização de riscos e efeitos indesejados.

     

     

     

     

    ****

     

    CBOK :  (IGPPO)

    1º Inicial (Ad Hoc)

    2º Gerenciado (diferentes procedimentos)

    3º Padronizado (integra departamentos diferentes)

    4º Previsível (pode prevê os resultados do processo ainda nos estágios intermediários)

    5º Otimizado (maturidade mais avançada)

  • 1º Modelados >>>ssj

    2º Simulados >>>ssj2

    3º Emulados >>>ssj3

    4º Encenados >>>ssj4

    5º Interoperados (integração com outras organizações) >>>ssj blue

  • Só um adendo ao comentário do Hallyson, o CBOK atualizou seus níveis de maturidade para:

     

    Nível 1 - Inicial

    Nível 2 - Gerenciado

    Nível 3 - Definido

    Nível 4 - Gerenciado quantitativamente

    Nível 5 - Otimizado

    Nível 6 - Integrado

  • Letra (d)

    Dentro de algumas classificações de maturidade de processos, temos a visão Society for Design and Process Science - SDPS:

    Nível 1- Processos modelados - Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos, motivações, características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições, ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.

    Nível 2 - Processos simulados - Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximos, mínimos e médios, etc.) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.

    Nível 3 - Processos emulados - Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados.

    Nível 4 - Processos encenados - Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequações dos requisitos de processo.

    Nível 5 - Processos interoperados - Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições, como por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

  • @Ghuiara Zanotelli não achei informação nenhuma na internet sobre o nivel 6. Qual a fonte?

  • 2016

    O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos

     a) gerenciados.

     b) padronizados.

     c) otimizados.

     d) modelados.

     e) interoperados.

    2019

    As organizações públicas ou privadas podem ser avaliadas sob a perspectiva do grau de maturidade na gestão/gerenciamento de seus processos. Para tanto, diferentes metodologias se apresentam, entre as quais a predicada pela Society for Design and Process Science (SDPS), segundo a qual a maturidade dos processos

    A indica o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, sendo os processos denominados modelados os que integram o Nível 1 de maturidade.

    B depende do mapeamento de suas etapas, com identificação de inputs e outputs, sendo os processos denominados emulados os mais precários na classificação de maturidade.

    C depende do uso intensivo de ferramentas metodológicas, como a estrutura analítica de riscos e o gerenciamento de escopo.

    D pode ser aferida a partir de ferramentas como o workflow, que mede o nível de falhas repetitivas e pontos nodais dos processos.

    E está diretamente relacionada com a aplicação de tecnologia da informação, evitando a ocorrência dos denominados processos interoperados, os quais não promovem cadeias de valor.

  • Os processos interoperados correspondem ao mais alto nível de maturidade de acordo com a classificação proposta pela SDPS.

    Gabarito: D


ID
2907862
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Para a implementação da gestão de processos em uma organização, tanto pública como privada, afigura-se pertinente a elaboração de um fluxograma, instrumento esse

Alternativas
Comentários
  • a) errado: nada a ver, a aferição do grau de maturidade correlaciona se com a Teoria de Hersey e Blanchard, não tem relação com fluxograma

    b) certo: sem enrolação: leu fluxograma no enunciado, vá direto no item que tenha "mapeamento dos processos"

    c) errado: fluxograma está no âmbito da Gestão de processos, gerenciamento de riscos envolve processos decisórios, o item cita a decisão programática

    d) errado: nada a ver fluxograma está no âmbito da Gestão de processos e não no âmbito da gestão de RH

    e) errado: fluxograma depende do uso intensivo da tecnologia de informação? tu baixa um rapidinho 0800 na net

  • Letra (b)

    O objetivo principal de um mapeamento de processos é facilitar a identificação de anomalias, desvios e erros nos fluxos de trabalhos, informações, para poder permitir a sua correção e melhoria.

    Carranza

  • 2018

    No que se refere às nomenclaturas utilizadas pelo BPM, assinale a alternativa que corresponde à definição correta.

    A UML considera eventos como “gatilhos para” ou “resultados de” uma etapa do processo; é útil para modelar conjuntos complexos de processos.

    B IDEF consiste em um conjunto padrão de notações técnicas de diagramação orientado à descrição de requisitos de sistemas de informação.

    C Fluxograma inclui um conjunto simples e limitado de símbolos não padronizados que indicam o funcionamento do programa.

    D BPMN consiste em um conjunto intuitivo de símbolos usado para mostrar a eficiência de processos por meio do mapeamento de uso de recursos e elementos de tempo.

    E EPC é útil para apresentar um modelo para públicos-alvo diferentes.


ID
2920837
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em determinada organização e visando sua reestruturação centrada em processos, foi escolhido o processo de Suprimentos para servir como protótipo de operação segundo os novos padrões. A escolha dos profissionais que farão parte desse processo deve seguir os seguintes critérios:

Alternativas

ID
2920855
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

São fornecidas a seguir as tabelas de descrição de alguns eventos:


1. cancelamento de um pedido de fornecimento antes de sua emissão:

2. não aprovação de crédito para determinado cliente bancário;

3. preparação de relatório mensal a partir do dia 27 do mês anterior;

4. devolução da quantia paga como sinal de compra de equipamento não mais disponível em estoque;
e de seus eventos dispara dores:


i. término com base em erro/ exceção;

ii. evento intermediário com base em compensação;

iii. evento intermediário com base em cancelamento:

iv. início com base em tempo.


A associação correta das duas tabelas é dada por:

Alternativas