SóProvas


ID
1565194
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando tratamos da Independência do Brasil e da formação do Império brasileiro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A
    Para analisarmos o processo de independência do Brasil devemos considerar os conceitos de “liberdade” e “emancipação”. Não resta dúvida quanto ao caráter de ruptura das manifestações antimetropolitanas, assim como afirma Emília Viotti da Costa, no trecho de sua obra “ Da monarquia à República – momentos decisivos ”, transcrito abaixo:


    “(...) diante da impossibilidade de manter unidas as duas Coroas e ao mesmo tempo preservar a autonomia e as regalias já alcançadas, acabariam por aceitar a ideia de ruptura com Portugal, apoiando e estimulando as tendências separatistas do príncipe”.


    No entanto, as correntes de lideranças políticas que conduziram esse processo deixaram-se influenciar pelas antigas estruturas socioeconômicas que conduziriam o cenário político brasileiro após 1822. Veja o que a mesma autora afirma sobre esse aspecto de continuidade:


    “(...) A emancipação política realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservação da ordem estabelecida, e cujo único objetivo era combater o Sistema Colonial no que ele representava de restrição à liberdade de comércio e de autonomia administrativa, não ultrapassaria os limites definidos por aqueles grupos. A ordem econômica tradicional seria preservada, a escravidão mantida. A nação independente continuaria na dependência de uma estrutura colonial de produção, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria, a escravidão em que vivia a maioria dos habitantes do país. Conquistar a emancipação definitiva e real da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais foram tarefa relegada aos pósteros”.


    Desta forma, identificamos no processo de independência do Brasil continuidades e rupturas entre a colônia e a metrópole.

  • Na verdade, 7 de setembro de 1822 foi apenas uma data delimitadora, mas a verdade é que antes disso já se havia decido realizar a independência do Brasil.

  • Uma dica: quando falamos de História e qualquer um de seus processos ao longo do tempo, falamos de um processo com rupturas e permanências (continuidade). SEMPRE. 

  • Pegadinha braba esse 1822 aí