SóProvas


ID
1565551
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Para gerir uma unidade de informação, o profissional precisa ter as mais diversas competências, dentre as quais a competência conceitual, que compreende a capacidade de comunicação com os membros de sua equipe.


Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    A competência interpessoal é habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada à necessidade de cada uma delas e às exigências da situação.

    Para Argyris (1968), competência interpessoal refere-se à habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios:

    1. Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.

    2. Habilidade de resolver realmente os problemas de tal modo que não haja regressões.

    3. Soluções alcançadas de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.


  • HABILIDADE: 


    1. CONCEITUAL

    2. HUMANA
    3. TÉCNICA
    A capacidade de comunicação está mais relacionada à habilidade humana.
  • Gabarito ERRADO, a questão esta conceituando a Habilidade Humana e não a Conceitual

    As 3 Habilidades Administrativas

    As habilidades administrativas são essenciais na vida do empreendedor. São elas que possibilitam a plena execução das atividades do dia-a-dia e nos ajudam a compreender que o administrador não é um ser onipotente e onisciente.
    Essas habilidades foram formuladas pelo pesquisador Robert L. Katz em meados da década de 70 e se dividem em 3 principais:

    * Habilidades Técnicas
    * Habilidades Humanas
    * Habilidades Conceituais

    Habilidades Técnicas

    São aquelas relacionadas à alguma atividade específica que demanda um conhecimento mais aprofundado. É a habilidade de domínio dos métodos, técnicas e equipamentos. Em alguns casos pode ser descrita também como um conhecimento mais especializado sobre a etapa de determinado processo.
    É geralmente desempenhada por pessoas com formação técnica ou tecnológica.
    Fazem parte do nível operacional da empresa e tem o supervisor como responsável pela liderança e controle.

    Habilidades Humanas

    São aquelas que lidam com a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas e de se trabalhar em equipe de forma coesa e democrática. É aqui que se tornam cruciais os conceitos de motivação e liderança, uma vez que as pessoas, em sua maioria, precisam de um direcionamento e um certo apoio emocional.
    As habilidades humanas estão ganhando uma importância cada vez maior no cenário organizacional devido à valorização do capital humano no ambiente de trabalho atual.
    Fazem parte da área tática da empresa e são fundamentais no processo de arranjo organizacional, de delegação e acompanhamento de pessoas.
    O gerente é o responsável por essa área, e tem entre outras funções, o desenvolvimento do capital humano e o incentivo à participação dos funcionários.

    Habilidades Conceituais

    São as habilidades que envolvem a capacidade de visão holística da organização. Visão do todo e das partes, de como as peças se encaixam no processo geral de produção. Envolvem a capacidade de planejamento e estabelecimento de metas, de seleção de informações relevantes que influenciarão o rumo da empresa através da tomada de decisões.
    Essas habilidades são requeridas no nível estratégico da empresa e são exigidas para ocupação do cargo de diretoria.

    Conclusão

    A medida que se sobe na hierarquia empresarial, se torna necessário o desenvolvimento das habilidades humanas e conceituais. Um empreendedor tem que se aprofundar em ambas (e às vezes até saber um pouco das habilidades técnicas) para ter sucesso. Se isso não é possível, torna-se interessante a busca por um sócio que apresente alguma dessas habilidades.

  • GABARITO: ERRADO A habilidade conceitual é a capacidade cognitiva de enxergar a organização como um todo e as inter-relações entre as suas partes, envolvendo a capacidade de pensamento, processamento de informações e planejamento do administrador.