Gabarito: Certo
Segundo Rousseau e Couture a função arquivística de difusão, em um arquivo público, pode ser realizada tanto por meio de instrumentos de pesquisa quanto pela produção de outras publicações.
Existem 3 enfoques para DIFUSÃO de acervo
a) A difusão cultural é promovida através de palestras, debates, lançamentos de obras, eventos populares, comentários na imprensa, filmes, documentários, folhetos publicitários, exposição de documentos, entre outras ações.
b) A difusão editorial ocorre com a publicação do conteúdo do acervo, das atividades e dos programas, através da publicação de catálogos informativos, manuais, edições comemorativas, publicações que referenciam o acervo, entre outras iniciativas.
c) A difusão educativa é desenvolvida com a realização de exposições a estudantes no arquivo, reprodução de documentos, visitas guiadas aos arquivos, entre outras ações devidamente planejadas.
(CESPE) Difusão é definida como a divulgação, o ato de tornar público, de dar a conhecer o acervo de uma instituição, assim como, os serviços que esta coloca a disposição dos seus usuários (é maior que disseminação, pois espalha a informação para as pessoas leigas e para os especialistas);
(CESPE/TRT21/2010) A difusão dos arquivos concretiza-se por meio da promoção de eventos como exposições, palestras e visitas guiadas, que têm como público-alvo o cidadão (Certo).
(CESPE/PF/2014) A preparação de catálogos, guias e inventários é considerada atividade de difusão (Errado, pois a atividade de CRIAÇÃO de catálogos... é uma atividade de descrição e não de difusão).
(CESPE/MPOG-Arq./2015) A difusão, em um arquivo público, pode ser realizada tanto por meio de instrumentos de pesquisa quanto pela produção de outras publicações (Certo).
(IADES/HEMOCENTRO/2017) Quanto à função arquivística aplicada aos arquivos permanentes, assinale a alternativa correta. A) Difusão;