ERRADA, esse é o conceito de eficiência:
eficiência- consiste em fazer certo as "coisas": geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…
Os conceitos chaves são padronização e especialização. Propulsor: habilidade.
eficácia- mede o grau de atingimento de resultados. Quanto mais eficaz for uma tarefa, melhores os resultados. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objectivos. É fazer a "coisa" certa. nível tático
Os conceitos chaves são qualidade e satisfação. Propulsor: atitude.
efetividade- faculdade de produzir um efeito real. Capacidade de produzir o seu efeito habitual, de funcionar normalmente. Fazer a “coisa” que tem que ser feita. somente é percebida por pesquisas de opinião sobre ações que causam efeitos, impacto ou transformação de uma realidade que se modificou ou de metas previamente estabelecidas.nível estratégico.
Conceitos chave: impacto, transformação (mudança de realidade), sustentabilidade. Propulsor: conhecimento.
Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Poucos tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente.
Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro à sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou ANTES de executar.