SóProvas


ID
1565860
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conceito arquivístico da “teoria das três idades” surgiu a partir do Record group, que foi uma adaptação canadense do princípio da proveniência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    A Arquivologia abrange diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita. Esse conceito decorre da interpretação da teoria da avaliação, desenvolvida por Schellenberg no pós-guerra – Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Com o aumento exponencial na produção documental, surgiu a necessidade de desenvolver uma metodologia que permitisse melhorar a recuperação da informação necessária à tomada de decisão e otimizar o uso dos espaços administrativos para a guarda de documentos. A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).

     

    (Fonte: Wikipédia)

     

    "  O princípio de proveniência surgiu em função do grande acumulo de documentos no Arquivo Nacional francês, decorrente da Revolução Francesa, atrelado a organização temática adotada pelo mesmo, a qual ocasionou a separação de conjuntos documentais (TOGNOLI, 2010). Assim, em 1841, na França, foi enunciado o princípio por Natalis de Wailly, embora haja divergências quanto a sua origem, com estudos indicando que esse já era aplicado anteriormente em outros países (SILVA et al., 1999). 
       Passado pouco mais de um século, nasce nos Estados Unidos a teoria do ciclo de vida dos documentos ou “teoria das três idades”, a qual define as idades dos arquivos de acordo com seus valores, a saber: “valores primários, para a própria entidade onde se originam os documentos, e valores secundários, para outras entidades e utilizadores privados [...]” (SCHELLENBERG, 1974:152-153). Além disso, os norte-americanos introduziram o conceito de record group e records managementet: o primeiro é uma adaptação do princípio da proveniência, já o segundo refere-se a gestão de documentos administrativos, buscando economia na gestão documental, por meio da intervenção arquivística na primeira idade dos documentos (SILVA et al., 1999)."

     

    (Fonte: O Paradigma Pós-Custodial na Arquivística – Soares, A.P.A.; Pinto, A.L.; Silva, A.M. ⇨ https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_gdoc_id=508385)

  • O conceito da teoria das três idades foi desenvolvido no pós-II Gerra, a partir da teoria da avaliação do arquivista norte americano Schellenberg.

    Gabarito do professor: Errado
  • A teoria das três idades foi definida em 1973 pelo francês Jean Jacques Valette. 

  • tipo de questao pra lascar a vida do concurseiro