SóProvas


ID
1565878
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No campo dos arquivos permanentes, a função “arranjo” é entendida como a atividade de ordenação física dos documentos, enquanto as atividades intelectuais são aplicadas na descrição dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

  • GABARITO ERRADO 

     

     

    Na verdade a tarefa de arranjo são de dois tipos: 

     

    1) Intelectuais --> Analise documental (Forma; Conteúdo; Origem; Funcional) 

    2) Físicas --> Arrumação do documento em local apropriado, empacotamento (trabalho braçal) 

  • Gabarito: Errado.

     

    Quando se fala em organização de arquivo  tenha em mente a seguinte  lógica: 

     

    A classificação de documentos e sua oredenação são atividade intelectuais enquanto o arquivamente é uma atividade física. 

  • Gabarito: errado

     

    ARRANJO: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.


    Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística – 2005.

     

    Devem-se distinguir, na etapa relacionada à estruturação e implementação do arranjo dos fundos, dois tipos de atividades:

     

    a) Atividades Intelectuais – relativas à concepção lógica do fundo documental, incluindo-se a definição dos grupos e das séries dos documentos dentro do quadro de arranjo. Em síntese, trata-se de pôr uma ordem inteligível à ordenação do acervo, geralmente por intermédio da elaboração de um organograma.

     

    b) Atividades Físicas – relativas a atos simples, como o acondicionamento de documentos em caixas, a aposição de etiquetas e a identificação de caixas, a colocação das unidades de arquivamento nas estantes, entre outras dessa natureza.