-
A doutrina dominante afirma que o TCU (Tribunal de Contas da União), por exercer o controle técnico sobre os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), não pertence a nenhum deles. Caso contrário, a idoneidade do controle restaria maculada. Não há como controlar se há submissão.
Assim, sua classificação é sui generis. Trata-se de órgão autônomo, de extração constitucional, de função administrativa lá delimitada, que pode funcionar de ofício ou por provocação.
Todavia, é certo que há posicionamento diverso que o considera como órgão vinculado ao Poder Legislativo.
Fonte http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/98003/o-tcu-pertence-a-algum-dos-poderes
-
Gabarito C
Os tribunais de contas vinculam-se, para efeitos orçamentários e financeiros, ao Poder Legislativo, mas são órgãos independentes e autônomos, com total independência do Legislativo, atuando em auxílio ao mesmo no exercício do controle externo.
-
Letra C.
Comentários:
Os Tribunais de Contas são órgãos colegiados, autônomos, de natureza administrativa, que atuam junto ao Poder Legislativo.
Ou seja, são órgãos técnicos que auxiliam o Poder Legislativo, mas não são subordinados a ele. São órgãos constitucionais
autônomos.
Neste sentido, a banca os considerou funcionalmente vinculados ao Poder Legislativo, mas dotado de autonomia.
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito
-
Questão meramente doutrinária.
-
A chave da questão imagino ser o fato de qua a atividade de controle, é função típica do legislativo. Sendo assim as funções típicas do legislativo são legislar e exercer o controle externo, e para o segundo tem auxílio do tribunal de contas.
-
vinculado ao Poder Legislativo? e eu achava que o CESPE que era estranho... D:
-
Que redação horrível dessa questão
-
Vinculado? Redação sem pé e sem cabeça!
-
vinculado · ligado, unido, afeiçoado, apegado, próximo, aproximado, íntimo, junto, afeito, agarrado.
-
mal elaborada, não esperava essa da FGV
-
Qual o erro da letra e??