SóProvas


ID
156739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que a frase apresenta o emprego correto do acento grave indicativo de crase.

Alternativas
Comentários
  • A questão foi corretamente anulada pois há mais de uma questão correta. Na verdade, se o enunciado fosse para marcar a alternativa errada ficaria um pouquinho menor a falha já que são duas questões erradas (a e b) e as outras três estão corretas.

    Erradas.
    a) não se usa crase antes da maioria dos pronomes.
    b) não se usa crase antes de palavra masculina.

    Corretas:
    c) poderíamos escrever : "... se dirigiu ao refeitório". "À diretoria" é uma locução adverbial de lugar preposicionada (a) e como é uma palavra feminina que permite artigo (a) como antecedente, a crase está corretamente aplicada.   
    d) "até" é a única preposição que permite crase após seu uso. Ambas as formas estariam corretas. Com ou sem crase.
    e) Referir é um verbo pronominal transitivo indireto e rege a preposição a.

  • Olá Letícia,

    No caso da letra D, salvo engano, não teremos a ocorrência de crase, caminhar é verbo intransitivo que não pede artigo e sim adjunto adverbial( de modo neste exemplo).

    Se substituirmos Caminhamos devagar até o portão( não colocaríamos o artido A, portanto este "a entrada" não tem crase).

  •  Oxe, eu aprendi que não deve usar a crase antes do pronome relativo que e quem.

    Penso que existe somente duas questões certas: a letra c e a d ( nesse caso é optativa seu uso). Confesso que não entendi a explicação da colega abaixo. Se puderem me esclarecer, agradeço.

    Abraço!

  • * a) Isto não interessa à ninguém.   ERRADO. Não se admite artigo antes de "ninguém", portanto não pode haver crase.

    * b) Não costumamos comprar roupas à prazo.  ERRADO.  Prazo é palavra masculina, portanto não admite o artigo "a". Consequentemente, não existe crase.

    * c) O estudante se dirigiu à diretoria da escola.   CERTO.  Diretoria admite o artigo "a" (a diretoria) e dirigir-se é um Verbo Intransitivo. portanto a crase é obrigatória.

    * d) Caminhamos devagar até à entrada do estabelecimento.    CERTO.  Caminhamos é verbo Intransitivo, mas que podem exigir o complemento de um adjunto adverbial (de lugar, como ocorre na questão). O adjunto adverbial de lugar usado para indicar a direção (caminhamos para/a onde? para a entrada do esabelecimento) é o que irá tornar possível a utilização da preposição "a" antes de "entrada do estabelecimento. Assim, como o uso de crase após a preposição "até" é facultativo, e como haverá a preposição "a" antes do adjunto adverbial de lugar, A CRASE ESTÁ CORRETAMENTE EMPREGADA também.

    * e) Essa é a instituição à que nos referimos na conversa com o presidente.   ERRADO.  O a expressão "a que" pode sim ter crase!!! Sempre que houver uma palavra feminina subentendida entre a preposição "a" e o "que", o uso de crase é obrigatório. Mas esse não é o caso da questão, pois nessa alternativa há apenas a preposição "a" e não o artigo "a".

    Portanto as únicas alternativas corretas são: C e D

    OBS: Sempre que "A QUE" puder ser substituído por "A AQUELA QUE", haverá crase!
     

  • LETRA C CERTA

    LETRA D CERTA : Com a Locução até a pode-se usar ou não crase (CRASE FACULTATIVA)

     

  • No caso da letra e)

    Substitua o substantivo feminino que aparece antes do a que por um masculino (qualquer um, não precisa ser sinônimo). Se, com o masculino pintar ao queaos que, não duvide. Acento no a: Houve uma sugestão anterior à que você deu. (Houve um palpite anterior ao que você deu.) Há denúncias anteriores às que ele referiu. (Há fatos anteriores aos que ele referiu).

    Se, com antecedente masculino ocorrer a que, nada de crase no feminino: Não gostei da peça a que você se referiu. (Não gostei do filme a que você se referiu.)

    http://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/crase_no_a_que/