-
A) ERRADA. A excelência centra-se no modelo gerencialista, em oposição ao patrimonialista.
B) CORRETA.
C) ERRADA. O modelo realmente é inspirado na administração privada, porém, NÃO se confunde com ele, pois possui suas peculiaridades.
D) ERRADA. O GesPública tem justamente a finalidade de melhorar a qualidade de serviços públicos no Brasil e torná-lo mais competitivo (vide Decreto n° 5.378/2005).
E) ERRADA. A qualidade da gestão pública deve ser orientada para o interesse do CIDADÃO.
-
Modelos de gestão Pública:PATRIMONIALISTA = estrutura pré burocrática, com baixo grau de departamentalização,pouca formalizaçãol, autoridade centrada em 1 pessoa que define e decide as estratégias, pouca ameaça ambiental,uso da organização em benefício do próprio agente, visão restrita da organização pública que busca o sentido da existencia em si mesma. Desvio da finalidade e da impessoalidade. Sistema de Gestão da epoca Colonial do Brasil.BUROCRÁTICO = Estrutura complexa de forma hierarquizada com a divisão do poder de acordo coma hierarquia, processos definidos e formas de controle rígidas. Especialização das funções. Foco no entendimento das normas legais. Existencia de fatores ambientais, com visualização das ameaças. Uso das normas em benefício do próprio agente ou de grupos. Preocupação em viabilizar a racionalidade técnica e a divisão social do trabalho, desenvolvendo a competência e a capacidade gerencial.GERENCIALISTA = processos horizontalizados. Administração descentralizada. Formalização de metas e objetivos globais. Esfera de controle reduzida. Hierarquia de competências. Plano flexível de estratégias. Presença de avaliação de desempenho e foco no resultado. Ambiente dinâmico e complexo com cidadãos clientes. Uso da função planejamento e orçamento.
-
Administração Burocrática
Conceito
Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.
Características
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
-
Não marquei a letra B por ter confundido o trecho: "a busca do controle de abusos e do fim do nepotismo" ...
Na verdade não podemos confundir esta busca com o seu alcance.... haja vista, que não conseguimos ainda erradicar das nossas vidas estas duas doenças: o abuso e o nepotismo, este, talvez não tão latente quanto aquele, embora sejam entrelaçados, se confundem...........
-
Achei confuso o texto. Quando a questão diz: "...vantagem em relação a outros modelos", na minha opinião deveria ser levado em consideração o modelo gerencial, que também tem o controle de abusos e o fim do nepotismo como característica.
-
b) Que outros modelos de gestão? Gerencial e patrimonialista? Se for este último, faz total sentido, porque é consenso que a burocracia lhe foi superior, mas quanto ao gerencial, não, porque guarda características de gestão burocrática também como a luta contra o clientelismo, a fisiologia, o nepotismo, etc.
Se a questão tivesse falado sobre o modelo patrimonialista estaria plenamente correta, mas quando diz "outros modelos", generaliza e perde o sentido.
-
A - ERRADO - O MODELO BUROCRÁTICO VEIO COMBATER A CORRUPÇÃO E O NEPOTISMO DO PATRIMONIALISMO.
B - CORRETO - CESPE: "A administração pública burocrática busca enfatizar o conhecimento técnico-profissional, o que garante sua superioridade em relação a outros modelos de administração" GABARITO CERTO.
C - ERRADO - EMBORA O MODELO GERENCIAL TENHA SIDO INSPIRADO NOS NODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL, ELES NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS. ENQUANTO NA ADMININSTRAÇÃO PÚBLICA A IDEIA É GERAR VALOR PARA A SOCIEDADE, NO SETOR PRIVADO A IDEIA É GERAR LUCRO PARA EMPRESA. NA ADMININSTRAÇÃO PÚBLICA VIGORA O PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PRIVADO.
D - ERRADO - O GESPÚBICA ESTÁ VOLTADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS PRESTADOS AOS CIDADÃOS E PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO PAÍS.
E - ERRADO - A QUANLIDADE DA GESTÃO PÚBLICA ESTÁ VOLTADA PARA O CIDADÃO, PARA A SOCIEDADE.
GABARITO ''B''
-
B) O modelo de administração pública burocrática apresenta, originalmente, como vantagem em relação a outros modelos, a busca do controle de abusos e do fim do nepotismo.
A expressão ''originalmente'' anula a possiblidade de interpretar a assertiva como se ''a busca do controle de abusos e do fim do nepotismo fosse um fator de distinção entre o Burocrático e os demais modelos''.
Como se sabe, o Modelo de Administração Gerencial deu seguimento a alguns métodos criados no Burocrático, porém a questão quer dizer que foi o Burocrático que apresentou primeiro (originalmente) a busca do controle e o fim do nepotismo.
-
GABARITO: LETRA B
Características
Administração patrimonialista
-Existia na era vargas
-Nepotismo e corrupção
-Racionalidade subjetiva
-Falta de profissionalização
-Não separa o patrimônio público do privado.
Administração burocrática
-Tempo de vargas
-formalidade, impessoalidade e profissionalização
-Objetivo: Combater corrupção e nepotismo
-Foco nos processos
-Hierarquia funcional
-meritocracia (dasp 36’s)
-Poder racional-legal
-Adm centralizada
-Paternalismo
-Primeiros concursos
Administração gerencial
-Controle finalístico, ou ‘’a posteriori’’
-Orientado para os cidadãos e para a geração de resultados
-Foco nos resultados
-Hierarquia horizontal
-Ampliação de autonomia das atitudes
-Adm descentralizada (reforma militar, decret200-67)
-Participação do cidadão nas políticas públicas
____________________________________________
Excelente interpretação do lucas lucena... Creio que na hora da prova, o fervor sobre pra cabeça, e é fácil errar.