Em arquivologia, arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes. As entidades mantenedoras de arquivos podem ser públicas (Federal, Estadual Distrital, Municipal), institucionais, comerciais e pessoais.
No Brasil, a política de arquivos públicos e privados é gerenciada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão ligado ao Arquivo Nacional.
Etimologia
Do latim archívum, lugar onde se guardam os documentos.
Lugar onde se guardam documentos
Conjunto de documentos escritos, fotográficos, microfilmes, etc.
Conjunto de dados organizados, segundo a sua natureza e o seu uso, em suporte magnético.
Servir a administração: Fornecem informações e documentos necessários ao desenvolvimento das atividades, facilitam o acesso aos documentos, preservam a documentação da empresa, possibilitam o controle da produção de documentos e colocam à disposição dos usuários documentos que fornecem informações de caráter probatório ou simplesmente informativo.
Servir à História: Fornecem informações e/ou documentos para reconstituir ou escrever a história política, social ou econômica de uma nação. Também servem de memória de uma empresa e constituem uma importante fonte de pesquisa.
GABARITO C
BONS ESTUDOS
Gabarito: C
Acrescento o comentário:
ARQUIVO
--- > Funcional;
--- > Produzido, recebido ou acumulado;
--- > Possui organicidade;
---- > É único ou produzido em número limitado de cópias.
BIBLIOTECA
--- > Cultural;
--- > Comprado, permutado ou proviente de doações;
--- > Possui classificação pré - determinada;
--- > Composto por vários exemplares.
Obs.: De acordo com Lodolini (1984), os arquivos que são formados por acervos de cinco a 15-20 anos, ainda sob a guarda dos órgãos que os produziram e com a mesma vigilância, são arquivos de depósito.