O Desenvolvimento Organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
Item correto: letra c.
A definição do DO pressupõe características :
10. Enfoque interativo. As comunicações e interações constituem os aspectos fundamentais do DO para obter multiplicação de esforços rumo à mudança. A sinergia é fundamental nas interações.
Item d: A definição do DO pressupõe características:
1. Focalização na organização como um todo. O DO envolve a organização como um todo para que a mudança possa ocorrer efetivamente. A organização necessita de todas as suas partes trabalhando em conjunto para resolver os problemas e as oportunidades que surgem.
2. Orientação sistêmica; 3. Agente de mudança; 4. Soluação de problemas; 5. Aprendizagem experiencial; 6. Processo de grupo e desenvolvimento de equipes; 7. Retroação; 8. Orientação contigencial; 9. Desenvolvimento de equipes; 10. Enfoque interativo.
Item e: A definição do DO pressupõe características:
8. Orientação contigencial . O DO não segue um procedimento rídigo e imutável. Pelo contrário, é situacional e orientado para as contigências. É flexível e pragmático, adaptando as ações para adequá-las às necessidades específicas e particulares que foram diagnosticadas. Os participantes discutem todas as alternativas possíveis e não se baseiam exclusivamente em uma única maneira de abordar os problemas.
Item b: Pressupostos básicos que fundamentam o DO:
1. Constante e rápida mutação do ambiente . O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em uma progressão explosiva. Há mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas etc, que influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações.
2. Necessidade de contínua adaptação; 3. Interação entre indivíduo e organização; 4. A mudança organizacional deve ser planejada; 5. A necessidade de participação e de comprometimento; 6. A melhoria da eficácia organizacional e do bem-estar da organização; A variedade de modelos e estratégias de DO; O DO é uma resposta às mudanças.
Itens errados (a), (b), (d) e (e)
Item a: Os objetivos comuns de um programa de DO são:
1. Criação de um senso de identificação das pessoas em relação à organização. Busca-se a motivação juntamente com o comprometimento, o compartilhamento de objetivos comuns e o aumento da lealdade.
2. Desenvolvimento do espírito de equipe por meio da integração e da interação das pessoas.
3. Aprimoramento da percepção comum sobre o ambiente externo a fim de facilitar a adaptação de toda a organização.
Por que não colocar tudo num só comentário???
É mesmo... tem gente aqui que se empolga demais nos comentários!
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ESTABELECE MUDANÇA DA CULTURA ORGANIZACIONAL, OU SEJA, MUDANÇAS QUANTO AO CRITÉRIO DE VALORES, CRENÇAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO . COM ÊNFASE NAS EQUIPES FORMAIS, TEMPORÁRIAS E CULTURA INTERGRUPAL. EM PRINCÍPIO, O DO É UMA MUDANÇA ORGANIZACIONAL PLANEJADA.
O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ADOTA O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA, OU SEJA, NO COMPARTILHAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS. ALÉM DISSO, O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ATRIBUI EM SUA ADMINISTRAÇÃO O DESENVOLVIMENTO E O FORTALECIMENTO DE EQUIPES, OU SEJA, O DESENVOLVIMENTO E O FORTALECIMENTO SE DÃO PELO EMPODERAMENTO (DESCENTRALIZAÇÃO ) : O ESTILO DE DAR AOS FUNCIONÁRIOS AUTORIDADE, INFORMAÇÕES E FERRAMENTAS QUE ELES NECESSITAM PARA REALIZAR SUAS TAREFAS COM MAIOR AUTONOMIA, LIBERDADE E CONFIANÇA. É UM PASSO ALÉM DE UM SIMPLES DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES.
LOGO,
A - ERRADO - NÃO É CENTRALIZADO, MAS SIM DESCENTRALIZADO.
B - ERRADO - NÃO EXERCE POUCA INFLUÊNCIA, MAS SIM GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE TODO O CONTEXTO ORGANIZACIONAL.
D - ERRADO - NÃO FOCALIZA SETORES ESPECÍFICOS, MAS SIM TODA A ORGANIZAÇÃO DE FORMA GLOGAL E HOLÍSTICA.
E - ERRADO - NÃO É RÍGIDO, MAS SIM FLEXÍVEL, POIS GERA MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL.
GABARITO ''C''
COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)
Análise das alternativas:
a) Um dos objetivos do DO é centralizar a administração na alta direção, a qual define os papéis dos funcionários e os respectivos métodos de trabalho.
Incorreta . O DO envolve a organização como um todo para que a mudança possa ocorrer efetivamente .
b) Um dos pressupostos básicos do DO é o de que a mutação do ambiente se dá de maneira gradativa, exercendo pouca influência sobre o desenvolvimento e o êxito das organizações.
Incorreta . A mutação de ambientes pode se dar de maneira gradativa ou imediata. Ainda assim, o DO é situacional e orientado para as contingências, adaptando-se às necessidades específicas e particulares impostas pelo ambiente .
c) As comunicações e as interações constituem os aspectos fundamentais do DO para que ele obtenha a multiplicação dos esforços rumo à mudança.
Correta . O DO está voltado para as interações entre as partes da organização, que se influenciam reciprocamente. A sinergia é fundamental nas interações .
d) O DO focaliza setores específicos da organização, visando, desse modo, mudanças gradativas e consistentes.
Incorreta . A organização necessita de todas as suas partes trabalhando em conjunto para resolver os problemas e as oportunidades que surgem. Logo, foca a organização como um todo .
e) O DO segue procedimento rígido e imutável para garantir a homogeneidade do desenvolvimento no âmbito da organização.
Incorreta . O DO é situacional, logo, pragmático e flexível . Não segue um procedimento rígido e imutável.
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2000.