SóProvas


ID
156916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que a análise SWOT, clássica ferramenta de planejamento estratégico, seja realizada em um tribunal, será correto classificar como exemplo de

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    STRENGTHS(FORÇAS) PONTOS FORTES= AMBIENTE INTERNO  EX: FUNCIONÁRIOS QUALIFICADOS
    WEEKNESS(FRAQUEZAS) PONTOS FRACOS= AMBIENTE INTERNO EX: ESTRUTURA RUIM
    OPPORTUNITIES(OPORTUNIDADES) AMBIENTE EXTERNO EX: NOVAS TECNOLOGIAS DE MERCADO
    THREATS(AMEAÇAS) AMBIENTE EXTERNO EX: CRISE MUNDIAL
  • Reforçando:força e fraqueza = referem-se a ambiente INTERNO (ou seja, funcionários só podem ser internos...a não ser que sejam de outra empresa - e volume de processos que dão entrada, a própria expressão já diz - dá entrada!)oportunidades e ameaças = referem-se a ambiente EXTERNO (letras B, D e E não poderiam ser pois referem-se aos serventuários (que pertencem ao ambiente INTERNO)
  • Correta letra C

    O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

    Forças e fraquezas se referem ao ambiente interno da organização, enquanto que as oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo, onde a organização não tem poder sobre elas.

    É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

    A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

     

  • Alguém poderia explicar o erro da letra a?
  • Fabs, o volume de processos que dá entrada no tribunal é um fator externo, e por isso não pode ser fraqueza, já que pontos fortes e pontos fracos são próprios do ambiente interno da organização.
    Imagine que o tribunal é uma fábrica em que o produto final é a sentença. Dessa forma, a entrada de processos é matéria-prima; ou seja, é fornecida para que o produto final seja fabricado, certo? Ora o ambiente externo da organização inclui, justamente, concorrentes, fornecedores, clientes, fontes de matéria-prima, etc.. Logo, a entrada de processos é um fator externo e como tal só pode ser entendido como ameça ou oportunidade, nunca como ponto forte ou ponto fraco (próprios do ambiente interno).
  • Acredito que o erro na letra "a" é porque os processos que dão entrada no tribunal encontran-se no ambiente externo e portanto seriam ameaças e não fraquezas.

  • Oportunidades e Ameaças -> É feito uma análise externa da organização.



    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável

  • Letra A não é fraqueza é ameaça