SóProvas


ID
1569235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2.
Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue
o  item que se segue.

A heterozigose de dado marcador em determinada população está relacionada ao número de alelos e à frequência de cada
alelo nessa população, sendo a heterozigose esperada para um marcador com dois alelos de, no máximo, 50%.

Alternativas
Comentários
  • Temos A1A1 = 50, A1A2 = 20 e A2A2 = 30, totalizando 100 indivíduos.

    Se temos 2 alelos e 3 genótipos, a probabilidade de cada um é, num cruzamento entre heterozigotos (A1A2 x A1A2):

    A1A1 = 1/4

    A1A2 = 2/4 = 1/2

    A2A2 = 1/4

    A heterozigose esperada, nesse caso, é de 50%.

    CERTA

  • Nenhum dos dados que a questão dá sobre a população e a frequência dos alelos é necessário para se chegar à resposta! Veja bem, a questão não pede para que se calcule a heterozigose esperada naquela população do enunciado, e sim pede qual é o máximo de heterozigose esperada que pode haver em uma determinada população.

    Pra chegar à resposta corretamente, primeiro é preciso saber como é feito o cálculo da heterozigose esperada (He). 

    A heterozigose esperada tem a fórmula: [1 - (p² + q² + r² + ... + z²)] ---> é a diferença entre 1 e a somatória da frequência ao quadrado de TODOS os alelos nessa população. Nesse caso, como há só dois alelos, teríamos que a heterozigose esperada é igual a 1 - (p² - q²). Então como chegar à resposta se não vamos usar a frequência de alelos da população? Bom, se você não inferir a resposta logo de cara pode ir pelo método das tentativas:

    SUPONDO que p = 0,6 e q = 0,4 (como no exemplo da população enunciada) - nesse caso, a He seria de [1 - (0,6² + 0,4²), logo, He = 0,48. O mesmo valor poderia ser encontrado para p = 0,4 e  q = 0,6 (só mudaria a ordem dos fatores)

     

    Agora vamos tentar com outra proporção hipotética:

    Para p = 0,7 e q = 0,3, temos que He = [1 - (0,7³ + 0,3²) --> He = 0,42

    Com o exemplo acima, já dá pra perceber que QUANTO MAIS aumentamos a diferença entre as frequências de p e q, MENORES ficam os valores da heterozigose esperada.

    Ora, então qual a menor diferença entre p e q? É quando eles possuem frequências iguais! Nesse caso, He = 1 - (0,5² + 0,5²) = 0,50 --> É ISSO que o exercício pede! Perceba que NENHUMA COMBINAÇÃO de frequência de p e q poderá dar um cálculo de He MAIOR que 0,50.

    Essa é a maneira correta de se chegar à resposta :)

     

    Ah, cuidado para não confundirem heterozigose esperada com heterozigose observada (Ho). A Ho poderia ser calculada com os dados fornecidos da população, e será o número de heterozigotos na população dividido pelo número total. No exemplo dessa questão, há 20 heterozigotos, em um total de 100 indivíduos, logo, Ho = 20/100 --> 0,20

    Bons estudos!

  • E o esposo de Dalila que perdia as forças se cortasse os cabelos.