Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, optou-se por um tratamento específico das áreas,
em função da importância instrumental de cada uma, mas contemplou-se também a integração
entre elas. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização
e análise, incorporando-as como temas transversais. As questões sociais abordadas são: ética, saúde,
meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem em sua estrutura um conjunto de Temas Transversais caracterizados por assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola. Alguns temas transversais que compreendem seis áreas:
Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade);
Orientação Sexual (corpo, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente transmissíveis);
Meio Ambiente (ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental);
Saúde (autocuidado, vida coletiva);
Pluralidade Cultural (pluralidade cultural e a vida das crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o ser humano como agente social e produtor de cultura, pluralidade cultural e cidadania); e
Trabalho e Consumo (relações de trabalho; trabalho, consumo, meio ambiente e saúde; consumo, meios de comunicação de massas, publicidade e vendas; direitos humanos e cidadania).
Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola. São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la (Brasil, 1998).