SóProvas


ID
1569889
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate acerca do projeto ético-político é, nestes termos, muito recente e a sua história remonta à transição dos anos 70 aos 80 do século passado. Com efeito, foi naqueles anos que a primeira condição para a construção deste novo projeto se viabilizou”. (Netto, 2008). De acordo com esta afirmativa, a condição referida pelo autor destaca-se em:

Alternativas
Comentários
  • Essa  aproximação  com  a  tradição  marxista,  embora  num  primeiro  momento  motivada  mais  pela  vinculação  dos  profissionais  “a  determinadas  práticas  políticas e  organizacional‐partidárias” e  “menos  pela  relevância  da  sua  contribuição  crítico‐analítica”  (NETTO,  1989,  p.  97),  possibilitou  a  crítica  ao  conservadorismo  e  a  busca  de  ruptura  do  compromisso  social  historicamente  estabelecido com os interesses da ordem burguesa.

  • "Na introdução deste texto assinalamos que se o debate acerca do projeto ético-político é, nestes termos, muito recente, a sua história remonta à transição dos anos setenta aos oitenta do século passado. Com efeito, foi naqueles anos que a primeira condição para a construção deste novo projeto se viabilizou: a recusa e a crítica ao conservadorismo profissional". (Netto, 2008)

    A Construção do Projeto ético-político do Serviço Social

     

  • Bo@ noite, coleguinha@s!

     

     Trouxe um quadro cronológico do Código de Ética do Serviço Social.

     

    1° Código de Ética do Assistente Social: (1947)

    É o menor de todos os códigos de Ética;

    Os valores representados no Código de Ética de 1947 são construídos pela Igreja Católica e pelas Ideias Positivistas, que definiam a ação social uma função do indivíduo dotado de vocação, que se autoreconhecia como promotor do Bem comum, com perfil ético moral, ou seja, os valores profissionais eram de cunho humanista cristão, cuja premissa básica era o respeito e a dignidade da pessoa humana.

    O profissional que seguia essa linha doutrinária baseava-se na integridade moral regida por deveres e normas de comportamento.

    É fundamentado teoricamente e filosoficamente na filosofia Neotomista – que é a fundamentação da ação social católica, projetos sociais que veem o homem como pessoa humana e também no pensamento Conservador.

     

    2° Código de Ética do Assistente Social: (1965)

    O Código de Ética Profissional de 1965, veio com uma reformulação dos pensamentos após o golpe de 64. Mas este Código continua com perspectivas moralistas e conservando princípios do código anterior. A diferença é que antes tudo era voltado a um capitalismo mascarado nos princípios de Deus, e aqui, tudo ocorre em volta do capitalismo puro defendido pelas classes dominantes.

    Lembre-se que esse código refere-se à MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA, uma das vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social;

     

    3° Código de Ética do Assistente Social: (1975)

    No Código de Ética de 1975, aprofundaram-se, sobretudo, os vínculos teóricos metodológicos do Serviço Social com o estrutural-funcionalismo, expressando o adensamento da lógica racionalista, cientificista, asséptica e a-histórica, como parâmetros técnico-operativos ao desencadeamento da prática profissional (BRITES, SALES, 2000, p.34-35).

    Lembre-se que esse código refere-se à REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO, uma das vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social;

     

    4° Código de Ética do Assistente Social: (1986)

    Esse código objetivava romper com o tradicionalismo e os padrões autoritários, visando fortalecer os valores universais que deveriam ser maiores que os interesses das classes;

    Rompeu com a perspectiva Imparcial dos códigos Anteriores;

    Passou a usar o termo Usuários.

    Negação de valores a-históricos;

     

    5° Código de Ética do Assistente Social: (1993)

    Regulador pela Resolução n° 273 de 13 de Março de 1993;

    Perspectiva Marxista;

    Visa que o serviço prestado ao usuário seja de qualidade e que seus direitos sejam garantidos;

     

    6° Modificação no Atual Código de Ética pela resolução n° 594 de 21 de janeiro de 2011.

     

      - Concurseiros de Serviço Social -

  • Conforme elucida José Paulo Netto (A construção do projeto ético-político do Serviço Social. Disponível on line), o Projeto ético-político que orienta a categoria profissional do Serviço Social está intimamente ligado a um projeto mais amplo, um projeto de classe, o qual visa a transformação social e eliminação de todas as formas de opressão e exploração, seja de gênero, etnia e classe. O autor informa que a construção desse projeto é recente e é iniciada a partir da renovação da profissão e de sua recusa à herança conservadora presente na gênese do Serviço Social. Assim, Netto destaca que é entre os anos de 1970 e 1980 que se inicia a construção desse projeto devido aos interesses da categoria profissional de renovação da profissão devido a alguns fatores que combinados possibilitaram a crítica ao conservadorismo, como: a aproximação das vanguardas profissionais da teoria social marxista para realizar a crítica ao conservadorismo, as influência do Movimento de Reconceituação na América Latina, a consolidação do Serviço Social no âmbito acadêmico e na pós-graduação stricto e lato senso e a influência do próprio contexto histórico de luta de democracia e contra a ditadura civil-militar.


    RESPOSTA: D


  • O PEP é resultado de um contínuo desdobramento e amadurecimento profissional. Ele se configura no contexto de lutas e mudanças socais ao qual o país vivencia e sua principal caracteristica é assumir novas posturas e novos referenciais teoricos tendo a sua base  na critica e recusa ao conservadorismo profissional. 

  • essa mesmo que você saiba pouca teoria dar pra matar por eliminação. Gabarito D