SóProvas


ID
1569901
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Partindo de Coutinho (1997), pode-se compreender os direitos sociais como um nível de cidadania reivindicado pelos trabalhadores ao longo de todo o século XIX, mas que só fora assimilado como um momento do direito positivo no século XX. Sendo assim, o autor informa que o que se coloca como tarefa fundamental dos direitos sociais:

Alternativas
Comentários
  • Ao longo da história os trabalhadores lutaram para terem seus direitos sociais garantidos e  o simples reconhecimento legal não efetivava ou dava garantia certa por tais direitos, então, exigir do Estado intervenções na ordem social, afim de diminuir as desigualdades sociais tornou-se essencial fundamentá-los, com isso, em 1988 em seu Art. 6.º  nossa Carta Magna  estabeleceu uma série de dispositivos que assegurassem ao cidadão condições dignas de vida, ou seja: a tentativa de alcançar o tão sonhado bem estar - social...  


    Artigo 6º : a educação,  saúde, alimentação, trabalho,  moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância  e a assistência aos desamparados. 



    Tem horas que faço é rir de nós pobres trabalhadores rsrsrsrs... 


    Acreditar e lutar pelo que acreditamos ser justo em um sistema e em um país tão desigual. 




    Avante! 


  • Bo@ Noite, coleguinha@s!

     

    Tal como no caso dos direitos civis e políticos, mas de modo ainda mais intenso, o que se coloca como tarefa fundamental no que se refere aos direitos sociais não é, muitas vezes, o seu simples reconhecimento legal-positivo, mas a luta para torná-los efetivos. A presença de tais direitos nas Constituições, seu reconhecimento legal, não garante automaticamente a sua efetiva materialização. Esse é, particularmente, o caso do Brasil. Mas, embora a conversão desses direitos sociais em direitos positivos não garanta sua plena materialização, é muito importante assegurar seu reconhecimento legal, já que isso facilita a luta para torná- los efetivamente um dever do Estado. Tampouco é casual que os neoliberais se empenhem hoje, inclusive em nosso país, em eliminá-los também das normas legais, em particular da própria Constituição.

     

    http://piwik.seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/viewFile/2087/1709

     

  •  

    Gaba Letra C

     

    "O maior problema da Constiutição de 1988 tem sido a sua contretização, embora não lhe faltem meios jurídicos. A sociedade não reclama por mais direitos, mas por garantias de sua implementação a prática política e o contexto social têm favorecido uma concretização restrinta e excluedente dos seus dispositivos."

     

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n109/a10n109.pdf