SóProvas


ID
1570585
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos Estudos de Usuários aplicados em bibliotecas, é correto afirmar que:


I. O método da abordagem alternativa direciona o foco do estudo no usuário individual ou grupo de usuários visando a conhecer suas reais necessidades.

II. O método tradicional de estudos de usuários objetiva conhecer e avaliar suas dificuldades e satisfação quanto ao uso do produto, serviço ou sistema de informação de uma biblioteca.

III. Gestores de bibliotecas utilizam, também, estudos de usuários como um dos instrumentos de planejamento para a provisão de produtos e sistemas de informação.

Alternativas
Comentários
  • Abordagem tradicional ou (NORMAL): Foco no SISTEMA;

    Abordagem alternativa ou (ANÔMALA): Foco no USUÁRIO;

  • "A abordagem tradicional enfoca o “conteúdo” ou à “tecnologia”. Os estudos voltados ao conteúdo são os relacionados às linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, com base nos modelos tradicionais de classificação do conhecimento. Os estudos voltados à tecnologia são os que focalizam o uso de livros, fontes, bases de dados, obras de referência, computador ou o próprio sistema. Estes dois tipos de estudos concebem o usuário apenas como o informante, portanto, não como objeto do estudo (Figueiredo, 1999). Para Ferreira (2002), geralmente, os estudos relacionados à abordagem tradicional analisam o comportamento do usuário real ou potencial referente às seguintes atitudes: usa um ou mais sistemas de informação, um ou mais tipos de serviços de informação e materiais; é afetado por uma ou mais barreiras ao uso do sistema de informação; ou demonstra satisfação com os vários atributos do sistema. A abordagem alternativa, conhecida também como “abordagem da percepção do usuário”, é vista por Dervin e Nilan (1986) como bem coloca Ferreira, (2002), como novos estudos de comportamento de usuários caracterizados por:

    1) observar o ser humano como sendo construtivo e ativo;

    2) considerar o indivíduo como sendo orientado situacionalmente;

    3) focalizar os aspectos cognitivos envolvidos;

    4) analisar sistematicamente a individualidade das pessoas;

    5) empregar maior orientação qualitativa. "

    Fonte: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/11278

  • Complementando:

    "Estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada.

    [...]

    Estes estudos são, assim, canais de comunicação que se abrem entre a biblioteca e a comunidade a qual ela serve. São estudos necessários também para ajudar a biblioteca na previsão da demanda ou da mudança da demanda de seus produtos ou serviços, permitindo que sejam alocados os recursos necessários na época adequada." (FIGUEIREDO, 1994, p. 7)

    FIGUEIREDO, Nice Menezes de Figueiredo. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

    Gab.: A