SóProvas


ID
1570738
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O anestésico intravenoso que confere o estado de anestesia, denominado de anestesia dissociativa e que aumenta o metabolismo e o fluxo sanguíneo cerebral é:

Alternativas
Comentários
  • a) fentanil. :l é um opiáceo que é utilizado como uma medicação para a dor e também pode ser usado juntamente com outros medicamentos para a anestesia. Ele tem um rápido início de acção e os seus efeitos geralmente duram menos de uma hora ou duas. Efeitos colaterais comuns incluem náuseas, obstipação, sonolência e confusão.Graves efeitos secundários podem incluir uma diminuição do esforço para respirar (depressão respiratória), síndrome da serotonina, pressão arterial baixa, ou dependência.

    b)  A cetamina. GABARITO - Análogo da fenciclidina. Apesar de ser mais lipofílica que o tiopental a cetamina é hidrossolúvel. É útil para anestesiar pacientes sob risco de hipotensão e broncoespasmo, pois causa pouca depressão respiratória, mas aumenta a pressão intracraniana.. É um anestésico dissociativo. Antagonista não competitivo do receptor gllutamato/aspartato do tipo NMDA, em doses mais elevadas antagonisa receptores muscarínicos M1

    c) A dexmedetomidina. nunca nem vi

    d) O sufentanil. é um analgésico potente, do  grupo dos opioides, usado em hospitais, também reforça o estado de perda geral da sensibilidade (narcose ou anestesia), que é útil em procedimentos cirúrgicos.

    e) O etomidato - composto imidazólico, atua nos receptores GABAa, indicado para pacientes com alto risco de hipotensão ou isquemia miocárdica. Elevado IT, ligado à proteínas plasmáticas, rapidamente metabolizado pelo CYP, causa depressão respiratória e pode ocorrer eventuais efeitos excitatórios.

  • Complementando:

    c) Dexmedetomidina: é um agonista em receptores α2A usado para sedação e analgesia com efeitos adversos de hipotensão e bradicardia. Causa sedação sem causar depressão respiratória.