SóProvas


ID
1572133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as análises físico-químicas e bacteriológicas para fins de caracterização da qualidade das águas naturais representam a resposta das interações entre os recursos hídricos e o meio, julgue o item seguinte.


No monitoramento de águas subterrâneas e superficiais, a elevação da concentração de nitrato indica a existência de fontes de contaminação antrópica recentes e localizadas próximo aos pontos de monitoramento.


Alternativas
Comentários
  • Porque é errado? 

    O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, NO3-, que normalmente ocorre em aqüíferos de zonas rurais e suburbanas. O nitrato em águas subterrâneas origina-se principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio, bem como inorgânicos e de esterco animal, em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica (BAIRD; CANN, 2011).


  • A forma predominante do nitrogênio num corpo hídrico pode fornecer informações sobre o estágio da poluição (poluição recente está associada ao nitrogênio na forma orgânica ou de amônia, enquanto uma poluição mais remota está associada ao nitrogênio na forma de nitrato).

  • no ciclo do nitrogenio ocorre a oxidacao da amonia para nitrito e depois oxidacao do nitrito para o nitrato, portanto o contaminante nitrato so é encontrado distante do ponto de contanimacao. no ponto da contaminacao encontra-se nitrogenio amoniacal e organico (formas reduzidas).  

  • questão interessante. Por isso que gosto dessa banca, ela tira situações reais pra você interpretar

     

    ela tá errada

     

    porque o NO³- que tá aparecendo no ensaio químico pode ser de água que naturalmente veio de horizontes semi-superficiais. Esse nitrogênio tá ali por causa de bactérias naturais do solo. Agora, ninguém vai colocar um cano de descarga de um carro no solo ¬¬, nem adubar com NO³- (adubar com nitrato, falando de equilíbrio químico, é atrapalhar as bactérias a nutrificar o solo) assim, sim, poderíamos considerar como antrópico.

     

    os abudos químicos à base de N são, em sua maioria, NH³ (amônia). Se fosse achado esse N orgânico na amostra, sim, poderíamos dizer que houve uma poluição antrópica implicada pelo excesso de adubação

     

     

  • A determinação da forma predominante do nitrogênio pode fornecer informações acerca do estágio de poluição do corpo hídrico:

    Poluição recente: predominância de nitrogênio orgânico e amoniacal;

    Poluição remota: predominância de nitrito e nitrato.

    Em tese, à medida que aumenta o tempo e a distância da fonte poluidora, as formas de nitrogênio predominante são:

    N-orgânico > N-amoniacal > Nitrito > Nitrato