SóProvas


ID
1572265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às características físico-químicas dos sistemas de esgotamento e do tratamento de esgoto, julgue o item seguinte.


Nos filtros biológicos modernos, os efluentes são despejados por aspersores, possibilitando maior aeração e distribuição do líquido. As bactérias aeróbias são os microrganismos predominantes no filtro aeróbio.


Alternativas
Comentários
  • filtro biológico moderno são os baldinhos que ficam boiando na piscina,
    ele vai boiando e vai agarrando nele as impurezas aí a bacteria degrada...

    Não há necessidade de aspersão

    atenção:
    filtro biológico moderno é diferente de filtro biológico das ETEs

  • As populações microbianas nos leitos dos filtros biológicos são principalmente bactérias heterotróficas, consumidoras da matéria orgânica predominante e por isso consideradas os principais agentes primários da purificação.

     

    Não é possível afirmar que são aeróbicas pois existem bactérias heterotróficas (que retiram carbono de outros seres vivos) tanto aeróbicas (retiram energia da matéria na presença do oxigenio) quanto anaeróbicas (retiram energia da matéria sem a presença do oxigenio).

  • As bactérias facultativas são geralmente os organismos predominantes em biofilmes heterotróficos. (Mesmo em filtros biológicos aeróbios)

    Fpnte: http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/741M.PDF

  • O erro está em afirmar que "as bactérias aeróbias são os microrganismos predominantes no filtro aeróbio".

    _

    Sobre biofiltro:

    Os Biofiltros Aeróbios mais utilizados no tratamento de água são:

    • o Lodo Ativado,
    • os Filtros com Plantas Aquáticas,
    • os Filtros de Leito Fluidizado e
    • os Filtros de BioFilme Fixo, estes os que nos interessam no momento.

    _

    filtro Aeróbio de Leito Fixo de Contato Descendente ( Trickling Filter)

    É um sistema simples e de baixo custo onde o efluente é distribuído por um “chuveiro” rotativo sobre uma cama de mídia suporte porosa, movendo-se lentamente por gravidade por entre os poros em cuja superfície se desenvolveu um limo ou biota complexa, também chamada de biofilme.

    Este biofilme contem bactérias, fungos, protozoários, etc..

    E, enquanto o efluente percola na superfície porosa, esta comunidade absorve os nutrientes orgânicos dissolvidos extraindo o alimento para seu desenvolvimento e purificando a água em consequência.

    Quando o efluente atinge o fundo do “leito” já se pode considerar tratado sendo então coletado na base do tanque.

    A aeração ocorre através do movimento de ar por entre a mídia, podendo o efluente tratado precisar de recirculação até atingir o tratamento necessário.

    Existem filtros de baixa, média e alta taxa variando de 1,1 a 40 m3 de água/m2 de filtro onde se pode variar o tipo de mídia, a altura da coluna e a quantidade de ar e a DBO e o nitrogênio (N-NH4) envolvido.

    Um dos grandes problemas destes sistemas é a possível oclusão ou entupimento da porosidade pelo desenvolvimento descontrolado do biofilme.