SóProvas


ID
1572310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da operação e manutenção de redes coletoras de esgoto sanitário e da operação de estações de tratamento de esgotos sanitários (ETE), julgue o item que se segue.


Considere a seguinte situação hipotética.


Em uma operação de manutenção, constatou-se que para um poço de visita (PV) de uma rede coletora de esgotos afluem dois coletores (TA), que desse mesmo poço sai um terceiro coletor (TS) e que está havendo deposição de sólidos nos TAs. As cotas de chegada dos TAs (nível inferior da tubulação) são 496,25 m e 496,28 m. A cota do TS (nível inferior do tubo) é de 496,35 m.

Nessa situação, o fato de a cota do TS estar ligeiramente acima da cota de chegada dos TAs não prejudica o funcionamento da rede, desde que a declividade média dos TAs e do TS possibilite a tensão trativa mínima estabelecida pela NBR 9649.


Alternativas
Comentários
  • há sim deposição de sedimento nos TAs porque o TS estando em cima permite o esoamento da parte líquida enquanto que a parte sólida vá para o fundo do PV,

     

    a questão está errada porque o problema não é a tensão trativa, é o fato dos tubos à jusante do PV estarem em posições verticais diferentemente consideráveis que afetam diretamente no escoamento do esgoto

  • Além de tudo, Não pode-se instalar os coletores nessa configuração pois pode haver a presença de remanso 

  • Previsão normativa comentada pelo Duwylho.

    NBR 9649

    5.1.7 Condição de controle de remanso. Sempre que a cota do nível d’água na saída de qualquer PV ou TIL está acima de qualquer das cotas dos níveis d’água de entrada, deve ser verificada a influência do remanso no trecho de montante.