-
Não entendi. Como essa questão pode estar certa ?
-
Aqui aborda o tema ética e moral, não necessariamente na administração pública. Está mais ligado ao lado filosófico da Ética.
A Ética é o estudo/conjunto sistematizado da moral (moral=costumes tidos como correto em uma determinada sociedade).
Logo, a Ética não é algo pronto ("da natureza humana ou preexistente"), e sim uma codificação/normatização dos costumes de uma determinada sociedade. Entendendo ainda que o que é moral aqui no Brasil, pode não ser em determinada parte do mundo, e vice-versa.
Portanto, depende de construção, que se dá através das reações humanas de determinada sociedade/comunidade.
-
Eu também não entendi essa questão. Se fosse correta, não seria relações informais?
Estou Tentando entender....
-
Procurando informações a respeito de aprendizagem formal encontrei o seguinte: "Uma das diferenças entre os modos de aprender formal e informal reside no fato de que o primeiro foca mais na figura do professor que tem sempre conteúdos a serem ensinados e os alunos tendem a ser receptores mais passivos no processo de ensino-aprendizagem (GREEN, 2001).
"Já em relação à ética encontrei:"A apreensão e a aprendizagem formal dos valores éticos só pode se dar por meio das relações humanas que o homem precisa estabelecer desde cedo. Muitos dos valores que possuímos são apreendidos (subjetivamente) na família e na comunidade, principalmente pela observação das atitudes e comportamentos dos adultos e de outras crianças." Fonte: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155316/1/unesp-nead_reei1_ee_d05_texto1.pdf
Ou seja, a aprendizagem formal, pelo que dá a entender, é a aprendizagem que se tira das relações humanas, sendo que o dito "relações humanas" ficaria no papel do professor (relações formais).
-
Eu marquei certo.
Eu entendi que as relações humanas são necessárias para a aprendizagem, seja ela formal ou informal. A questão também estava se referindo a valores que é: Ponderam as condutas e os caráteres de seus autores, indivíduo ou grupo, passa de geração para geração. Ou seja, de um professos para um aluno, sem as relações humanas não há como transmitir valor.
Espero ter ajudado.
-
para entender o que a questão pede,
ética é uma filosofia fundamentadas em valores e princípios (que buscam ideais para a conduta humana), logo existe uma lógica formal nela ao passo que a moral se baseia em ações e decisões, partindo de um convívio informal.
Valores morais não são decididos individualmente, mas surgem da experiência em grupo até tornarem-se um consenso entre membros da sociedade.
Desta forma, para que se criem valores éticos, que representarão as convicções dominantes de uma instituição, essa deve emerguir da própria experiência do grupo humano e não pelo individualismo.
-
ÉTICA = você não faz pq uma lei impede, caso contrário faria.
MORAL = você não faz pq sabe que é errado, e mesmo sem lei não faria
-
Pedro Morais, não seria o contrário?
-
Ética: busca pelo bem, utilizando-se de critérios sobre o que é o bem, é uma decisão subjetiva decorente de reflexão e ponderação.
Moral: decorre do costume consolidado por uma ordem social, decorre ainda, de lei ou norma. O sujeito pratica o ato sem refletir.
-
Look Ysmily o Pedro Morais está CERTO! Já que moral deriva dos costumes e valores de uma sociedade, sendo assim o fazer do certo ou errado não pressupõem a existência de uma lei, já que essa está qualificada na ética (estudo científico da moral)! ;)
#AlfartanosForça! ^^
-
CERTA.
A ética é o conjunto e a ciência que estuda as regras morais impostas pela sociedade. Logo, não apenas deve considerar a natureza humana (moral), mas também as relações humanas (ética).
-
Exemplificando o que o Pedro Morais colocou:
"ÉTICA = você não faz pq uma lei impede, caso contrário faria.
MORAL = você não faz pq sabe que é errado, e mesmo sem lei não faria"
-----------> Se eu morasse em um país em que fosse permitido o aborto (a lei, a ética), eu jamais o faria devido à minha moral (meus valores e crenças), mesmo que não houvesse lei que o criminalizasse.
Deus nos abençõe e fortaleça!!
-
Nossa!!! não consigo aprender essa parte filosófica da matéria....prefiro quando é cobrado os Decretos. Essa parte é muito subjetiva. Uma questão pode acabar nos enganando...sei lá!!!
Só um desabafo!!!rsrsrs
Foco,força e Fé e sobretudo Deus no comando!!!
-
CORRETO
Para se aprender novos valores éticos pode se usar da aprendizagem formal quanto da informal, os dois se utilizam de relações humanas!
A natureza humana não cria condições suficientes para ocorrer a aprendizagem!
Aprendizagem formal: Esta geralmente envolve um curriculum que não é o que queremos, mas o que alguém decidiu por nós, ocorre na companhia de outros, no mesmo espaço que os outros, e leva a um reconhecimento no final, por exemplo a um diploma, um certificado ou uma estrelinha de ouro. Nós sabemos quando a aprendizagem formal acaba. A aprendizagem informal nunca acaba, ela continua a toda a hora.
Aprendizagem informal: é a maneira em que aprendemos a falar a nossa língua, o modo como aprendemos a ser quem somos, a forma como aprendemos a nossa cultura. A aprendizagem informal é tudo que não é aprendizagem formal.
Há professores informais? Não! O ensino é algo que uma pessoa faz a outra enquanto que a aprendizagem é um ato interno que nós fazemos a nós próprios; as pessoas podem nos ensinar, mas não podem nos aprender. Não há um curriculum mas há um conjunto de valores.
-
Concordo contigo Guerreira de Deus
-
Segue um artigo que ajuda muito a entender os conceitos de ética e moral. Vale a pena ler!
http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68
-
CERTO. Os valores éticos são adquiridos na interação social nos mais diversos contextos. Portanto, esses valores variam entre organizações, sociedades, religiões, etc. Algo da "natureza humana" é aquilo que está acabado (pronto), isto é, invariável. Ela é preexistente porque é dada "de fábrica" (não se adquire).
-
Correto!
Afinal, a ética ela defende as relações interpessoais
-
Filosofia pura...
-
Ajudem-me por favor!!!!!
Não seria, "novos valores MORAIS", já que são mutáveis, enquanto que os valores éticos são mais permantentes?!?!?!?!!?!?!?
-
APRENDIZAGEM = MEIO EM QUE SE VIVE (RELAÇÕES HUMANAS, RELAÇÕES SOCIAIS) + BAGAGEM GENÉTICA, HEREDITARIEDADE ("NATUREZA HUMANA" PREEXISTENTE)
O QUE O ELABORADOR DA QUESTÃO QUIS AFIRMAR É QUE A APRENDIZAGEM É A BAGAGEM GENÉTICA JÁ ADQUIRIDA (PREEXISTENTE) EM CONJUNTO COM A APRENDIZAGEM QUE SE ADQUIRE EM SEU MEIO SOCIAL ATRAVÉS DAS RELAÇÕES HUMANAS.
ATENÇÃO NO DETALHE DA QUESTÃO: "....e não apenas "
-
Saindo um pouco de ética, rumo à gestão de pessoas........ aprendizado FORMAL é treinamento, educação ou desenvolvimento... enquanto o INFORMAL se dá por meio das relações entre as pessoas da empresa...
Parece que no CESPE é preciso compartimentar o conhecimento pra aplicar somente aquilo que se refere à matéria em análise.... =/
-
novos valores podem ser internalizados com a interação social, além daqueles que o indivíduo já possui...
questão cobra aquela distinção entre valores, princípios e virtudes..
-
Esse tipo de questão não deveria ser colocada como certo ou errado!!! CESPE, se for pra fazer questões confusas, subjetivas e que misturam conceitos de áreas distintas, faça pelo menos como múltipla escolha, possibilitando que o candidato escolha a "menos errada" ou a "mais correta"...
-
Até concordo que as relações pessoais influenciem, mas não dá pra dizer que isso constitui aprendizagem FORMAL como afirma a questão.
-
CERTO.
Os valores éticos são adquiridos na interação social, nos mais diversos contextos. Algo da "natureza humana" é aquilo que está acabado (pronto), isto é, invariável. Ela é preexistente porque é dada "de fábrica" (não se adquire).
-
As relações pessoais fazem parte da aprendizagem FORMAL???????
De onde a CESPE tirou isso??????
-
questão confusa numa prova deve ser deixada em branco.... pois o obejtivo desse tipo de questão é tirar pontos de você...
-
Essa erva é da boa.
-
QUE QUESTÃO BONITA!
-
Que brisa!
-
Basta saber o que é a bondade para ser bom! (Sócrates).
De acordo com a Teoria da Ética Valorativa de Eduardo Garcia Maýnez = "Valores devem ser ensinados".
-
Eitaaa, cadê as frases de autoajuda? Tô precisando rsr =/
-
Essa questão tem que ser respondida com foco em MiMiMi , na brisa, no to de buenas, good Vibe, e não com foco em Administração com conhecimento Formal ou Informal....
-
Até agora sem entender...
-
meuzovo
-
Uma dica para essa disciplina
estudem apenas conceitos, pois caso se aprofudem vão errar por preciosismo. Historicamente é uma das disciplinas que a CESPE menos anula ou muda o gabarito, simplesmente pela subjetividade do examinador.
-
Não entendi mas ta CERTO
-
kkkkk Teu comentário me representa Gabriel Calixto rs
-
eu acho, apenas ACHO, só acho, only acho que a questão disse que a ética deve ser guiada pela relação do SER (até porque a ética é regra, princípio e normativa, linda, cheirosa e tal) não apenas pelo que È (o que já existe), senão estaríamos indo para o lado da moral, que tem uma construção mais social e contextual em relação à ética e que rege as condutas.
-
Ética = tudo lindo ; bonito ;perfeito; utopia; politicamente correto; algo q vc contaria para seus pais; aldeia dos smurfs...
Se for assim, pode marcar certo.
-
Foco,força e Fé e sobretudo Deus no comando!!!
Gostei (
41
)
-
"Uma equipe que pretende ver seus colaboradores adquirindo novos valores éticos deve considerar que a aprendizagem formal deve dar-se por meio das relações humanas e não apenas pela chamada “natureza humana” preexistente."
O que a questão quis dizer com isso? Em uma equipe de trabalho não se pode valorizar somente o conhecimento da pessoa e, sim valorizar as relações pessoais na referida equipe de trabalho. Diante disso, encontra-se vários resultados satisfatórios.
Espero ter esclarecido!
-
Considerei que relações humanas não tem a ver com aprendizagem formal, por isso, errei a questão...
Até agora não entendi!
-
A ética é o conjunto e a ciência que estuda as regras morais impostas pela sociedade. Logo, não apenas deve considerar a natureza humana (moral), mas também as relações humanas (ética).
-
Valores éticos: são dependentes da cultura social.
-
Gab: CORRETO
-
QUAL A DIFERENÇA ENTRE VALORES ÉTICOS E VALORES MORAIS????
-
Meu amigo... essas questões dessa prova de ética... confusas dms kkkkk o cabra ler 200x e marca sem entender nada.
-
Essa é a última matéria que eu resolvo em todo concurso. 80% das questões vc responde sem ter certeza se é isso mesmo.
Se deixar pro começo da prova essa parte, a insegurança acaba impactando pro resto da prova!!!
-
Natureza humana ---- valores morais
Relações humanas ----valores éticos.
Acho que é isso.
-
No que se refere a ética e moral, é correto afirmar que: Uma equipe que pretende ver seus colaboradores adquirindo novos valores éticos deve considerar que a aprendizagem formal deve dar-se por meio das relações humanas e não apenas pela chamada “natureza humana” preexistente.
-
Gab. C
Ética: “Emutável”
Valores éticos: Variam = Mutáveis
Valores éticos são normas e princípios aceitos em sociedade aplicáveis a uma conduta. E são mutáveis, ao contrário da ética que é imutável (não é absolutamente imutável).
-
De cada 10 acertos nesse conteúdo, 9 eu nem sei o porquê marquei kkkkkkkkk
-
A questão se refere à moral quando fala em natureza humana preexistente; aqui temos os costumes e a cultura agindo, por meio de ideias pré-concebidas do certo e do errado. E quando fala em aprendizado formal, fala em ética, porquanto é exatamente isso que a ética é: uma forma de pensar, criticar e aprender valores destinados a orientar qualquer tipo de sistema.
A ética não é uma codificação dos costumes, a moral já é isso, a codificação dos costumes seria só a repetição num pedaço de papel de algo que já está implícito nas relações humanas de determinada cultura, condicionada pelo espaço e pelo tempo.
A ética vai muito além disso, sua principal função é a criação de um sistema de orientação que tenha como fim último um determinado objetivo maior. Quando se estabelece esse obejtivo, todos os princípios são racionalmente pensados para criar uma estrutura que possibilite esse sistema a guiar quem quer que seja na concretização desse fim último, desse objetivo maior.
Aristóteles faz isso com a vida humana. Ele estabelece como fim último do ser humano a 'felicidade', e constrói todo um sistema para guiar a conduta humana de forma que a possibilite atingir esse fim.
Nesse sistema, ele fala sobre o procedimento pelo qual as virtudes e vícios se instalam, que é a repetição, o hábito. No vício, repete-se condutas involuntárias, provindas das paixões; na virtude, tem-se condutas vonlutárias provindas da supressão das paixões, depende de esforço e de um movimento consciente, e exatamente por isso ser virtuoso é difícil.
Assim, para ele, por meio das virtudes chega-se aos valores norteadores do sistema que poderia guiar a conduta humana em direção à felicidade.
No caso de outros objetivos, imaginem o serviço público, a advocacia, a medicina, ocorre da mesma forma, os códigos de ética pretendem estabelecer sistemas aptos a conduzir cada uma dessas áreas de atuação ao fim estabelecido por aqueles que criam o sistema/código.
Na medicina, podemos estabelecer, por exemplo, como fim último a verdade. Dito isso, poderíamos estabelecer como um princípio ético a dignidade da pessoa humana. Ou seja, busca-se a verdade, mas não ao preço de passar por cima da dignidade da pessoa humana. E por aí vai.