SóProvas


ID
1572856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue o item que se segue de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

A forma e a linguagem empregadas no trecho a seguir são adequadas para figurar em uma comunicação oficial cuja finalidade é enviar documentos solicitados por expediente anterior: “Em atenção ao Memorando n.º 9, de 8 de abril de 2015, encaminha-se, para conhecimento e avaliação, as planilhas com a previsão de gastos referentes à atualização do novo sistema operacional”.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que há erro gramatical no “encaminha-se” o correto seriam “encaminham-se ... as planilhas”


    GABARITO: ERRADO


  • dever conter ,no corpo do texto,  ( tipo, data , origem ou signatário e assunto ) nas comunicaçoes de mero encaminhamento
  • O correto seria - "Em resposta ao Memorando...". Há também um erro de concordância: "encaminha-se as planilhas".

  • RESPOSTA ERRADA

    https://www.youtube.com/watch?v=uyCle2RtwE4

    2H35M

  • Documento solicitado por expediente é o Requerimento, por isso não pode dar como resposta ao memorando, não foi isso que foi recebido.

  • ERRADO

    Erro de concordancia: encaminham-se

    Fonte: Pós Prova do GranCursos https://www.youtube.com/watch?v=uyCle2RtwE4
  • Na verdade, eu acho que a redação sugerida não seria adequada para "enviar documentos solicitados por expediente anterior". Para mim, esse texto que a banca sugere seria mais adequado para documento não solicitado. Fiquei em dúvida pois o trecho traz "para conhecimento e avaliação", e acho que isso indica a razão pela qual está sendo remetido (ver questão abaixo). Além disso, há o erro de português, segundo os colegas apontaram.

    Questão -Cespe- 2013- Mi - Assistente : Em ofício destinado ao envio de documentos, deve-se iniciar o texto com referência ao expediente que os tenha solicitado; ou, no caso de a remessa do documento não ter sido solicitada, o texto deve iniciar-se com a informação do motivo da comunicação, seguida dos dados completos do documento encaminhado e da razão pela qual ele está sendo remetido (c)


  • "referentes à atualização do novo sistema operacional". Acho que essa crase aqui também esta errada. Pois esta antes de palavra masculina.

  • Galera, o único erro dessa questão está na concordância verbal do trecho "(...) encaminhaM-se, para conhecimento e avaliação, as planilhas com a previsão de gastos referentes à atualização do novo sistema operacional”.

  • Errado.

    Quando se tratar de mero encaminhamento (resposta) de documentos a estrutura é a seguinte:

    - Introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado.

  • Pessoal, além do erro de concordância, há também erro quanto à ordem da estrutura. Em textos oficiais deve ser evitada a inversão da ordem:

     sujeito - verbo - complemento - adjunto adverbial. 

    Além do mais, não há a indicação da origem do memorando (Qual departamento, órgão, setor, divisão?).

  • Acredito que o texto está confuso, e embora tenha que ser impessoal, tem que ser claro e conciso.

  • Fauzi,


    Atualizaçao é palavra feminina.

  • Só de olhar para a forma que o Memorando foi escrito, já mata a questão. 

    Padrão Ofício: tipo e número + sigla do órgão que o expede

    Ex.: Aviso 123/2015 - MME

  • Nesse tipo de questão, o maior erro que cometemos é pensar unicamente na impessoalidade da comunicação, e acabar esquecendo regras básicas da própria gramatica.

  • Gabarito ERRADA

    Um dos erros: Encaminham-se e não encaminha-se


  • Voz passiva sintética -  estrutura : verbo + se + sujeito (neste caso no plural) 

    encaminha- se as planilhas        (errado) 
    passando para a outra voz passiva a fim de esclarecer o porquê do erro 
     As planilhas são encaminhadas ( tudo na sua devida concordância ) 
    Verbo concordando com o devido sujeito, tudo no plural... 
    Lembrando que só acontecem com verbos transitivos diretos, pois o OBJ direto que passa a ser o sujeito na outra voz 

    Tbm há o erra de estrutura, mas creio que não seja esse o motivo principal e sim aquele. 



  • O erro está no verbo encaminha-se, pois o termo ''se'' que acompanha o verbo desempenha a função de partícula apassivadora e ''as planilhas'' são seu sujeito, desse modo, o verbo deveria ir ao plural concordando com seu sujeito.

    Forma correta: encaminham-se as planilhas (voz passiva sintética).
    as planilhas são encaminhadas (voz passiva analítica).
  • GABARITO ERRADO 

     encaminha-se, as planilhas... (voz passiva sintética, 

    TESTE PARA SABER SE A PARTÍCULA "SE" É APASSIVADORA - PASSAR PARA VOZ PASSIVA ANALÍTICAas planilhas são encaminhadasASSIM COMO SE TRATA DE PARTÍCULA  APASSIVADORA O QUE ERA PARA SER OBJETO DIRETO  (AS PLANILHAS) SERÁ SUJEITO DA ORAÇÃO E O VERBO DEVE FICAR NO PLURAL
    encaminhaM-se as planilhas.  

  • A posição das virgulas está correta?


  • encaminham-se as planilhas

  • caramba, não acredito que errei a questão só por causa desse "M" -_- 

    "que burro, dá zero pra ele" (chaves)
  • Voz passiva tem que concordar com planilhas "encaminham-se"

  • Erro de concordância. 

    "encaminham-se" 

    GABARITO: ERRADO

  • Existem apenas dois sucintos erros, um levando ao outro, note:
    - Como padrão dos documentos oficiais é majoritariamente importante reconhecer que a forma verbal tende a ficar na primeira pessoa do singular, todavia foi usada a terceira do singular;
    - Daí, vem o erro crucial para a assertiva: O erro de concordância em " encaminha-se planilhas" quando na verdade deveria estar tipificado " encaminham-se planilhas ( voz passiva sintética) = São encaminhadas ( Voz passiva analítica).
    Portanto...
    ERRADO.

  • caraca,agr tem q caçar erros gramaticais em redação oficial..kkkkkk boa.

  • Encaminham-se as planilhas...

    ERRADO

  • Quanto ao erro gramatical,o que tornou a questão "mais fácil",  todo mundo já explicou. Porém, acredito que houve erro na estrutura. Segue texto do MRPR:



    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

      – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

      ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."



    Acho que o texto trouxe um rol taxativo, que não cabe adequações.

    De uma forma, ou de outra, Gabarito ERRADO.
  • Errado. 
       
    Segundo o Manual, o correto é "encaminho".

  • “Em atenção ao Memorando n.º 9, de 8 de abril de 2015, encaminha-se, para conhecimento e avaliação, as planilhas com a previsão de gastos referentes à atualização do novo sistema operacional”.

    ERRADA,  a banca, a fim de complicar a busca da concordância do verbo (encaminham-se (...)), conquanto que o verbo estivesse correto, o texto estaria com excesso de intercalações, o que dificulta a clareza:


    E mais, não pode ser (..) EU encaminho, para conhecimento e avaliação, as planilhas com a previsão de gastos referentes à atualização do novo sistema operacional”. pois seria pessoal, a redação oficial, há de ser impessoal,

    Não é isto 

  • ERRADO - ENCAMINHO e não encaminha-se - Manual de Redação da Presidência da República.


    “Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, ENCAMINHO, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.”

    ou

    “ENCAMINHO, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.”




    pronome “se” :Evite abusar de seu emprego como indeterminador do sujeito. O simples emprego da forma infinitiva já confere a almejada impessoalidade: “Para atingir esse objetivo há que evitar o uso de coloquialismo” (e não: Para atingir-se ...Há que se evitar...). É cacoete em certo registro da língua escrita no Brasil, dispensável porque inútil.

  • ENCAMINHAMMMM-SE ('SE' PARTÍCULA APASSIVADORA), logo concordará com AS PLANILHAS.



    GABARITO ERRADO
  • Fabiana, o engraçado é que o Manual traz o pronome "se" várias vezes, na introdução do tópico onde recomenda que seja evitado o uso.

  • Fui tão na sede de achar erro em relação a estrutura mesmo, que deixei passar batido o erro de verdade... e aí bate o ódio de mim.

  •  

    Resposta: ERRADO
    Justificativa: o correto seria "encaminhaM-se as planilhas"


    Alumas formas de resolver a questão:

    1) Encaminhar é um verbo transitivo direto (VTD), portanto, o "se" é um pronome apassivador, portanto, o verbo varia para o plural se o sujeito está no plural.
    Ex.: "vendeM-se casaS" "encaminhaM-se documentoS"

    2) Tente passar para a voz passiva analítica. Se conseguir, é porque a oração estava na voz passiva sintética e varia para o plural se o sujeito está no plural.

    O que a questão diz: "encaminha-se as planilhas" 
    Tentando passar para a voz passiva analítica: "as planilhas são encaminhadas"

    Como deu certo, estava na voz passiva sintética. Então era um pronome apassivador, então varia para o plural se o sujeito está no plural.Portanto, o correto seria: "encaminham-se as planilhas"


    ATENÇÃO:Quando for um verbo transitivo indireto (VTI) ou quando você não conseguir passar para a voz passiva analítica, quer dizer que o "se" é uma partícula de indeterminação do sujeito, ou seja, não varia para o plural se o sujeito está no plural, até porque o sujeito é INDETERMINADO e "informações atualizadas" não é sujeito.

    Ex.: "não se dispunha de informações atualizadas"

    Veja que neste caso o verbo "dispor" não vai para o plural porque é um VTI e, ainda, porque não conseguimos passar a oração para a voz passiva analítica.
    (tentando passar para a voz passiva analítica: informações atualizadas não eram dispostas??? - veja como não deu!)

    Espero que sirva para alguém a minha explicação. Se não conseguir entender ainda assim procure por vídeos no youtube explicando ou no próprio google por "partícula de indeterminação do sujeito ou pronome apassivador?". Me bati muito tempo para entender, é bem chato.

    Se você não sabe o que é VTD e VTI:
    VTD: quando o verbo não exige preposição
    VTI: quando o verbo exige preposição

    Se você não sabe o que é preposição sugiro estudar português do zero kkkk

     

  • Pessoal, 

    Um macete para esse tipo de questão é:

    1º)  Buscar possíveis erros gramaticas.Ex: concordância, ortografia etc.

    2º) Se gramaticamente estiver tudo certinho. Vamos observar possíveis ambiguidades. 

    A professora Maria Tereza da Casa do Concurseiro passou essa dica e até agora não errei questões nesse estilo. 

    Espero ter ajudado!

  • Acertei a proposição, sem aprofundar na análise da questão.Corri  um risco,mas julguei errado pq achei estranho o " Em atenção ao memorando".

  • Documento solicitado => "Em resposta"
    Documento não solicitado => "Encaminho"

  • ERRADO

    encaminham-se...as planilhas

     

  • Eu ENCAMINHO as planilhas  /  As planilhas são encaminhadas

    ...encaminho, para conhecimento e avaliação, as planilhas...  ou   ...encaminham-se, para conhecimento e avaliação, as planilhas...  

    Gabarito: ERRADO

  • O MRPR no item 3.1 - Partes do documento do Padrão Ofício, determina:

     

    "quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

            – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação..."

    depois o MRPR da um exemplo para o caso da remessa ter sido solicitada: "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro..."

     

    Mas não me parece que o MRPR determine que "Em resposta" seja a única expressão válida nesse caso. "Em atenção" que foi usado na questão parece cumprir bem o papel de fazer referência ao expediente que solicitou a comunicação.

     

    Por isso estou com os colegas que o erro na questão é o erro gramatical em "encaminha-se".

  • Solicitou = resposta

    Não solicitou = encaminhar

    ERRADO

  • O comando da questão faz referência a forma e linguagem. Quanto à linguagem, diversos colegas já mencioaram o evidente erro de concordância do verbo encaminhar. Quanto à forma, transcrevo abaixo um trecho do manual que acredito fazer-se claro...

     

    Deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado.

  • Se a finalidade é enviar documento já solicitado, não poderia constar no texto "para conhecimento e avaliação", pois o remetente já tem conhecimento.

  • o único erro da questão é a palavra "encaminha- se" não está no plural "encaminham- se".

  • As planilhas são encaminhadas.... Logo, encaminham-se as planilhas...

     

    Força e fé!

  • O problema real que a questão quis chamar a atenção foi o desvio na linguagem, pois ocorreu uma concordância verbal equivocada, haja vista que o verbo “encaminha” é transitivo direto, o pronome “se” é apassivador e o termo plural “as planilhas” é o sujeito paciente, o qual força o verbo ao plural: “encaminham-se...as planilhas”.(Prof. Décio Terror)

     

     

     

     

    Gabarito: E

  • questão desgraçada

  • “Em atenção ao Memorando n.º 9, de 8 de abril de 2015, encaminha-se, para conhecimento e avaliação, as planilhas com a previsão de gastos referentes à atualização do novo sistema operacional”.

    Atenção: A alternativa contem erro gramatical, especificamente erro de concordância verbal, pois "encaminha-se" teria que concordar com o substantivo "as planilhas" por se tratar de VTDI - quem encaminha, encaminha algo, a/para alguem. Assim, o correto seria encaminham-se dentro do contexto apresentado.

  • que pegadinha!!!

  • Independente do erro de concordância, o correto seria "Encaminho" (1ª pessoa) conforme orienta o MRPR.

  • É só perguntar para o verbo: O QUE É QUE SE ENCAMINHA? RESPOSTA: AS PLANILHAS

     

    LOGO, O VERBO DEVERIA CONCORDAR

    O Correto seria:

    ENCAMINHA-SE A PLANILHA

    OU

    ENCAMINHAM-SE AS PLANILHAS

    ;)

  • ERRADO. Se o documento já foi solicitado anteriormente, não se deve mencioná-lo novamente num documento oficial.

  • Roger, seu comentário está errado, olhe o que tirei do manual:

    ...deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

    este é o erro:

    Tem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoa Tem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoaTem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoaTem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoaTem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoaTem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoaTem que ser em primeira pessoa, Tem que ser em primeira pessoa. Tem que ser em primeira pessoa

    mas creio que se estivesse escrito "encaminham-se" talvez eles considerassem a resposta como certo, não da pra saber, vindo da CEspe

     

  • O erro está na concordância.

    As planilhas são encaminhadas.

    Encaminham-se as planilhas. 

  • Não seria, "em resposta"?
    Além, do "encaminha"

  • O único erro está na concordância. 

  • Conforme o manual, deve ser em primeira pessoa: Encaminho.

     

    A concordância já nem precisa analisar. 

  • ERRADA!
     

    Solicitadas anteriormente -> Em resposta...
    Erro de concordância -> encaminham-se as planilhas.

  • O erro está presente também na oração ''encaminha-se .... '' ao separar o objeto do verbo

  • Questão de concordância.

  • EM RESPOSTA e não em atenção

  • Encaminha-se................as planilhas

  • Acredito que a questão está "desatualizada" porque não se fala mais em MEMORANDO, simplificou para OFÍCIO, seja ele interno ou externo.