-
2.2. Fechos para Comunicações
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no1 do Ministério da Justiça, de 1937,que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los,este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras,que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
GABARITO: CERTO
-
Essa eu não entendi: a questão diz que o uso idepende do destinatário, mas se ele for uma autoridade superior, o fecho será diferente daquele destinado a uma autorizadade mesmo nível. O que foi que eu perdi????
-
Juliana Campos, tente reler a questão substituindo "independentemente dos seus destinatários" por "sem entrar no mérito de seus destinatários". Acho que fica mais fácil de matar...
-
Na minha concepção, a questão trata de somente dois tipos de fecho, o que está certo... No Manual de Redação Oficial da Presidência da República, trata justamente sobre os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente. Já nos casos das comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras, será tratada no Manual do ministério das Relações Exteriores. Questão Certinha...
-
Eu acho que essa questão deveria ser anulada !O trecho ¨Independente dos seus destinatários ¨ torna a questão falsa pois depende sim .
-
Vitória,
A questão fala "independente de seus destinatários" EXCETUANDO-SE...como você pode notar, o que já a torna indiscutivelmente certa. Sinto, mas um recurso seria perda de tempo.
-
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Técnico de Geociências - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Forma dos fechos; Manual de Redação da Presidência da República; As Comunicações Oficiais;
Os fechos — estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República — Respeitosamente, em correspondência dirigida a autoridade de hierarquia superior, e Atenciosamente, em correspondência dirigida a autoridade de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, não se aplicam a comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia FederalDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Forma dos fechos; Manual de Redação da Presidência da República; As Comunicações Oficiais;
O referido manual estabelece o emprego de dois fechos para comunicações oficiais: Respeitosamente, para autoridades superiores; e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Tal regra, no entanto, não é aplicável a comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Pessoal, o gabarito definitivo foi alterado para errado (questão 15 do caderno de questões).
-
O erro está na expressão "independente dos seus destinatários", pois para escolher as 02 opções disponíveis (atenciosamente e respeitosamente) DEPENDE para QUAL DESTINATÁRIO se refere (hierarquia superior ou igual/inferior) para poder escolher se uso uma ou outra.
-
JUSTIFICATIVA CESPE:
"A afirmação feita no item não corresponde à orientação constante do Manual de Redação da Presidência da
República, o qual estabelece que o uso dos fechos Atenciosamente ou Respeitosamente relaciona‐se diretamente
ao cargo daquele a quem se dirige o expediente. Por esse motivo, o gabarito foi alterado."
ERRADO
-
"independentemente dos seus destinatários" é o erro da questão. O uso de um dos dois fechos vai depender do destinatário.
-
- ERRADA -
Vejam essa questão:
Ano: 2014
Banca: CESPE
Órgão: Polícia Federal
Prova: Agente de Polícia Federal
Com referência à adequação da linguagem ao tipo de documento e à adequação do formato do texto ao gênero, julgue o seguinte item.
O fecho “Respeitosamente”, por sua formalidade e impessoalidade, pode ser empregado em qualquer tipo de expediente, independentemente do seu subscritor e do seu destinatário.
- ERRADA -
Avante!
-
Q333616 - Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: CPRM - Prova: Técnico de Geociências
No que diz respeito a comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.
Os fechos — estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República — Respeitosamente, em correspondência dirigida a autoridade de hierarquia superior, e Atenciosamente, em correspondência dirigida a autoridade de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, não se aplicam a comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras
Gabarito: CERTO!
-
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, a depender dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
-
questão ambigua que deveria ser anulada, quando trouxe independente dos destinatário, entendi que haviam apenas dois fechos, mas obvio que a escolha do fecho utilizado vai depender do destinário, mas o número de fechos existententes é apenas 2. sei não :D
-
É muito fácil vim alguém e apontar o dedo dizendo que estamos tentando justificar o injustificável.
A questão é bem ambígua mesmo, podendo ter duas interpretações.
O comentário da colega Natália é bem pertinente sobre isso. O ideal mesmo seria uma anulação da questão.
-
Quando li "apenas", parei e marquei errado. rs
-
Pensei como o Wilson... A palavra apenas, para mim, estragou a questão... :(
-
O erro não está em "independente do destinatário", esse trecho está certo. Independente do destinatário, só se usará RESPEITOSAMENTE ou ATENCIOSAMENTE, nada mais. Entender algo além disto é equivocado e custará um acerto na prova. O erro está apenas no trecho que se refere às autoridades estrangeiras.
-
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, a depender dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
-
ERRADO
APRENDI QUE EM PROVA CESPE VOCÊ TEM QUE SER FRIO, NÃO ACHE CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO PROCURE O ERRO E MARQUE)
(o certo seria dependendo)
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício,
independentemente dos seus destinatários,(......)
-
Como fiquei em dúvida sobre qual é o erro da questão, eu dei uma olhada no que o CESPE motivou ao alterar o gab da questão :
--A afirmação feita no item não corresponde à orientação constante do Manual de Redação da Presidência da
República, o qual estabelece que o uso dos fechos Atenciosamente ou Respeitosamente relaciona‐se diretamente
ao cargo daquele a quem se dirige o expediente. Por esse motivo, o gabarito foi alterado.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DEPEN_15/arquivos/DEPEN_15_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
Espero que esclareça um pouco. =)
-
No CESPE: C + E + C = ERRADO
C + C + C = Certo.
A questão errou pelo seguinte trecho "independentemente dos seus destinatários". Mesmo assim o cespe insistiu em tentar justificar com o correto.
GAB ERRADO
-
Tem muitos comentários equivocados, acredito que não precisam comentar mais, só leiam:
CESPE motivo alteração do gab. da questão :
--A afirmação feita no item não corresponde à orientação constante do Manual de Redação da Presidência da
República, o qual estabelece que o uso dos fechos Atenciosamente ou Respeitosamente relaciona‐se diretamente
ao cargo daquele a quem se dirige o expediente. Por esse motivo, o gabarito foi alterado.
Outro comentário que ajuda esclarecer, feito pela Natália souza: questão ambigua que deveria ser anulada, quando trouxe independente dos
destinatário, entendi que haviam apenas dois fechos, mas obvio que a
escolha do fecho utilizado vai depender do destinário, mas o número de
fechos existentes é apenas 2. sei não :D
Conclusão: questão ambígua, poderia interpretar de duas formas, confirmação que até o CESPE não sabe o que faz, então não é fácil msm adivinhar em algumas situações o que eles querem, pois eles mudam gabaritos com frequência, mas essa ainda teve uma lógica, tem erros muito piores da cespe, acredito que deveria ser mais objetiva nas questões.
-
Cespe é uma comédia...
-
-
minha teoria da conspiração: toda prova tem uma questão pra favorecer alguém... ou seja, dar o gabarito todo seria um tiro no pé, mas uma questão faz toda a diferença para um sobrinho, um primo, um cunhado, um agregado de um tubarão.Essa aí só acertou esse que ganhou a resposta de brinde!!! a Cespe mudou o gabarito? parte do plano pra ninguém desconfiar. Pode ver, toda prova tem uma questão assim.
-
Errei essa "maldita questão" pela segunda vez, e se eu responder mais uma vez, vou errar de novo.
-
acertei a questão pois foquei na palavra "independentemente"
NÃO independe pois dependendo da posição hierárquica se usara um ou outr
-
"Independentemente" NÃO
depende depende depende se for de hierarquia superior respeitosamente se for de mesma hierarquia atenciosamente
-
Não concordo com o gabarito! Independentemente se vc vai mandar pro Ministro do STF ou se vc vai mandar pro tiozinho do órgão da repartição X do Amazonas, vc vai usar Respeitosamente OU Atenciosamente!
A cada concurso que a CESPE elabora ela já tem certo a quem favorecer! Tá de sacanagem essa questão ser dada como Errada! ¬¬
-
Errei essa bonitinha na prova, entrei com recurso e a bendita banca faz o que quer.
Foi alterado o gabarito
-
O Erro está em: "Independente de seus destinatários", pois se for destinado a autoridade com cargo menor/igual usa-se " Atenciosamente" e se cargo maior "Respeitosamente(caracterizando aquela babaçao tipica de comunicação com quem manda mais que você), logo, depende de para quem vai enviar. O resto da questão ta certa pq "excetua-se", ou seja, não faz parte dessa regra as autoridades estrangeiros (que tenham ritos e tradições próprias), e todas têm ritos e tradições...
-
Questão sacana essa!!! O "independente de seus destinatários" não tornaria errada, pois realmente independente de seus destinatários, só há respeitosamente e atenciosamente!!! Ou há outros destinatários que usam outra coisa? CESPE FDP
-
mesmo assim não concordo com o gabarito. Independe do destinatário sim! Tanto faz se ele é autoridade superior, igual ou inferior, o importante é que SEMPRE será utilizado atenciosamente OU respeitosamente.
-
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechosAtenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
pessoal até a partque está em negrito está correto mais quando menciona os extrangeiro não usamos fechos até porque cada país tem sua forma de tratamento espero ter esclarecido
-
Patrícia Freitas, sério mesmo?
Qual seria o sentido disso? Se o sobrinho, primo, parente, etc ao qual você se refere precisar de apenas uma ou duas questões para passar quer dizer que ele se matou de estudar de qualquer forma. Mesmo para ficar entre os 50/100 primeiros não é nada fácil. Nem com ajuda de uma ou outra questão...seria mais fácil o cara manipular o gabarito de outra forma.
Fazer uma questão bem elaborada não é fácil, mesmo com materiais do lado e revisores o cara pode errar, somos humanos, para isso existe o recurso. Quando alguém não concorda e acha que a questão tem outra interpretação, fundamentando da forma correta pode chegar a convencer a banca que a questão deveria ser alterada de alguma forma ou anulada.
A banca tem suas sacanagens? Tem. Tem questão idiota, ridícula? Tem. Mas eu nunca vi ou ouvi falar de uma banca que não errou, não anulou uma questão, não trocou o gabarito...isso acontece em quase todos os concursos. Não adianta reclamarmos. Se você estudou e se esforçou, deu seu sangue mesmo, não é uma questão que pode te tirar das primeiras vagas. Se você estuda e se esforça, sua vaga está lá, é questão de tempo até que todas as probabilidades se encaixem e você consiga. Em concurso só podemos aumentar as nossas probabilidades fazendo o que está ao nosso alcance. Adversidades como "questão sacana", "dor de barriga", problemas externos, sempre existirão.
Foco pessoal, estamos quase lá! Menos reclamação e mais ação!
https://www.youtube.com/watch?v=0MTlohPLIL4
-
Independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente? No meu raciocínio, não! Parece que a assertiva deu a entender que, independente de quem seja o destinatário, podemos usar um ou o outro, o que é errado! É sabido que o fecho "Atenciosamente" é direcionado a autoridades de mesmo nível hierárquico, ao passo que o fecho "Respeitosamente" deve ser usado para autoridades de nível superior.
-
Essa é uma assertiva, por permitir dupla interpretação, do conjunto de questões que a cespe usa para nivilar.
O fato é que só existe dois tipos de fechos para as comunicações oficiais que seguem o manual da presidência da república.
-
Gabarito Errado.
..., dependendo de seus destinatários, ... ( aí sim, a questão estaria correta )
-
Fiquem LIGAAAAADOS quando a Questão Cebraspe trouxer informação entre vírgulas(independentemente dos seus destinatários). Quando for uma questão de regra e exceção, na maioria das vezes essa informação serve para quebrar a regra e entrar na exceção. Já perdi a conta das questões que resolvi que tinham esta lógica.
-
aprendi que a palavra independentemente não vem de graça numa questão do cespe.Geralmente ela é um cavalo de tróia.Só marque certo no independentemente se estiver na letra da lei, manual ou regulamento.
-
Q333600 - Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: CPRM - Prova: Técnico de Geociências
No que diz respeito a comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.
Os fechos — estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República — Respeitosamente, em correspondência dirigida a autoridade de hierarquia superior, e Atenciosamente, em correspondência dirigida a autoridade de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, aplicam-se a comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras
Gabarito: ERRADOOOOO!
-
No aviso, o fecho sempre será Atenciosamente !!!!!!!!!!!!!!!
-
ERRADO
A cespe generalizou a questão, quando ela fala ''independentemente dos seus destinatários'' tornando essa incorreta. Vejamos a correção da assertiva;
2.2. Fechos para Comunicações
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o
destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da
Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece
o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e
tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
'' Enquanto muitos dorme eu estudo, enquanto muitos vão para festa eu estudo, enquanto muitos descansa eu estudo e enquanto muitos sonham em ter cargo público eu já conquistei.'' Polícia Federal 2017 , Bons Estudos!!!
-
A assertiva recebeu o selo de "Questão imperfeita", distintivo fornecido pelo ilustre professor Arenildo Santos. Na opinião daquele comentarista - o professor do QC - a questão deveria ser anulada já que permite interpretação nos dois sentidos: certo e errado.
Muito embora não seja dado a teorias da conspiração, fiquei extremamente tentado a acreditar que esta é uma daquelas questões curingas, que são capazes de ter seu gabarito alterado, levando-se em conta apenas o interesse da banca de rearranjar a classificação que não lhe agradou.
Fico triste, pois caso a teoria seja verdadeira, fica caracterizado o desdém da CESPE em relação ao nosso esforço. Assim, em prol dos interesses do avaliador, a deficiência de seu processo seletivo é justificada e justifica a injustiça que se dá independentemente da manutenção ou inversão do gabarito.
Abraço.
-
Questão que deveria ser anulada, não cobra conhecimento mas sim malícia.
-
Fia do cabrunco, enrolando o candidato!!!!!!
-
Embora constante de outro manual, alguém poderia me dizer se algum desses fechos poderiam ser usados no caso de autoridade d país de língua portuguesa?
-
quando a alternativa coloca "independentemente dos seus destinatários" quer dizer que será usados o fecho atenciosamente ou respeitosamente de forma independente, ou seja, não haverá a análise se o destinatário é da mesma hierarquia ou não. Isso de fato está errado, visto que o uso desses fechos depende do distinatário.
-
Vejo essa questão como certa, realmente independe dos seus destinatários, o que se leva em consideração ao fecho é a hierarquia
-
ERRADO
Questão que talvez deixaria em branco na prova.
Pensando com base no gabarito da banca,esse'' independentemente dos seus destinatários'' pode tornar a questão errada,pois eu não tenho a alternativa de usar esses dois fechos quando vou enviar um documento oficial para o meu superior hierárquico,logo depende do destinatário.
-
Já fiz essa questão milhões de vezes e toda vez eu erro. kk
-
O ERRO está em excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
-
Questão passível de anulação, uma vez que pode ser valorada como certa ou errada.
-
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício,DEPENDENTE dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
-
O simulado do GRAN está como gabarito CERTO, ainda bem que não concordei e vim pesquisar. Porra de cursos que mudam os gabaritos.
-
Lívia Moreira,
a não aplicação dessa regra à autoridades estrangeiras está expressa no item 2.2 (Fechos para comunicações) do MRPR:
"a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores."
-
Essa Lívia Moreira comenta errado em tudo, é melhor parar de comentar para não confundir os outros.
-
O erro da questão está na expressão "independente dos seus destinatários", porque para escolher uma das duas opções disponíveis DEPENDE para QUAL DESTINATÁRIO se refere (hierarquia superior ou igual/inferior) para então saber qual utilizar corretamente.
APESAR DE TUDO, ESSA QUESTÃO GERA AMBIGUIDADE E DEVERIA TER SIDO ANULADA, a resposta no gabarito preliminar = CORRETO e após os recursos o gabarito definitivo = ERRADO.
-
Acredito que esta questão esteja com o gabarito ERRADO não por haver um erro explícito em sua construção textual, mas sim por estar INCOMPLETA. Da forma como se encontra, a afirmativa do enunciado diz haver apenas dois tipos de fechamentos para expedientes no padrão ofício. Até aí, está certo. Porém, a ausência de informação que especifique as condições de uso de um ou do outro tipo de fechamento torna a questão errada, pois leva a interpretar que pode-se utilizar qualquer um dos fechos existentes (atenciosamente ou respeitosamente) para qualquer destinatário, independente da hieranquia. Assim então compreendi. No final, é só mais uma tentativa de justificar as questões loucas dessa banca...rsrsrs
Questão da cespe do tipo: INCOMPLETA É ERRADO!!
Estudo e sorte a todos!!
-
Danilo Torquato, aprendi também que nem sempre, para a CESPE, questão incompleta está errada.
Regra: incompleta para cespe = certa
Exceção: incompleta para cespe = errada (a depender do caso concreto)
Fonte: Professor Evandro Guedes e Professora Giancarla Alfacon
Bons Estudos!!
-
Errado! Pois não é INDEPENDENTE do destinatário. O fecho depende sim para quem o remetente está enviando o documento.
-
Questão passível de anulação. Péssima justificativa da banca examinadora. Concordo plenamente com o comentário do Professor Arenildo.
-
Realmente os fechos só podem ser atenciosamente e respeitosamente. É por isso que ele diz independentemente dos destinatarios.
E as comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras, o fecho é determinado pelo MRE.
Questao mal formulada
-
Pela primeira vez concordo plenamente com o comentário do Professor Arenildo.
-
Não costumo brigar com a banca, mas nesse caso é complicado!
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
O foda é a ambiguidade!!!
Opção 1: Independentemente dos seus destinatários
Seja quem for, utilizará atenciosamente ou respeitosamente. Fora a ressalva da assertiva (autoridades estrangeiras), pode usar outro fecho? Não!!!
(Gabarito: Certo)
Opção 2: Independentemente dos seus destinatários
A utilização do fecho depende do destinatário. Se for igual ou inferior: atenciosamente. Se for superior: respeitosamente
(Gabarito: Errado)
-
A mudança do GABARITO com certeza foi para ajudar alguém!
-
realmente essa questão foi para o camarada advinhar o pensamento da banca. eu acho que quando ele diz: INDEPENDENTE de seu destinatário,
eu acho que quiz deixar claro que o signatário é que irá resolver o fecho com ATENCIOSAMENTE ou RESPEITOSAMENTE. mas o resto ta correto.
-
Questões desse jeito fica ainda mais complicado de resolver, porque além de você ter que saber o conteúdo, o concurseiro, obriga-se também advinhar o que a BANCA está se referindo, se na ocasião, tivéssemos uma autoridade imediatamente superior ao destinatário da Correspondência Oficial, o termo que esta referida autoridade poderia utilizar ao destinatário seria RESPEITOSAMENTE? claro que não! aí é fod....rsrs
-
independentemente dos seus destinatários - Errado
-
Pessoal o negócio é aceitar, ler e reler, pois vamos fazendo várias fáceis ai vem uma com pegadinha :)
-
Cordialmente, utiliza-se na mesa de Bar ...
• Respeitosamente: quando a correspondência é dirigida ao Presidente
da República e a autoridades superiores
ao nível hierárquico do remetente; e
• Atenciosamente: quando a correspondência é dirigida a autoridades
de mesmo nível hierárquico ou de hierarquia
inferior.
unb2.unb.br/noticias/downloads/normaspadronizacaoversaofinal.pdf
-
Apenas para complementar, sobre a parte final: "Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores."
-
Durma-se com uma questão como essa...
-
ERRADO
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários (erro), são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
Não é independentemente. Usa-se o respeitosamente para ocupantes de cargos superiores ao do emissor, e o atenciosamente para ocupantes de cargos de mesmo nível ou inferior ao do emissor.
-
Faça isso em uma redação quero ver a CESPE não lhe penar por AMBIGUIDADE.
-
REI está acima dos súditos, todos o REI speitam;
os súditos ATEN dem ao rei,
-
GABARITO: “ERRADO”
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
São utilizados dois fechos distintos para todas modalidades de comunicação oficial:
RESPEITOSAMENTE: Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República:
ATENCIOSAMENTE: Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos
OBS: “Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios” (Manual de Redação da Presidência da República.)
O erro da questão é afirmar que as expressões supramencionadas podem ser usadas independentemente do seu destinatário. Está incorreta, visto que há uma formalidade a ser seguida para o emprego das mesmas, a depender o cargo ocupado pelo destinatário.
-
Questão ridícula... ambígua, sem clareza, sem justificativa plausível... zero pra CESPE!
-
A questão está errada por causa de uma pequena palavra Ou quando aparece em questão a afirmação costuma está errada. Gabarito errado embora pareça está certa.
-
Natan M
-
Usa-se o respeitosamente para ocupantes de cargos superiores ao do emissor, e o atenciosamente para ocupantes de cargos de mesmo nível ou inferior ao do emissor.
-
Prof foi perfeito:
trocar o gabarito de CERTO para ERRADO não muda porr4 nenhuma.
-
Fechos:
ATENCIOSAMENTE: Para autoridades da mesma hierarquia ou hierarquia inferior.
RESPEITOSAMENTE: Para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
-
Acho que o erro da questão está em dizer que não utiliza-se com autoridades estrangeiras
-
Esse gabarito só atestou a burrice dos que entraram com recurso!
-
Questão ambígua.
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente (é possível interpretar que são apenas dois fechos normalmente classificados com o padrão ofício).
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente (é possível interpretar que o fecho depende dos seus destinatários).
-
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
Erro em Negrito!!!!
-
5.1.7 Fechos para comunicações O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Os modelos para fecho anteriormente utilizados foram regulados pela Portaria no 1, de 1937, do Ministério da Justiça, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente, b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente, Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios
possível erro, independente do destinatário,,,,,,,,,,É claro que depende do destinatário, como explicado acima.
-
Gabarito oficial CESPE = ERRADO
justificativa:
"A afirmação feita no item não corresponde à orientação constante do Manual de Redação da Presidência da República, o qual estabelece que o uso dos fechos Atenciosamente ou Respeitosamente relaciona‐se diretamente ao cargo daquele a quem se dirige o expediente. Por esse motivo, o gabarito foi alterado"
-
Acertei pelo fato de observar a palavra “independente” pois se o fecho utilizado ,via de regra, por Ministro de Estado quando direcionado ao PR ou Vice é o fecho “Respeitosamente” então o fecho está condicionado sim.