SóProvas


ID
1573309
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que um colaborador desempenhe suas funções. As competências que um colaborador usa para produzir, processar e utilizar informações, bem como para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões, são as do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Eu diria que são competências conceituais, típicas de altos níveis hierárquicos (definir estratégias, elaborar conceitos, entre outros). Na ausência de tal termo, o mais apropriado seria INTELECTUAIS. 

    Resposta: C

  • Existe um erro nesse gabarito a questão fala as competências que um colaborador ou seja não é da alta administração. Teria como resposta  D) TÉCNICAS: funções especializadas e ligadas ao trabalho operacional. 

    Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. 

  • a grosso modo:

     

    interpessoal - busca o relacionamento com o outro 

    intrapessoal - busca o relacionamento consigo

  • COMPETÊNCIAS INTELECTUAIS – São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.

          - Aplicar conhecimento – Saber aplicar seus conhecimentos técnicos para a resolução das situações expostas em seu contexto de atuação.

          - Transferir conhecimento –  Saber multiplicar seus conhecimentos técnicos para seu superior, pares, subordinado, clientes, fornecedores, ensinando, instruindo e aperfeiçoando a resolução das situações expostas em seu contexto de atuação. Estar apto para adquirir novos conhecimentos.

          - Generalizar conhecimento – Traduzir os conhecimentos do nível institucional à realidade da organização, transferindo ao próximo nível, o operacional, a responsabilidade direta pela implementação das idéias. De um lado, faz contato com situação de extrema instabilidade - quando interage com o nível institucional - e, de outro, com protocolos sobretudo rígidos e previsíveis – quando faz interface com o nível operacional.

          - Reconhecer e definir problemas, propondo soluções para equacioná-los - Visualizar, analisar e situar os negócios da empresa dentro do contexto nacional e mundial, de modo solidificar e perpetuar a imagem e atuação da empresa dentro desse cenário, independente do produto ou serviço prestado.

     

    At.te, CW.

    - MODELOS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. http://www.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php

  • Dependendo da banca, o conceito pode ser chamado de gerenciais. 

  • Podemos dividir as habilidades e competências em dois grandes grupos: as técnicas e as comportamentais. As competências técnicas são obtidas através da educação e englobam: a escolaridade, que corresponde ao nível de escolaridade formam que é exigido pelas atribuições do cargo, os treinamentos e cursos que ajudam a ter melhores resultados no cargo e os conhecimentos técnicos que podem ser desde elementares aos mais profundos com o objetivo de intervir e tomar decisões relativas a situações já ou não experimentadas.

    Já as  competências comportamentais podem ser inerentes às características de personalidade do profissional e normalmente estão ligadas ao sucesso na execução de determinadas atividades. Este grupo engloba as competências intelectuais, comunicativas, sociais, comportamentais e organizacionais.

     

    As competências intelectuais estão atreladas a necessidade de pensar estrategicamente, bem como solucionar problemas e trazer melhorias para os processos de trabalho. Sendo necessária a habilidade de aplicar e transferir o conhecimento, por exemplo.

     

    As competências comportamentais estão ligadas ao espírito empreendedor e a capacidade de inovação ou criatividade de um funcionário, envolvendo atributos como iniciativa, criatividade, adaptabilidade, ética, coerência, etc.

     

    Destaque ainda para as competências sociais, necessárias para nortear as atitudes e comportamentos de cada funcionário, englobando o relacionamento interpessoal, as formas de trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos e a consciência ambiental. Já as competências organizacionais são necessárias para compreender o negócio e a função dentro da empresa. Envolve o compromisso com o resultado, o gerenciamento do tempo e de recursos, o planejamento e a organização, questões de liderança e a atuação estratégica que cada funcionário deve ter na empresa. 

     

    http://www.salariobr.com/Artigos/O-desenvolvimento-das-habilidades-e-competencias/1493