SóProvas


ID
1573549
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias estão entre os seres vivos mais antigos do planeta, são unicelulares, formam colônias, apresentam certa variedade de metabolismo energético e todas são formadas por células procariontes. Apresentam importância ecológica, pois existem muitas espécies decompositoras de matéria orgânica, e importância médica, pois algumas produzem antibióticos e outras são agentes etiológicos de algumas doenças. Sobre as bactérias, analise as afirmativas a seguir:

I – Em condições inóspitas para sobrevivência, alguns bacilos produzem estruturas altamente resistentes denominadas endósporos bacterianos, que contêm o material genético da célula bacteriana. Estas estruturas resistem a grandes variações de temperatura, pH e carência de água e nutrientes, tanto que são tomadas como parâmetro para se analisar a eficiência de aparelhos hospitalares de esterilização, como a autoclave. Uma vez em um ambiente favorável, os endósporos se transformam em células vegetativas.

II – Em condições favoráveis algumas bactérias podem se dividir rapidamente. Alguns meios de cultura laboratoriais são utilizados para esta finalidade e são importantes na bateria diagnóstica de muitas bacterioses.

III – As bactérias se reproduzem geralmente através de uma reprodução assexuada chamada divisão binária. As células resultantes nunca apresentarão variabilidade genética entre si, uma vez que não há troca de genes neste tipo de reprodução assexuada.

IV – Algumas bacterioses possuem importância na área de saúde pública, como a tuberculose e a hanseníase, outras já provocaram verdadeiras pandemias, como a peste negra ou bubônica. Já para o tétano e a difteria existem vacinas disponíveis na rede pública de saúde e fazem parte do calendário de vacinação.

Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A ocorrência de mutações poderá levar á diferenças entre os descendentes.

  • Além do fator citado pela Coralina, acredito também que os plasmídeos são um fator importante na variabilidade genética de bactérias que se reproduzem assexuadamente. Os plasmídeos têm duplicação independente do DNA circular(principal). Logo, na reprodução assexuada, a célula filha pode ou não herdar os plasmídeos. Os plasmídeos mesmo depois da reprodução assexuada também podem se duplicar e gerar variabilidade.

  • Mundo da Educação:

    "Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA . Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal. Por esse motivo, em uma célula bacteriana, é possível encontrar várias cópias de plasmídeos.

    → Importância dos plasmídeos para as bactérias

    Normalmente os plasmídeos apresentam funções relacionadas com a sobrevivência de bactérias, garantindo vantagem seletiva. É comum, por exemplo, a presença de plasmídeos com genes que garantem resistência a antibióticos. Existem ainda plasmídeos, chamados de plasmídeos de virulência, que aumentam a capacidade da bactéria de causar doença; plasmídeos que protegem contra substâncias que possam causar dano e aqueles que possibilitam a metabolização de vários substratos.

    Os plasmídeos também possuem uma região com genes que são responsáveis por funções como replicação, manutenção e transferência. Essa região é constante, mas as regiões relacionadas com adaptação são variáveis.

    → Classificação dos plasmídeos

    Existem várias formas de se classificar os plasmídeos, sendo a principal a divisão em dois grupos: conjugativos (ou conjuntivos) e não conjugativos (ou não conjuntivos). Denominam-se de conjugativos aqueles que fornecem à célula a capacidade de realizar a conjugação pela presença de um gene conhecido como tra-gene. Os não conjugativos são aqueles que não apresentam genes para a iniciação da conjugação.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Os plasmídeos também podem ser classificados de acordo com a função desempenhada por eles:

    → Utilização dos plasmídeos na Ciência

    Os plasmídeos são importantes para a Ciência, sendo utilizados na Biotecnologia, em uma técnica de DNA recombinante. Essa técnica isola genes de interesse para os seres humanos e insere-os em plasmídeos. Esse novo plasmídeo é inserido em uma bactéria, que, posteriormente, é clonada. O gene de interesse é então ativado, e a bactéria inicia a produção de proteína. A técnica de DNA recombinante é usada, por exemplo, para estudar determinados genes, para melhoramento de organismos e até mesmo para a produção de substâncias que possam ser utilizadas no tratamento de algumas doenças, como é o caso da produção de insulina."