SóProvas


ID
1573837
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a reação em cadeia da DNA polimerase (PCR):


I. Segmentos específicos de DNA podem ser facilmente amplificados a milhões de cópias.

II. A PCR pode ser utilizada em medicina forense e diagnósticos clínicos. Produtos da reação de PCR podem ser usados em clonagem.

III. A PCR utiliza uma DNA-polimerase termoestável, porque, para cada etapa de amplificação, o DNA de fita dupla deve ser desnaturado pelo calor.


É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    A PCR conveniente e rápida – bilhões de cópias de um nucleotídeo podem ser geradas em questão de horas;

    A reação em cadeia da polimerase (PCR), fornece uma abordagem mais rápida e direta para clonar DNA, particularmente de organismos cuja sequência genômica completa seja conhecida;

    A extrema sensibilidade do método permite aos investigadores forenses isolar um DNA a partir de traços mínimos de sangue humano ou outro tecido para obter a impressão digital de DNA;

    fonte: Bruce Albert, 6° ed

    Os primeiros experimentos de PCR foram realizados com o fragmento de Klenow da DNA-polimerase I. Nesse caso, a cada passo de desnaturação a enzima era inativada e mais enzima tinha de ser adicionada. Posteriormente, passou-se a utilizar DNA-polimerases termoestáveis, como a Taq e a Pfu-DNA-polimerases, não havendo mais a necessidade de adição de enzima após cada ciclo de desnaturação.

    fonte: ZAHA, 2014

  • PARA CADA ETAPA O DNA DEVE SER DESNATURADO? É A PENAS NA PRIMEIRA ETAPA

  • A técnica de PCR é dividida em três etapas: Desnaturação; Anelamento dos primers e extensão da cadeia.

    DESNATURAÇÃO: OCORRE EM 95°

    ANELAMENTO: OCORRE EM 60°

    EXTENDE: 72°

  • Creio que a banca utilizou AMPLIFICAÇÃO como sinônimo de CICLO na PCR, logo, com o advento de DNA polimerases termoestáveis, como a Taq-polimerase, não era necessário adicionar mais enzimas a cada CICLO, pois as termoestáveis não perdiam sua atividade com as variações de temperatura.