SóProvas


ID
1573888
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

NÃO é um fator que influencia fortemente a acidez de um composto orgânico do tipo HA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    O que irá interferir na força ácida é a capacidade de a molécula liberar prótons no meio, essas propriedades estão relacionadas à estabilidade das reações e a energia necessária para que a ligação seja quebrada e o próton liberado.

    Efeitos indutivos: o efeito indutivo resulta da capacidade intrínseca de o átomo mais eletronegativo da molécula atrair os elétrons, essa atração é transmitida através do espaço e através das ligações da molécula. O efeito indutivo de um grupo pode ceder ou remover elétrons, esses efeitos enfraquecem à medida que a distância até o grupo aumenta em relação ao H que irá ser liberado ou atraído.

     

    eletronegatividade : a acidez é afetada por esse fator de duas maneiras - 1) afeta a polaridade da ligação com o próton 2)afeta a estabilidade relativa da base conjugada qeu se forma quando o próton é perdido.

    Pelo fator eletronegatividade a acidez aumenta da esqueda para a direita e de cima para baixo, sendo H3CH o ácido mais fraco e IH o ácido mais forte.

     

    Força de ligação: Quantoo menor a força de ligação maior a acidez pois mais fácil fica de liberar o próton para o meio, dessa forma a acidez cresce à medida que descemos a coluna devido a diminuição da força de ligação com o próton.

    Natureza do solvente:

     

    Natureza do solvente: a natureza do solvente envolve a relação de solubidade do ácido no meio e a formação de sal. Dessa forma influencia na liberação ou atração dos prótons

     

    QUIRALIDADE DA MOLÉCULA - não irá influencia na acidez porque as moléculas quirais possuem as mesmas propriedades físico químicas entre seus enantiômeros : Ponto de fusão, ponto de ebulição, índice de refração, solubilidade em solventes comuns, mesmo espectro no IV, mesma  velocidade de reação com reagentes aquirais.

    No entanto diferem quando:

    Se compara uma mistura racêmica com cada um de seus enantiêmos separados

    cada enantiômero interage com outras substâncias quirais, incluindo seu próprio enantiômero

    Além disso, enantiômeros apresentam velocidades de reação diferentes com outras moléculas quirais, isto é, reagentes que consistem em um enantiômero puro ou um excesso de de um enantiômero.

    Também mostram solubilidades diferentes em solventes que consistem em um enantiômero puro ou excesso de enantiômero.

    E claro a propriedade mais conhecida que diferem os enantiômero que é a rotação da luz plano polarizada, na qual cada um dos enantiômeros gira o plano da luz para um lado - direita ou esquerda - com o mesmo valor.