SóProvas


ID
157438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

Podem-se encaixar processadores com arquiteturas diferentes em uma mesma placa-mãe; exemplo disso é o fato de placas-mãe com chipset da Intel suportarem o chipset da AMD.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Os processadores Pentium II e Pentium III para Slot 1 são para placas mãe de arquitetura Intel. Os processadores AMD para Slot A só servem em placas mãe de arquitetura AMD.
    Nesse caso precisa de um processador de mesmo Slot.

    E não basta servir no slot, precisa ser compatível com a placa-mãe. Diga o modelo dela, que só assim podemos saber quais CPUs são compatíveis.
  • errado- Os slots, assim como sockets, suportam compatibilidade com a mesma marca. E, ainda assim, é comum processadores da mesma marca serem incompativeis com sockets que sao especificoa com um modelo, como Pentium 4 que usa 478

  • chipset da Intel é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.

    Como descobrir se um processador é compatível com uma placa-mãe?

    A compatibilidade mais óbvia e mais fácil de identificar é a compatibilidade do soquete: tanto o processador quanto a placa-mãe têm de usar o mesmo soquete.

    Por exemplo, os processadores da série Ryzen atualmente utilizam o soquete AM4 e, portanto, são compatíveis apenas com placas-mãe que utilizem este tipo de soquete.

    Da mesma forma, processadores Core i de oitava geração utilizam o soquete LGA1151 e, portanto, requerem uma placa-mãe com este tipo de soquete.

    Mas apenas a compatibilidade de soquete não é suficiente: ela diz respeito apenas ao fato de o processador encaixar na placa-mãe. Os outros dois tipos de compatibilidade (elétrica e lógica) também precisam ser respeitados, e o soquete LGA1151 é um excelente exemplo disso, como explicaremos em seguida.