SóProvas


ID
1574890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Em relação aos preceitos da criminologia contemporânea e a aspectos relevantes sobre a justiça criminal, o sistema penal e a estrutura social, julgue o item que se segue.


Entre outros, a reparação do dano é um dos objetivos da criminologia contemporânea.


Alternativas
Comentários
  • Conhecido como Modelo Consensual ou Restaurador, ou ainda chamado Integrador ou Reintegrador.

  • A criminologia tem por objeto o estudo do crime sob o aspecto social. É a "sociologia do crime". Procura investigar o crime da maneira mais abrangente possível, abarcando, por exemplo, fatos anteriores ao delito (como os motivos que levaram o agente a praticar o delito), bem como fatos posteriores (consequências de sua prática à sociedade e à vítima). Nesse contexto, a reparação do dano refere-se a consequência da prática delituosa à vítima, constituindo um objetivo da criminologia contemporânea. Gabarito: Correto.

  • A vitimologia está a serviço do restabelecimento da paz social, pois tanto a vítima como a sociedade, em virtude da reparação do dano social provocado, sentem realizadas suas expectativas de reparação, bem como de uma eficaz ressocialização.

     

    Por esse motivo, o estudo da vitimologia atual, baseada numa tendência política criminal eficiente, privilegia a justiça RESTAURATIVA.

     

    Fonte: Estratégia concursos

  • CRIMINOLOGIA MODERNA/CONTEPORÂNEA: JUSTIÇA SEMPRE RESTAURATIVA.

  • Finalidade da Criminologia:

    > Prevenção Delitiva;

    > Reparação do dano à vítima;

    > Ressocialização do deliquente.

  • Prevenção

    Reparação

    ressocialização 

    Gab: Correto

  • Q684351 Q610934

     

    Modelo Dissuasório - punir o criminoso. O crime não compensa e gera castigo

     

    Ressocializador - reinserir o criminoso

     

    Restaurador - reeducar o infrator, reparar o dano a vítima, tentar volta ao status quo ante

    Para a aplicação do processo de Justiça Restaurativa, é imprescindível que  o infrator admita sua culpa

    Concebe o crime como violação à pessoa e às relações interpessoais, valorizando a reparação dos danos causados à vítima, à sociedade, ao ofensor e às relações interpessoais.

  • Exatamente, com a ascensão da Vitimologia na criminologia contemporanea, o mundo, principalmente após a segunda guerra mundial, passou a dar mais importancia à vitima, após as fases de ouro e esquecimento da vitima, voltando a reascenção da vitima, hoje, no Brasil, uma dessas caracteristicas de valorização é a lei 9099/95, tendo como enfoque a reparação de dano à vitima, com acordos, conciliando com a Justiça Restaurativa (integradora), buscando o status quo individuo delituoso e à vitima tambem.

  • Os FINS BÁSICOS (por vezes confundidos com suas funções) da criminologia são:

    informar a sociedade e os poderes constituídos acerca do crime, do criminoso, da vítima e dos mecanismos de controle social.

    Lutar contra a criminalidade (controle e prevenção criminal).

     

    FINALIDADE DO ESTUDO CRIMINOLOGICO

    Função da criminologia variou de acordo com o contexto histórico em que estava inserida.

    Hoje, se preocupa em trabalhar forma de explicar e prevenir o crime, intervir na pessoa do infrator e

    Avaliar os modelos que são utilizados pela sociedade para tratar dos aspectos criminais.

  • to ficando com dó dos criminosos .. coitadinhos deles kkkkkkkk

  • MODELOS DE REAÇÃO AO CRIME: 

    Modelo Clássico.

    Modelo ressocializador. 

    Modelo restaurador, integrador ou justiça restaurativa: Este modelo procura restaurar o status quo antes da prática do delito. Para tanto, utiliza-se meios alternativos de solução. A ação conciliadora, com a participação dos envolvidos no conflito, é fundamental para a solução do problema criminal. 

  • Alguém indica um bom material de Criminologia ?

  • Inclusive , a Lei de Execução Penal , ao dispor sobre o salário do preso , estabelece que uma parte é destinada a reparação do dano causado pelo crime .

  • Na prova: CERTO

    Na prática: Bandido Mata, rouba, estupra cidadão de bem e esse mesmo cidadão de bem é quem paga impostos altíssimos para sustentar o bandido na cadeia (quando vai) e ainda ver os direitos humanos atuando pro bandido mas não para a mãe que perdeu a filha. Sem falar que nunca é restituído por nada.

    #PAS

  • Trata-se de tendência atual fomentada pela Justiça Restaurativa, priorizando a reparação dos danos suportados pela vítima. Importante destacar que o enunciado deixa claro que há outros objetivos da atual criminologia (retribuição, ressocialização e prevenção). Resposta: Certo

  • Finalidade da Criminologia Moderna: explicar o fenômeno criminógeo, (raiz do crime), informando sobre o crime, criminoso, vítima e o controle social, para assim compreender o problema criminal, combate-lo, repara-lo e preveni-lo, pois, o crime nunca vai deixar de existir, logo, a finalidade da criminologia é contribuir para sua prevenção e consequente redução. Em resumo:

    - Prevenção Delitiva;

    - Reparação do dano à vítima;

    - Ressocialização do delinquente.

    “Quem Não Ler Com Paciência Não Decide Com Precisão”.

    FOCO, FORÇA e FÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • Cuidando dos envolvidos no fenômeno criminal, a criminologia tem se preocupado em demonstrar a importância de mecanismos que pacifiquem as situações que estão na base dos delitos. Desse modo, a criminologia objetiva colocar a vítima frente a frente com o delinquente em casos em que seja recomendado, para que não exista apenas punição, mas também diálogo, composição de prejuízos, reparação de danos e pacificação social. A justiça restaurativa é um exemplo dessa preocupação.

  • reparação do dano pode ser o criminoso pagando pelo ato praticado ou até mesmo restituindo na íntegra o objetos da ação praticado.. portanto a criminologia visa a reparação do dano causado buscando a paz e o controle da sociedade
  • DEFINIÇÃO DE CRIMINOLOGIA:

    Ciência autônoma, empírica e interdisciplinar, que se preocupa em estudar, por meio de métodos biológicos e sociológicos, o crime/delito, o criminoso/delinquente, a vítima e o controle social, com escopo de controle e prevenção da criminalidade, tratando do crime como problema social

  • achei que estava errado afinal não é um objetivo e sim finalidade da criminologia