SóProvas


ID
1574953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere às características básicas das organizações modernas, julgue o item a seguir.


A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.


Alternativas
Comentários
  • A amplitude de controle refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude de controle, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará aquantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional altae alongada.

    Prof: Giovanna Carranza.


    GABARITO: ERRADO

  • Errado


    Amplitude de Controle - Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.


    Na prática, a amplitude média adotada por uma organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional. Uma amplitude média estreita com um maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada. Ao contrário, uma amplitude média larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente

  • ERRADO

    Se liga na lógica: A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

    O erro é o torna-se maior, pois se o funcionário "sobe" na estrutura organizacional, vcs não percebem que é menos 1 para o chefe supervisionar?

  • 4.5. Amplitude de Controle

      A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.4 Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor

    RENNÓ pagina 89 2013

    entendi foi nada!

  • Torna-se menor porque, conforme bem descrito pelo Danilo e demais colegas, ele esta subindo (em direção ao alto escalão), se alongando na hierarquia, haverá mais níveis hierárquicos, seu controle direto será menor. 

    O supervisor do chão de fábrica, esse sim tem uma amplitude de controle maior, ele está diretamente em contato com os "peões", pessoas mais dispersas horizontalmente. 

    Foi o que interpretei Ednardo, me corrijam caso eu tenha errado.

  • Para mim, pode também ampliar o controle, pois se esse funcionário ascendeu na cadeia de comando, alguém (um outro chefe mais alto da cadeia), que não tinha ele como subordinado, agora terá. A não ser que ele tenha ascendido para o topo (substituindo quem estava lá) e, com isso, apenas produzindo redução de controle do seu antigo chefe.

  • Vamos desenhar???


    Amplitude baixa   

    ----O--------> chefe  

    -00000------> subordinados 



    Amplitude Alta 

    ---(O)-----> Chefe 

    ---OO-----> Coordenador

    --0000----> subordinados



    Questão descreve que se um subordinado (0) ascende na estrutura aí teremos duas hipóteses:

    1º) amplitude Baixa   

     ---O--------> chefe  .............................0 
    --0 000------> subordinados

    Subordinado sairá da amplitude do chefe.

    2º) amplitude Alta

      --O-----> Chefe

     --OO0-----> Coordenador

    --000 0----> subordinados

    Subordinado se manterá na amplitude do chefe, ou seja, NÃO ALTERA A AMPLITUDE DO CHEFE.

    .


  • Amplitude de Controle: Mede o número de pessoas subordinadas a um administrador, quanto maior, menos níveis hierárquicos, e menores os números de administradores,

    Ex:

    -  Amplitude de controle estreito (verticalizado), mais números de chefes, mais níveis hierárquicos, centralizador.


    - Amplitude de controle larga (horizontal), menos números de chefes, menos níveis hierárquicos, descentralizador.


    Fonte: Adm Geral e Pública,

    Profª Elisabete Moreira, CERS.




  • Entendam...


    Suponhamos a seguinte amplitude de controle:

                                                    MINISTRO

              SECRETÁRIO 1                                                    SECRETÁRIO 2

    GERENTE 1.1 ; GERENTE 1.2                                GERENTE 1.3 ; GERENTE 1.4


    Aí você me responde: Se o GERENTE 1.2 ascender na organização, isto é, "subir" de cargo, ele pode se tornar um SECRETÁRIO ou um MINISTRO...não sei.  Neste caso, se ele simplesmente ASCENDE da amplitude de controle do SECRETÁRIO 1, concorda comigo que a AMPLITUDE DE CONTROLE DESSE CARA (SECRETÁRIO 1) SERÁ MENOR?

    Já que agora ele não estará COORDENANDO DUAS PESSOAS, pois um deles subiu de cargo....


  • Apenas para reforçar...

    Não necessariamente a AMPLITUDE DE CONTROLE irá aumentar com a ascensão na carreira. APENAS no caso de uma estrutura LINEAR, centralizada, onde encontramos uma única unidade de comando para todos os indivíduos da organização. Se adotarmos modelos Descentralizados é notória e evidente que a subida de escalão funcional representa um menor numero de subordinados. 

    Suponhamos um diretor da companhia que apenas coordena os gerentes de cada departamento exigindo deles os resultados esperados; Os gerentes por sua vez estão diante de vários funcionários agrupados em diferentes projetos ou áreas especializadas. Percebemos que a amplitude de controle dos gerentes é Maior apesar de ocupar uma posição hierárquica mais baixa em relação ao diretor.


  • A responsta é Depende, pois não é possível determinar se, com a ascenção, ele terá mais ou menos subordinados, como no exemplo:

    Ex 1: Ascenção com redução da aplitude de controle: Imagine uma empresa com 3 níveis hierárquicos (Supervisão, gerência e diretoria), imagine que cada supervisão tenha 10 operários e que cada gerência tenha 5 supervisões, nesse caso, se o empregado sobe de supervisor (com 10 subordinados) para gerente (5 subordinados), isso significa que sua amplitude diminuiu.

    Ex 2: Ascenção com aumento da amplitude: No mesmo exemplo acima (Supervisão, gerência e diretoria), imagine que cada supervisão tenha 5 operários e que cada gerência tenha 3 supervisões, nesse caso, se houver ascenção de supervisor (com 3 subordinados) para gerente (com 5 subordinados) haverá aumento da amplitude de controle.

  • Amplitude de controle: Número de subordinados dirigidos por um chefe. Estruturas mais achatadas (menos níveis hierárquicos) possuem maior amplitude de controle, já que uma pessoa chefiará mais pessoas.

    Outro ponto é o seguinte: à medida que se sobe na hierarquia, menor a amplitude, uma vez que o diretor irá chefiar pessoalmente apenas seus gerentes.

  • Ou seja, a amplitude de controle do Presidente da República é menor que a de um chefe de uma grande repartição.

  • A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados por
    chefe em uma organização, mas ela não varia, necessariamente, quando se
    muda de nível hierárquico na organização.

    Em outras palavras: subir na hierarquia organizacional não significa
    que o número de funcionários controlados diretamente será maior ou menor,
    pode ser igual, maior ou menor, dependendo do caso

    fonte: carlos xavier- estratégia

  • OU SEJA, O FUNCIONÁRIO SOBE NA EMPRESA (PROMOVIDO) E, CONSEQUENTEMENTE, DIMINUI A AMPLITUDE DE CONTROLE DO SEU ANTIGO SUPERVISOR.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Amplitude de Controle: é o número de pessoas subordinadas a um administrador.

    Quanto MAIOR a amplitude de controle, MENOR será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional Achatada e Dispersa Horizontalmente.

    Quanto MENOR a amplitude de controle, MAIOR será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional Alta e Alongada.

  • errado. 

     Não necessariamente.

  • Questão passível de recurso. Do ponto de vista do funcionário que ascende, sua amplitude torna-se maior SIM, afinal, se como Analista Jr. ele supervisionava 2 estagiários (por exemplo), como Analista Sr. ele vai supervisionar todos os Jrs. + os estagiários! CLARO que a amplitude aumenta para ele! Mas, se a questão estiver falando do ex-chefe do funcionário que foi promovido, realmente a amplitude dele diminuiu (e não necessariamente, pois ele pode ter contratado outra pessoa).

    Questão mal formulada, ambígua e passível de recurso.

  • Se o funcionário foi promovido, você tem uma pessoa a menos para supervisionar. Diminue sua amplitude.

  • Pessoal o Cespe, assim com outras bancas, já não tem mais como testar conhecimento de ninguém. O nível da galera tá muito alto. Então o que eles fazem? Questões assim dúbias, exatamente como a a Manuela destacou, para eles decidirem depois o que vão considerar como certo. Se vocês analisarem existem hoje várias questões deste tipo, em todas as matérias. Se entrar com recurso não adianta de nada oprque eles vão justificar da forma mais plausível para eles.

  • Funcionário ascender remete à ideia de hierarquia (pois assume novo cargo, mais elevado, acima do anterior), o que se compactua com a amplitude ESTREITA, em que um chefe supervisiona um número MENOR de pessoas.

    Gabarito: errado.

  • Acredito que a questão está dúbia!

    De quem seria essa amplitude de controle?
    Do ex-chefe ou do próprio funcionário promovido?
    Porque se for do ex-chefe, irá diminuir; já que ele ficará com um subordinado a  menos; mas se for do promovido, irá aumentar, afinal o mesmo terá mais subordinados que outrora! (levando em conta que o promovido terá sob sua autoridade os subordinados antigos + os novos)

     

  • Correção:

     

    A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente [certo] e torna-se maior [menor] à medida que um funcionário [subordinado] ascende em uma estrutura organizacional [pois o chefe perde um subordinado].

     

    Crítica:

     

    Essa questão é típica do Cespe, a soberana das arbitrariedades. Se o objetivo fosse avaliar o candidato, a formulação da pergunta poderia ser:

     

    A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário perde o vínculo de subordinação. [errado] 

  • Meu Deus esses comentários a galera viaja demais........ A única coerente foi Angélica e Jhon Wesley.

    O godzilla~ zzz viajouuuuuu demaisssss.

    Vejam essa questão Q912660

    À medida que um funcionário ascende na estrutura organizacional, torna-se menor a sua amplitude de controle sobre seus subordinados.

  • ERRADO

    nunca mais esqueça!!!

    Note que a amplitude de controle diminui na medida em que ha ascensão (subida de cargo).


    A

    aaaaa

    B

    bbbbbbbbbbbbbbb

    C

    cccccccccccccccccccccccccccccc

    D

    ddddddddddddddddddddddddddddddddddd

  • Ex;

    1-João  subordinado  encontra-se dentro da amplitude de controle...

    2-joão foi promovido,então astará fora  da amplitude de controle ...

    3-resumindo... amplitude diminuiu com a saida do joão. e não aumentou como fala o comando da questão.

     

    Gab''errado

  • GABARITO: Errado.


    A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados por chefe em uma organização, mas ela não varia, necessariamente, quando se muda de nível hierárquico na organização.

    Em outras palavras: subir na hierarquia organizacional não significa que o número de funcionários controlados diretamente será maior ou menor, pode ser igual, maior ou menor, dependendo do caso!


  • A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior (menor) à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

    ✿ Amplitude administrativa: também chamada de amplitude de controle ou, ainda, de amplitude de comando, representa o número de subordinados que um administrador possui sob sua supervisão.

    Uma amplitude estreita (menor), com um maior número de níveis hierárquicos, produz uma estrutura organizacional alta e alongada (verticalizada). De forma contrária, uma amplitude larga (maior), com poucos níveis hierárquicos, produz uma estrutura organizacional achatada (horizontalizada).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Muitos comentários realmentes bons... Contudo, estão empregando o termo "ascender", isso é oportuno, mas é um pecado para quem está iniciando os estudos e lendo isso. Digo isso porque ele pode errar uma questão sobre a Lei 8.112. Nesta, a ascensão e a transferência foram revogados. 

  • Quanto mais alto o cargo que a pessoa estiver menor vai ser a quantidade de pessoas que ela terá que fiscalizar.

    T.O.P.O = 4 LETRAS

    T.A.T.I.C.O = 6 LETRAS

    O.P.E.R.A.C.I.O.N.A.L = 11 LETRAS

  • Questão mais ligada à prática e que pode ser considerada uma jurisprudência da banca. O CESPE sustenta que quanto maior a hierarquia, menor a amplitude de controle, por isso o enunciado foi considerado errado.

    Acredito que o fundamento teórico desse entendimento decorra do seguinte trecho da obra de Chiavenato (2015, p.279): “Se uma organização adiciona mais um nível administrativo, sua amplitude de controle ficará mais estreita.”

    A redação do livro, na minha opinião, é muito mais clara. Ao adicionar níveis hierárquicos (administrativos) você vai deixando a estrutura organizacional mais alta, ou seja, vai diminuindo a amplitude de controle.

    Para sua prova, sem sofrimento, sem briga com a banca: memorize o esquema acima, marque a resposta que a banca quer e seja aprovado.

    Gabarito: ERRADO

  • A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se MENOR à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

    GABARITO: ERRADO!

  • ERRADO

  • Gab: ERRADO

    Penso assim...

    Quanto mais o empregado estiver próximo ao topo da organização, menor será sua amplitude de controle, ou seja, quanto mais promoções eu tenho, mais responsabilidades e menor número de subordinados. Ao passo que, quanto menor for minha posição no organograma, maior será meu número de subordinados.

    São inversamente proporcionais!

  • Errada

    A amplitude vai diminuindo à medida que ocorre a ascensão.

    Amplitude Aberta/Larga = Muitos subordinados por chefia, poucos níveis hierárquicos, maior autonomia, menor controle, é baixa.

    Amplitude Fechada/Estreita = Muitos níveis hierárquicos, maior rigor no controle, verticalizada, tendência à centralização, é alta.

    Fonte: Prof: Rafael Baborsa

    Bora, concurseiros, concursados. Desiste não!!!

  • Pessoalmente também está errada. O conceito correto é "com eficácia" não necessariamente precisa ser pessoalmente.

  • correção:

    e torna-se MENOR à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

  • [A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente] e até aqui ta CERTO [torna-se maior à medida que um funcionário ascende (Promovido) em uma estrutura organizacional.] e até aqui ERRADO.

    ( )Certo

    (x)Errado

    ex: quando um recruta é ascendido passa a ser considerado soldado especializado e por tanto não haverá necessidade de supervisão pessoalmente do seu superior.

  • Gab: ERRADO

    Um supervisor possui mais subordinados que um diretor.

    Pense que o supervisor faz parte mais do operacional e o diretor do estratégico. Assim, o supervisor é "oreia seca" porque gerencia muitas pessoas. Então, à medida que ele for subindo de cargo sua amplitude de controle vai diminuindo. A estrutura é inversamente proporcional.

  • A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

    Sempre errei!...torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional. Sim é maior, pois ele terá mais pessoas sob seu comando. Ou seja, ele terá mais pessoas ao seu comando. Vai entender...

  • #Respondi errado!!!