SóProvas


ID
1575571
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Determinado investidor, após ter comprado títulos públicos prefixados, soube, de antemão, com 100% de certeza, que o Banco Central subirá a taxa Selic no dia seguinte. Nesse caso, a melhor opção desse investidor é

Alternativas
Comentários
  • Correto a letra d. Uma redução nas taxas de juros de mercado em relação à taxa de compra do título provoca aumento no preço do título. Já um aumento nas taxas de juros proporciona o efeito contrário.

    fonte: site do Tesouro Direto.

  • Entre a data de compra e a de vencimento, o preço do título flutua em função das condições do mercado e das expectativas quanto ao comportamento das taxas de juros. Uma redução nas taxas de juros de mercado em relação à taxa de compra do título provoca aumento no preço do título. Já um aumento nas taxas de juros proporciona o efeito contrário.

     

    A SELIC é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos. A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. 

  • Não consigo me convencer disso. Vejamos, quando eu aplico em Títulos do tesouro que é pré-fixado, significa dizer que a minha relação com o futuro é aquilo que acertei com o Tesouro, (i.e) se comprei títulos pré-fixado a 10% eu entedo que não importa o que acontecer, no prazo do contrato vou receber conforme o que fora contratado. Agora, pode ser que um aumento na taxa de juros atrairá a compra de novos contratos junto ao Tesouro, aí é outra coisa, se o novo acerto vai ser de 12%, esse não tem nada a ver com o anterior de 10%. Finalizando, se eu sei que o BC vai aumentar a SELIC, e vai entrar mais dinheiro (UD$), é óbvio que vender os títulos para comprar Dollar é um mau negócio.

  • Reinaldo, se você carregar o título até a data de vencimento de fato você receberá a taxa acordada na data de compra. Porém, enquanto o título não chega na data de vencimento o preço dele irá variar de acordo com as taxas de juros vigentes.

  • Comentário objetivo:

     Determinado investidor, após ter comprado títulos públicos prefixados, soube, de antemão, com 100% de certeza, que o Banco Central subirá a taxa Selic no dia seguinte. Nesse caso, a melhor opção desse investidor é

     d) vender os títulos públicos prefixados antes da decisão do Banco Central pois o preço dos mesmos irá cair com a alta de juros. (GABARITO)

    Efeito Fisher: uma alta nos juros reais ocasiona redução nos preços gerais, mantida constante a taxa de juros nominais (i = r + π). Como o valor dos títulos cairá, o melhor é vendê-los antes dessa queda.

    Segue exemplo retirado do livro Macroeconomia Esquematizado de Luiza Sampaio (página 654-658):

    Suponhamos a compra de um título de valor (v) que renda 50. A taxa de retorno (juros nominais = i) é dada pela seguinte função:

    i = (50 – v) / v

    Reescrevendo temos que

    v = 50 / (1+i) >>>>> logo, v = 50 / i

    Ou seja, (+) i (-) v

    Se i = 5%, v = 1.000

    Se i = 10%, v = 500

    Ou seja, quando a taxa de juros está baixa e tende a subir (como no exemplo acima), o valor dos títulos tende a baixar, e as pessoas tenderão a reter moeda (aumento da demanda por moeda para fins especulativos segundo Keynes: Ls = f {i}, numa relação inversa). A demanda por moeda se justifica para adquirir tais títulos quando a taxa de juros subir e o valor dos títulos cair no futuro.

    Esso é o processo o qual se denomina “especulação”. A curva oriunda de tal comportamento (negativamente inclinada) justifica a inclinação da curva LM no modelo ISLM: quanto mais elástica Ls, mais horizontal será LM, e menor será o efeito de políticas monetárias em tal situação.

    Vejam o quão importante é compreender todo esse mecanismo, pois é a essência do mercado monetário para a Macroeconomia moderna.

    Acrescentando uma curiosidade: essa é a situação pela qual a economia está passando em 2020, qual seja, juros muito baixos (em torno de 2%). Os agentes econômicos consideram essa taxa muito baixa, ou seja, não tende a baixar: a isso se dá o nome de “armadilha da liquidez”, segundo Keynes. Nessa situação, os juros tendem somente a subir, e os preços a cair. Dessa forma, a demanda por moeda é máxima, para que futuramente se compre os títulos quando os valores destes caírem.

    Bons estudos.