SóProvas


ID
1575595
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considere as seguintes definições sobre governança e governabilidade:


I. Governabilidade refere-se ao poder político em si e consiste na capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

II. Governança pública pode envolver a forma como o Estado se organiza para prestar serviços à sociedade e é instrumental em relação à governabilidade.

III. Governabilidade é a capacidade de decidir e de implementar políticas públicas, relacionando-se exclusivamente à competência técnica da máquina administrativa e condições econômicas vigentes.

IV. Governança corresponde aos mecanismos de avaliação das políticas públicas vinculada ao correspondente planejamento estratégico.



Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”. Nesse mesmo sentido, o Caderno Mare no 01 esclarece que um governo tem governabilidade “na medida em que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar”, e que a capacidade política de governar ou governabilidade decorre do relacionamento “do Estado e do seu governo com a sociedade”.


    Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.


    Gabarito E.

  • Gabarito: E

    Macete bom para diferenciar os conceitos de governabilidade e governança.

    GovernaBILIDADE: ter crediBILIDADE para governar (apoio político e da população)

    Governança: capacidade de gerir recursos

  • Corretas: I e II
    III) Segundo Bresser Pereira: "governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.

    Para o item IV) não achei nenhuma fundamentação, não entendi o porquê de estar errada.  
  • Pelo que pesquisei no item IV o erro está na palavra "avaliação" que está liga a “accountability” .

  • I - Correto


    II - Correto


    III - Incorreto. A capacidade financeira e administrativa de decidir e implementar políticas públicas remete à GOVERNANÇA. Além disso, nem a Governaça e nem tampouco a Governabilidae relacionam-se exclusivamente à competência técnica


    IV - Incorreto. Embora os mecanismos de avaliação estejam presentes na implementação de políticas públicas, a vinculação ao planejamento estratégico não é condição absoluta para a Governança, uma vez que há inúmeras imprevisibilidades ao longo de uma execução orçamentária plurianual, como é verificado no Brasil. A melhor doutrina aponta para o entendimento de que é possível decidir e implementar as políticas públicas com efetividade, eficiência e eficácia, mesmo diante de casos extraordinários.


    Fonte:facebook.com/admfederal

  • Prestem atenção ao "instrumental" pois a FCC adora falar que a governança é instrumental à governabilidade. Ou seja, é o instrumento de que se vale a governabilidade para efetivar políticas públicas (governança).

  • Muito Boa sua analise colega Simone Vieira, podemos complementar dizendo que:

    Governabilidade: Legitimidade política do governo Dilma.

    Governança: Incompetência da ex-presidente Dilma em administrar o país. Nesse caso, a falta de governança foi tão grande que comprometeu a Governabilidade. A dificuldade em resolver os problemas, muitas vezes criados pela própria adminitração pública (corrupção), tirou-lhe a capacide de governar. Era a presidenta louca falando sozinha.

  • JOAO GEBRIEL E SIMONE VIEIRA

    NAO ESQUEÇO MAIS.

  • EXCELENTE EXPLICAÇÃO SIMONE VIEIRA. 

  • ATENÇAO COLEGAS!!! AQUI É AMBIENTE DE APRENDIZADO, NAO DE BRIGUINHAS PARTIDARIAS!!

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra E. 

  • ITEM I – VERDADEIRO - Governabilidade é a capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

    ITEM II – VERDADEIRO - Para Paludo (2013, p. 132) a governança envolve o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrói os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas.

    ITEM III – FALSO - Governança é a capacidade de decidir e de implementar políticas públicas.

    ITEM IV – FALSO - As políticas públicas são avaliadas pelos seus indicadores de desempenho, por exemplo: eficiência, eficácia, efetividade, execução, economicidade e excelência que as suas ações correspondem vinculação ao planejamento estratégico.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • Segundo o Banco Mundial, governança é a “maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao desenvolvimento". Além disso, segundo Bresser Pereira (1995), governança é a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.

    Por outro lado, governabilidade refere-se às condições sistêmicas do exercício do poder e envolve características do sistema político e do sistema partidário. Ademais, durante a proposta do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, Bresser Pereira ressaltou que: O governo brasileiro não carece de “governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa".

    Em face do exposto, verifica-se que os itens I e II estão corretos. Porém, o item III está errado, pois o conceito apresentado refere-se à governança. Ademais, o Item IV está errado, pois a avaliação de políticas públicas ocorre por meio de acompanhamento dos resultados demonstrados em indicadores de desempenho. Além disso, a governança não é um mecanismo de avaliação das políticas públicas, mas sim de criação e de implementação.


    Fonte:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.


    Gabarito do Professor: Letra E.