SóProvas


ID
1575616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

                                                                                                      O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Diante da magnitude alcançada pelo fenômeno migratório na atualidade, a Organização das Nações Unidas e a União Europeia assumiram a coordenação do processo de transporte e de distribuição dos milhares de imigrantes asiáticos e africanos que chegam à Europa.


Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que A UNIÃO EUROPEIA ASSUMIU?     >>>> Foi só a ONU?

    >>> Imigrantes asiaticos = SÍRIOS.

    >>> Imigrantes africanos = NIGERIANOS.

    Quem puder responder, fico grata.

  • Acho que o erro e dizer que o transporte e distribuição é coordenado pelas UE ou ONU. Na verdade, é um tema interno à comunidade europeia e vem sendo tratado de forma individual pelos Estados, a exemplo de medidas restritivas aos imigrantes na Hungria. A UE, como instituição, conseguiu, com grande influência da Alemanha, fechar um acordo com a Turquia para que ela recebesse imigrantes em troca de ajuda financeira europeia. A ONU tem se manifestado por meio de seus órgãos relacionados  direitos humanos e refugiados em relação à crise da imigração em massa, mas, em virtude da soberania dos Estados e da União Euopeia, não tem nenhuma ação concreta no sentido de transportar e distribuir os imigrantes no continente europeu.

  • Na última década, algumas guerras no norte da África e no Oriente Médio provocaram processos migratórios em massa rumo à Europa. Países limítrofes como Itália e Grécia, pelo Mediterrâneo, e Turquia e Hungria, pela fronteira terrestre, têm recebido grandes quantidades de imigrantes em busca de abrigo ou passagem para outros países mais ao norte como França e Alemanha. As dificuldades logísticas, econômicas e sociais que a imigração em massa tem causado, afeta desigualmente os países do mundo, em geral, e da Europa, em particular. Essa desigualdade tem provocado ruídos e conflitos políticos e diplomáticos entre os membros da União Européia (UE), pois aqueles mais impactados pela entrada massiva de imigrantes, exigem uma participação mais ativa, tanto da UE quanto das Organizações das Nações Unidas (ONU) que tentam coordenar, mas não têm força política para estabelecer regras e métodos para lidar com o fenômeno.

    A resposta é Errado.