SóProvas



Questões de Formas de estratificação social


ID
597478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, concernentes a políticas redistributivas.

A redistribuição vertical de renda ocorre entre diferentes classes de renda, enquanto a distribuição horizontal ocorre dentro da própria classe de renda.

Alternativas

ID
597691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

A estrutura do sistema social é constituída a partir do momento em que os seus indivíduos interiorizam e reproduzem modelos culturais normativos do sistema.

Alternativas

ID
597697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

Integrantes de determinado status social podem ser oriundos de classes sociais diversas.

Alternativas

ID
1575616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

                                                                                                      O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Diante da magnitude alcançada pelo fenômeno migratório na atualidade, a Organização das Nações Unidas e a União Europeia assumiram a coordenação do processo de transporte e de distribuição dos milhares de imigrantes asiáticos e africanos que chegam à Europa.


Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que A UNIÃO EUROPEIA ASSUMIU?     >>>> Foi só a ONU?

    >>> Imigrantes asiaticos = SÍRIOS.

    >>> Imigrantes africanos = NIGERIANOS.

    Quem puder responder, fico grata.

  • Acho que o erro e dizer que o transporte e distribuição é coordenado pelas UE ou ONU. Na verdade, é um tema interno à comunidade europeia e vem sendo tratado de forma individual pelos Estados, a exemplo de medidas restritivas aos imigrantes na Hungria. A UE, como instituição, conseguiu, com grande influência da Alemanha, fechar um acordo com a Turquia para que ela recebesse imigrantes em troca de ajuda financeira europeia. A ONU tem se manifestado por meio de seus órgãos relacionados  direitos humanos e refugiados em relação à crise da imigração em massa, mas, em virtude da soberania dos Estados e da União Euopeia, não tem nenhuma ação concreta no sentido de transportar e distribuir os imigrantes no continente europeu.

  • Na última década, algumas guerras no norte da África e no Oriente Médio provocaram processos migratórios em massa rumo à Europa. Países limítrofes como Itália e Grécia, pelo Mediterrâneo, e Turquia e Hungria, pela fronteira terrestre, têm recebido grandes quantidades de imigrantes em busca de abrigo ou passagem para outros países mais ao norte como França e Alemanha. As dificuldades logísticas, econômicas e sociais que a imigração em massa tem causado, afeta desigualmente os países do mundo, em geral, e da Europa, em particular. Essa desigualdade tem provocado ruídos e conflitos políticos e diplomáticos entre os membros da União Européia (UE), pois aqueles mais impactados pela entrada massiva de imigrantes, exigem uma participação mais ativa, tanto da UE quanto das Organizações das Nações Unidas (ONU) que tentam coordenar, mas não têm força política para estabelecer regras e métodos para lidar com o fenômeno.

    A resposta é Errado.

ID
1586896
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a participação da renda gerada pelo trabalho informal no Brasil caiu de 16,9% para 14,9%, entre 2003 e 2008, e o percentual de trabalhadores informais também caiu, de 25,8% para 22,8%. No entanto, os trabalhadores informais ainda são um contingente expressivo no mercado.


Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho informal

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    Trabalho informal é o trabalho sem vínculos registrados na carteira de trabalho ou documentação equivalente, sendo geralmente desprovido de benefícios.

    Bons estudos!

  • O trabalho informal não é dotado de nenhum direito trabalhista, porém até mesmo desempregados podem contribuem para a previdência social

    GAB D

    apmbb


ID
1623880
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No estudo das teorias sobre a educação escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein nos auxiliam a entender por que pessoas que provêm de determinados meios socioeconômicos tendem a ter um desempenho abaixo do seu potencial na escola. São estes os traços associados ao discurso do código restrito que inibem as chances de uma criança em termos educacionais.


(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 412).


I. A criança provavelmente recebe respostas limitadas às perguntas que faz em casa; logo, é provável que ela fique menos bem-informada e menos curiosa em relação ao mundo em um sentido mais amplo do que aquelas que dominam códigos elaborados.


II. A criança encontrará dificuldades para responder à linguagem impassível e abstrata empregada no ensino, bem como aos apelos em relação aos princípios gerais da disciplina escolar.


III. É provável que muito do que o professor disser seja incompreensível para a criança, pois ele empregará a linguagem de uma forma com a qual a criança não está acostumada. Para lidar com esse problema, a criança talvez tente traduzir a linguagem do professor para algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é possível que ela deixe de compreender justamente os princípios que o professor pretende transmitir.


IV. Embora decorar ou repetir não sejam atividades muito difíceis para a criança, ela pode encontrar grandes dificuldades para entender distinções conceituais que envolvam generalização e abstração.


V. Um dos grandes problemas identificados no fracasso escolar diante da desigualdade socioeconômica se deve ao baixo poder aquisitivo das famílias em acompanhar seus filhos na escola, bem como proporcionar a eles uma vida cultural aos padrões recomendados ou esperados pela escola.


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao pensamento de Bernstein.

Alternativas

ID
1985077
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho.
Pra que tanta pose doutor?
Por que esse orgulho?
A bruxa, que é cega, esbarra na gente e a vida estanca.
O enfarte te pega, doutor, e acaba essa banca
(...)
(Billy Blanco. A Banca do Distinto. In Renato da Silva Queiroz. Não vi e não gostei – O fenômeno do preconceito.

Canções conhecidas da Música Popular Brasileira ajudam a desmascarar – através da ironia – atitudes que desumanizam e coisificam o outro, o diferente. Mas, a leveza musical pode criar a ilusão de que é fácil lutar contra esse câncer social – o preconceito, base de estigmas, estereótipos, discriminação, segregação e genocídio. A respeito dessa luta, é possível afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Esses tipos de questões derivam da nossa própria cultura imposta: o preconceito é errado, de fato é.

    Então as únicas duvidas podem ser a letra A ou B, pois estas enfatizam o quão é errado o preconceito.

    A - sumariamente, o preconceito é errado , mas ESTAMOS IMPEDIDOS DE COMBATÊ-LO

    B- sumariamente o preconceito é errado e temos de combater

    Portanto, concluo meu pensamento de forma interpretativa , GABARITO B

    APMBB

  • A alternativa B além de expressar a verdade sobre o preconceito é a única alternativa que apresenta caráter otimista.

    APMBB

  • Toda forma de preconceito deve e pode ser combatida a fim de garantir a todos os cidadãos condições dignas


ID
2194165
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Hoje no Brasil, vêm se articulando ações e debates para estruturar políticas públicas de juventudes, reconhecendo-se, assim, os jovens como sujeitos de direitos. Desde 2004, registram-se diversas iniciativas de fôlego em instâncias dos governos federal, estaduais e municipais. No entanto, muitos problemas ainda permeiam a situação das e dos jovens no país:

I- Os jovens negros apresentam as mais baixas taxas de atividade e mais altas taxas de desemprego.

II- Os programas existentes no país funcionam como políticas isoladas, políticas setoriais de ação local no âmbito dos Estados e Municípios, mas que não contemplam a diversidade dos beneficiários em termos de geração e não possuem orientação universalista.

III- Mais da metade dos jovens entre 15 e 17 anos, segundo dados do IBGE de 2014, não completaram o ensino fundamental.

IV- As políticas existentes, na maioria das vezes, são políticas elaboradas para os jovens, porém os jovens não são consultados e nem participam da formulação das mesmas.

V- Menos de ¼ dos jovens entre 15 e 29 anos só estudam, enquanto a porcentagem dos jovens na mesma faixa etária que só trabalham é de quase 50%.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2457121
Banca
MPE-PR
Órgão
MPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Estatuto da Terra: 

      Art. 1° Esta Lei regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária e promoção da Política Agrícola.

            § 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

            § 2º Entende-se por Política Agrícola o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país.

  • Quanto ao item "E":

    Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010):

    Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

    Parágrafo único.  Para efeito deste Estatuto, considera-se:

    [...] II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

  • Alternativa A: art. 1, p.u., do Decreto 7053;

    Alternativa B: art. 1, p. 1, do Estatuto da Terra (como disse o colega);

    Alternativa C: art. 1, p. 1., inc. I, da Resolução 11 da Secretaria de Direitos Humanos. Link: http://www.sdh.gov.br/sobre/participacao-social/cncd-lgbt/resolucoes/resolucao-011

    Alternativa D: art. 3, inc. I, do Decreto 6040.

    Alternativa E: art. 1, inc. II, da Lei 12.288 (como disse a colega).

  • a) 

    Decreto 7053, Art. 1º, parágrafo único: Para fins deste Decreto, considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

     

    b) Considera-se Reforma Agrária o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país. ❌ 

    Este é conceito de Política Agrícola!

    Estatuto da Terra, Art. 1°, § 2°: Entende-se por Política Agrícola o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país.

     

    c) 

    Res. 11, de 18/12/2014, Art 1º, § 1º: Para efeitos desta Resolução, considera-se, de acordo com os Princípios da Yogyakarta: I - Orientação sexual como uma referência à capacidade de cada pessoa de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, assim como ter relações íntimas e sexuais com essas pessoas.

     

    d) 

    Decreto 6040, Art. 3º: Para os fins deste Decreto e do seu Anexo compreende- se por: I - Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

     

    e) 

    (Estatuto da Igualdade Racial) Lei 12.288/10, Art. 1º, parágrafo único:  Para efeito deste Estatuto, considera-se: II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

  • A Reforma Agrária tem como pressuposto a ideia de que o acesso à terra é um direito à vida, em muitos casos, um direito à manutenção de determinadas formas tradicionais de viver. Compreende-se a reforma agrária como uma política pública capaz de impedir a super concentração de terra nas mãos de poucas pessoas garantindo a estabilidade da vida no campo com aumento de produção de gêneros rurais, diminuindo o êxodo rural que por sua vez diminui a pressão social causada nas grandes cidades com o adensamento populacional, o que, no Brasil, tem se configurado com o crescimento de favelas. Segundo o Estatuto da Terra: "A reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção". (Estatuto da Terra Lei nº 4504/64)

    Gabarito: B

  • A Reforma agrária é um sistema de medidas que buscam promover melhor a distribuição das terras, realizando as devidas modificações na sua posse e uso.


    Nos termos do § 1º do artigo  da Lei nº 4.504/64, Estatuto da Terra,considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.”.


    Lembrando: A competência para legislar sobre Reforma Agrária é da União, haja vista, que nos ditames do artigo 22I da Constituição Federal é competência privativa da União legislar sobre direito agrário.


ID
2555125
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I


Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).


TEXTO II


A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).


O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O texto I remete às reformas de Sólon em Atenas que dentre outros suprimiu a escravidão por dívida. Já o texto II menciona a importância da lei das doze tábuas que significou a criação de leis escritas na República Romana dificultando a manutenção de arbitrariedades dos Patrícios sobre os Plebeus. Ambas se referem a criação de normas coletivas, na Grécia e na Roma Antiga, que diminuiu as desigualdades de tratamento.

  • "...exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões."

    "...o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos."

    Letra E: criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

  • Letra E

    A questão das leis das doze tabuas cai todo ano. A ideia é entender que essa lei trouxe a novidade de ter leis e assim fazer com que todos as sigam, em outras palavras, diminuiu as desigualdades de tratamento.

  • Lei das Doze Tabuas e a Democracia Excludente são basicamente as únicas coisas que caiem na História Antiga.

  • Somente contextualizando:

    Na política ateniense, Sólon criou o critério censitário e aboliu o critério "posse de terra", que favorecia os eupátridas, abrindo caminho, assim, para a consolidação de uma democracia na Grécia Antiga.

    Já a lei das doze tábuas determinava questões jurídicas (julgamentos, direito civil etc.) que serviam de base à República Romana.

    Gabarito: (E)

    Nível de dificuldade: Médio

  • Tema recorrente no ENEM.

    As 12 tábuas iniciaram o 'direito' no mundo.

    Com elas escritas, as pessoas podiam inibir as arbitrariedades dos Patrícios...

  • Texto 1:"a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões."

    Texto 2:"o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos."

    Você ver que em ambos os trechos nos temos medidas que visam diminuir a diferença entre o povo e aristocracia e criar de certo modo normas que irão ajudar eles a se manterem coesos.

    GAB:E criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.


ID
2555140
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.

VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).


O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O filósofo Habermas que defendia o “agir comunicativo”, a fim de que os indivíduos busquem seus objetivos pessoais, respeitando a condição de que podem conciliar suas ações de acordo com bases de uma definição comum. Dessa maneira, o debate público visa a conciliação dos direitos, a partir da coerção do melhor argumento.

     

  • "processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir"

    Letra B

  • Habermas criou o conceito de democracia deliberativa. Neste sistema, a sociedade civil poderia participar da administração pública, essa participação ocorreria por debates, pela comunicação.

    https://www.resumov.com.br/provas/enem-2017/q67-o-conceito-de-democracia-no-pensamento-de-habermas/

  • Letra B

    A democracia deliberativa afirma a necessidade de justificar as decisões tomadas pelos cidadãos e seus representantes. Espera-se que ambos justifiquem as leis que querem impor uns aos outros. Numa democracia, os lideres devem dar razões que justifiquem as suas decisões e responder às razões que, por sua vez, são apresentadas pelos cidadãos.

  • é .. o socrates tava certo

  • Já é a terceira vez que vejo essa questão no ENEM e nos simulados muitas vezes. Democracia deliberativa.

  • " (...) calcada no discurso e na deliberação."

    "(...) ocorra a partir de uma ampla discussão pública"

    "(...) permeado pelo discurso, que antecede a decisão."

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade: Fácil

  • Oi Gente vcs que não acertaram indico o canal Parabólica tem todos os conteúdos do Enem e vestibular muito top.


ID
2574376
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Relações étnico-raciais: O papel da UNESCO para a superação da discriminação racial no Brasil


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma entidade que procura destacar a contribuição dos diversos povos no mundo para a construção da civilização. O desafio, no entanto, é tentar trazer à luz “a compreensão sobre a origem dos conflitos, do preconceito, da discriminação e da segregação racial que assolam o mundo”.

A UNESCO, entre outros fatores, assegura que a diversidade étnico-racial e cultural de um povo constitui a principal riqueza da sociedade que a compõe, especialmente quando promove a igualdade de direitos. Nessa perspectiva, ela afirma que a sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. No entanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.

(http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/ethnic-and-racial-relations/ acesso em 16 de outubro de 2017)


Em relação à superação dos conflitos étnico-raciais no Brasil, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    É preciso fortalecer políticas sociais voltadas para eliminar as desigualdades históricas, que estratificaram a sociedade brasileira com base na exclusão étnico-racial.


ID
2623669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O grupo 1% mais rico da população brasileira tinha um rendimento médio (de todos os trabalhos) de R$ 27.085 mensais em 2016, ou 36,3 vezes acima do que recebia a metade mais pobre da população naquele ano (R$ 747). Esse grupo mais rico da população era integrado por 889 mil pessoas, ao passo que a metade com menor rendimento era formada por 44,4 milhões de brasileiros.


Considerando as informações apresentadas no texto precedente e os múltiplos aspectos da sociologia política a elas relacionados, julgue o próximo item.


Em um cenário fortemente marcado pela má distribuição de renda, como o descrito no texto em questão, as medidas de tendência central apresentam-se muito limitadas para a análise da realidade social, sendo necessária a utilização de medidas de desigualdade como o Índice de Gini.

Alternativas
Comentários
  • Medidas de tendência central são valores medianos de uma dada análise. Não permitem observar os extremos. Nesse caso, seria a renda per capita brasileira. Porém, para compreender a questão da desigualdade, é preciso expandir as ferramentas que capturam o universo da distribuição da renda nacional. O Índice de Gini, que mede a desigualdade, é um exemplo.


    A resposta é Certo.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2719834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo ação afirmativa foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos da América, na década de 60 do século XX, com a finalidade de se referir a políticas do governo para combater as diferenças entre brancos e negros. Antes mesmo da expressão, as ações afirmativas já eram pauta de reivindicação do movimento negro no mundo todo, além de grupos discriminados, como árabes, palestinos, curdos, entre outros oprimidos.

Internet: <www seppir gov br> (com adaptações)


Considerando-se as ideias do texto precedente como referência inicial, é correto afirmar que uma ação afirmativa deve ser vista como

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

     

    POLÍTICAS PÚBLICAS:

    AS AÇÕES, INICIATIVAS E PROGRAMAS adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais.

     

     

    AÇÕES AFIRMATIVAS:

    os PROGRAMAS E MEDIDAS ESPECIAIS adotados pelo Estado e pela iniciativa privada

    ·         PARA A CORREÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS

    ·         PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES.

     

     

    ESTADO + INICIATIVA PRIVADA = AÇÕES AFIRMATIVAS
    ESTADO SOZINHO no cumprimento de suas atribuições institucionais = POLÍTICAS PÚBLICAS

     

    Estatuto


ID
2728234
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A escola cria suas próprias desigualdades, a economia cria suas próprias desigualdades, a cultura cria suas desigualdades, a política cria suas desigualdades... As desigualdades de cada um desses domínios podem e precisam ser combatidas. Mas há desigualdades e injustiças novas quando as desigualdades produzidas por uma esfera de justiça provocam automaticamente desigualdades em outra esfera.”
(Dubet, 2004, p. 549.)

Um sistema escolar justo deveria assegurar um combate constante às desigualdades, promovendo ações justas – ou que pelo menos não reproduzam a injustiça – tais como:

Alternativas

ID
2770066
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, prognosticam a tendência do destino da humanidade ao que chamam de razão instrumental, segundo a qual o(a)

Alternativas

ID
2770102
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a divisão das classes sociais na contemporaneidade, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2814142
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a equidade social. Assim é preciso que ele assuma


I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.

II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.

III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e mulheres, pelo exercício pleno da cidadania.

IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a um estado democrático.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2814145
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

São muitos os brasileiros que não conseguiram frequentar a escolarização básica em virtude de condições econômicas e sociais. Para corrigir essa desigualdade caberá ao governo estadual ou municipal, conforme a legislação de ensino especifica:


I. Garantir as condições necessárias de educação para que todas as crianças frequentem e tenham sucesso na educação escolar em idade adequada.

II. Oferecer novas oportunidades educacionais àqueles que quiserem participar de projetos ou atividades complementares.

III. Possibilitar as condições para que nenhuma criança, adolescente ou jovem deixe de completar a escolarização básica.

IV. Ofertar cursos de educação de jovens e adultos adequados às condições destes para que alcancem a escolarização básica.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2814148
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, as pessoas com deficiência

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Assim, a Lei nº 8.112, de 1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) dispões no art. 5º, § 2º que “Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso“.


ID
2814151
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para superação dos problemas da educação brasileira é preciso algumas ações específicas, dentre elas,

Alternativas

ID
2814187
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com a morte dos pais, os filhos ficaram sob responsabilidade da avó de 66 anos de idade. No entanto, ela vive em uma comunidade isolada e não possui renda, nem benefícios.


Ao tomar conhecimento da situação, o educador social deve

Alternativas
Comentários
  • Gab: E, lembrando da intersetorialidade, as funções na assistência social irão trabalhar juntas, serviços, programas, projetos e serviços!


ID
2823544
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A história política, econômica e social do Nordeste brasileiro se caracteriza

Alternativas

ID
2870209
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Texto 1

Vinte e um anos, algumas apólices, um diploma, podes entrar no parlamento, na magistratura, na imprensa, na lavoura, na indústria, no comércio, nas letras ou nas artes. Há infinitas carreiras diante de ti. […] Nenhum [ofício] me parece mais útil e cabido que o de medalhão. […] Tu, meu filho, se me não engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício. […] No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de algumas ideias próprias, urge aparelhar fortemente o espírito. […] Em todo caso, não transcendas nunca os limites de uma invejável vulgaridade.


(Machado de Assis. Teoria do medalhão.
www.dominiopublico.gov.br.)


Texto 2

De fato, existem medalhões em todos os domínios da vida social brasileira: na favela e no Congresso; na arte e na política; na universidade e no futebol; entre policiais e ladrões. São as pessoas que podem ser chamadas de “homens”, “cobras”, “figuras”, “personagens” etc. […] Medalhões são frequentemente figuras nacionais. […] Ser o filho do Presidente, do Delegado, do Diretor conta como cartão de visitas.


(Roberto da Matta. Carnavais, malandros e heróis, 1983.)


Tanto no texto do escritor Machado de Assis como no do antropólogo Roberto da Matta, a figura do medalhão

Alternativas
Comentários
  • O medalhão é um personagem que utiliza de suas conexões sociais para angariar vantagens para si ou para seus interessados. Pressupõe um desprezo pelas regras da isonomia e imparcialidade. Utiliza-se de recursos do Estado, quando disponíveis, para fins pessoais e lança mão, sempre que possível, de relações familiares para levar adiante seus interesses. Esse é um fenômeno antigo na sociedade brasileira, portanto, não pode ser a letra A; os ideais liberais e democráticos de cidadania pressupõe impessoalidade e isonomia, portanto, não poder ser também a letra B; como exposto por Da Matta, medalhões se espalham por toda sociedade, portanto, não pode ser a letra C; e por último, a pessoalidade e as relações familiares se sobrepõem às competências acadêmicas e intelectuais, por isso, não pode ser a letra D.
    O texto de Machado de Assis, como é habitual do autor, faz ironia com as possibilidades de realização profissional de uma determinada pessoa. Diz o autor que para ela há infinitas carreiras, mas a que mais se assemelha às suas habilidades é a de medalhão, carreira para a qual possui a perfeita "inópia" [pobreza, escassez] mental.
    Já Da Matta analisa como as relações no Brasil são cortadas, de cima a baixo, do Congresso à favela, pelo personalismo das relações. "Ser o filho do Presidente, do Delegado, do Diretor conta como cartão de visita" porque é através dessas credenciais que se pode acionar benesses e punições, por isso a relação com essa pessoa tem valor, é hierarquizada e personalista.

    Resposta: letra E.
  • Percebam q no texto 2 ele mostra que está en todos os setores!

  • Tanto no texto do escritor Machado de Assis como no do antropólogo Roberto da Matta, a figura do medalhão ilustra o caráter fortemente hierarquizado e personalista da sociedade brasileira, pois, no Brasil, a dificuldade de ascensão social por mérito e esforço próprios fomenta o personalismo.

    a) corresponde a um fenômeno cultural recente e desvinculado do clientelismo. Os dois textos são de épocas diferentes, o que invalida essa assertiva.

    B) tem sua existência fundamentada em ideais liberais e democráticos de cidadania. O liberalismo advoga pelas liberdades individuais, amparadas no princípio da isonomia jurídica (a lei deve ser aplicada da mesma forma para todas as pessoas, independentemente origem, raça, sexo, cor, idade, crença, condição financeira, etc.), e não pelo privilégio de uns em detrimento de outros. Numa democracia, os eleitos agem como representantes do povo, servindo aos interesses da nação e não aos pessoais.

    C) consiste em um tipo social exclusivamente pertencente às elites burguesas. O texto cita também grupos distantes da burguesia.

    D) apresenta sucesso social fundamentado na competência acadêmica e intelectual. Pelo contrário, o medalhão é um tipo que usa das influências para conseguir o que quer em detrimento do mérito e dos outros.


ID
3590530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A preocupação com a classe social na teoria e na análise dos movimentos sociais parece suscitar antigas questões que foram ultrapassadas pela evolução da sociedade moderna. A classe não cumpre mais um papel nos discursos diagnósticos sobre as sociedades modernas avançadas. Tornou-se até elegante fazer diagnósticos críticos das sociedades modernas além e contra o discurso quanto à classe. A queda dos regimes comunistas e a ascensão do nacionalismo deram um ímpeto adicional a argumentos em favor da obsolescência da análise de classe para as sociedades modernas.

Seguimos uma estratégia que é completamente oposta. Estamos interessados em saber em que medida os novos movimentos sociais são indicadores de novas e profundas divisões ou antagonismos sociais na sociedade moderna. Os novos movimentos sociais foram louvados por introduzirem novas questões, serem portadores de um novo paradigma de existência social e apontarem para novas divisões nas sociedades modernas além das religiosas e étnicas tradicionais. As novas divisões introduzidas por esses grupos são então percebidas como substitutas da antiga divisão baseada na classe, a divisão entre capital e trabalho. Esse argumento normalmente implica que, com a institucionalização do conflito de classe, a noção de classe não mais se aplica.
Eder Klaus. A Classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n.º 46, jun./2001, p. 5 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.

O autor condena toda e qualquer tentativa de diagnosticar as características dos novos movimentos sociais fundamentada em divisões sociais de classe.

Alternativas

ID
3794623
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A desigualdade social é uma característica estrutural das sociedades e assume diversas formas em diferentes épocas. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre as manifestações da desigualdade, considere as afirmativas a seguir.

I. Na sociedade capitalista, as relações sociais criam uma dependência entre as classes que, por sua vez, constituem o fundamento oculto da estrutura de desigualdade.
I. Nas sociedades divididas por castas e por estamentos, a propriedade e o mercado adquirem predominância sobre os fatores socioculturais como princípios da desigualdade social.
III. Nos países capitalistas subdesenvolvidos, os critérios de prestígio, origem, tradição e escolaridade são igualmente responsáveis pela existência de grupos de status e das classes sociais.
IV. O sistema de estratificação, ao mesmo tempo que classifica e multiplica as hierarquias, define as possibilidades de mobilidade social dos indivíduos e grupos.

Assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
4127131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Conceitua-se status como a localização do indivíduo na hierarquia social, de acordo com a sua participação na distribuição desigual da riqueza, do prestígio e do poder. Com relação ao conceito de status assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra "b"

    Status adquiridos são posições ocupadas em razão de uma opção individual.

  • STATUS ADQUIRIDO independe da opção de um indivíduo. Ele pode ser herdado, por exemplo. 


ID
4127134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ocupando diferentes formas de status na hierarquia social, o indivíduo também desempenha vários papéis na sociedade. Papel social é

Alternativas
Comentários
  • resposta:

    letra A

    o conjunto de direitos, obrigações e expectativas que acompanham um determinado status social.


ID
4141999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos conceitos relativos a sociedade e estrutura social, julgue o item que se segue.


O conceito de estrutura social refere-se aos padrões estáveis e momentâneos em que estão organizadas as relações sociais que formam a estrutura básica da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Se são padrões estáveis, não podem ser momentâneos, são perenes.


ID
4142005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos conceitos relativos a sociedade e estrutura social, julgue o item que se segue.


A organização social representa o sistema de relações existente em uma determinada sociedade.

Alternativas

ID
4921744
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor corresponde ao conceito de estratificação social.

Alternativas
Comentários
  • B

    É a colocação em diferentes níveis, dos indivíduos que compõem um dado sistema social e seu tratamento como superior ou inferior com relação uns aos outros em certos aspectos socialmente importantes


ID
4921792
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à dependência econômica que afeta os países do capitalismo periférico, analise as proposições.

I. A dependência econômica está relacionada ao fato de que os países periféricos dependem da exportação de produtos primários, os quais possuem menor valor agregado que os produtos industrializados produzidos pelos países com maior nível de desenvolvimento.
II. A dependência econômica dos países ocorre em razão de fatores pontuais e internos, não relacionados às suas respectivas histórias.
III. A dependência econômica está relacionada com problemas como a concentração fundiária, que favorece, por meio das exportações, a concentração de renda entre os grandes latifundiários.
IV. A dívida externa existente, nos países periféricos, é uma das expressões da dependência.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5562532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Em termos históricos, a gestão do complexo capitalista-escravocrata no Brasil requereu, no marco de um projeto de construção nacional socialmente excludente e de modernização pelo alto, a montagem de uma maquinaria institucional de controle preventivo e repressivo de condutas das classes desprivilegiadas, operando como suporte das distinções de classe e raça que importavam manter na passagem da colônia à nação independente. Em certo sentido, a formação das polícias no Brasil significou a transferência e a extensão das tecnologias de poder mobilizadas pelo senhor no controle dos escravos para os homens livres e pobres circulando pelas cidades em rota de urbanização acelerada. Por aí se pode ver algo como a constituição de um aparato repressivo de Estado no espelho da gestão soberana, disciplinar e privada das classes subalternas.

Laurindo Dias Minhoto. Encarceramento em massa, racketeering de Estado e
racionalidade neoliberal. In: Lua Nova, 109, jan.-abr./2020, p. 175 (com adaptações).

Com base na discussão sociológica do tema da violência e na perspectiva colocada no texto precedente, julgue o item seguinte.

A violência estatal atinge, desigualmente, a população brasileira, havendo um viés racial na maneira por meio da qual ela é praticada cotidianamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Os números demonstram que negros e pardos são mais visados pelas ações das polícias no Brasil, evidenciando um viés racial na atuação policial no Brasil.

    O QC não me permite colocar links no comentário, sugiro a pesquisa dos números divulgados por fóruns de Segurança Pública.

  • essa questão, eu vi até o prof socialista falando

  • Questão extremamente esquerdista.