SóProvas


ID
1575631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Em texto recente, o jornalista e escritor Alfredo Sirkis condenou aquilo que chamou de “duas fantasias ideologicamente distintas, mas igualmente nocivas: a do 'bandido vítima da sociedade' e a da polícia e das prisões abarrotadas, que, mais dia menos dia, acabarão com as drogas. Em ambas, a realidade está no reverso". Para Sirkis, falta ao país uma “política minimamente inteligente e realista de segurança", que enfrente a “demagogia de uns e a irresponsabilidade de outros", além de defender um ordenamento jurídico que combata eficazmente a criminalidade violenta e não abarrote as prisões de pessoas que não representam ameaça maior à sociedade.


Em face das ideias do texto e das múltiplas implicações da realidade por ele abordadas, julgue o item seguinte. 


Penas alternativas, como a prestação de serviços à sociedade, são possibilidade de punição a delitos de menor gravidade, o que evita a superlotação indiscriminada de presídios e não deixa impune o infrator.


Alternativas
Comentários
  • Um dos principais temas dentro dos debates sobre a segurança pública brasileira discute sobre o encarceramento em massa. Ao mesmo tempo em que os governos lotam suas penitenciárias, os índices de violência não cessam. Em muitos casos, continuam crescendo. Além de não resolver a violência cotidiana, o encarceramento em massa coloca indivíduos que cometeram crimes de baixa periculosidade em contato com grupos e criminosos condenados por crimes violentos. Essa relação, para a sociedade e para os indivíduos, não tem produzido resultados positivos. Uma alternativa tem sido a pena não-prisional, ou seja, o cumprimento de uma pena que evite a passagem pelo sistema carcerário. Tais penas podem ser a prestação de serviço à comunidade e/ou multas como pagamento de cestas básicas.

    A reposta é CERTO.
  • indiscriminada = descontrolada