SóProvas


ID
1575637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Em texto recente, o jornalista e escritor Alfredo Sirkis condenou aquilo que chamou de “duas fantasias ideologicamente distintas, mas igualmente nocivas: a do 'bandido vítima da sociedade' e a da polícia e das prisões abarrotadas, que, mais dia menos dia, acabarão com as drogas. Em ambas, a realidade está no reverso". Para Sirkis, falta ao país uma “política minimamente inteligente e realista de segurança", que enfrente a “demagogia de uns e a irresponsabilidade de outros", além de defender um ordenamento jurídico que combata eficazmente a criminalidade violenta e não abarrote as prisões de pessoas que não representam ameaça maior à sociedade.


Em face das ideias do texto e das múltiplas implicações da realidade por ele abordadas, julgue o item seguinte. 


A sociedade contemporânea, ao tornar-se cada vez mais complexa, fragmentando-se em incontáveis segmentos, amplia consideravelmente as fontes geradoras de conflitos e de violência.


Alternativas
Comentários
  • A sociedade moderna tem sido marcada também por uma fragmentação de identidades. Stuart Hall, pensador jamaicano radicado na Inglaterra, discute como as identidades coletivas podem se fragmentar em uma mesma pessoa provocando múltiplas identidades que, em alguns casos, se conflitam. Estas identidades, cada vez mais fragmentadas e multiplicadas, produzem tensão social que, em alguns casos, são capazes de deflagrar conflitos.

    A resposta é CERTO.
  • Sociedade mais dividida = Mais fontes de conflito

    Gabarito: Certo