SóProvas


ID
1575643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação às características do preconceito como forma de violência e à relação entre violência e paz na sociedade contemporânea, julgue o item que se segue.


Recentemente, em uma grande metrópole brasileira, uma adolescente, ao sair de um culto de matriz africana, foi apedrejada e insultada com gritos que a identificavam a uma entidade diabólica. Sociologicamente, esse é um caso de violência tanto simbólica quanto física.


Alternativas
Comentários
  • A questão aborda a intolerância religiosa, ou seja, atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Em casos extremos, como o caso citado na questão, a intolerância torna-se uma perseguição.

    Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa física ou psicológica, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.

    ______________________________________________________________________________________________

    DUDH:

    Artigo 18°

    Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

  • As religiões de matriz africana, sendo o Candomblé e a Umbanda as mais conhecidas, porém não únicas, sofrem preconceito e perseguições do Estado e da sociedade há muitas décadas. Na Primeira República (1889 - 1930) era crime a prática do "falso espiritismo", como eram denominadas tais manifestações. Atualmente, algumas matrizes religiosas cristãs têm identificado os cultos de influência africana com manifestações diabólicas. Entre esses grupos cristãos mais radicais, constituiu-se uma identidade antagônica às manifestações de matrizes africana impedindo qualquer consideração à fé alheia, tratando-a como manifestação do mal e, em alguns casos, chegando a agressões físicas. Infelizmente são recorrentes os casos de casas de santo sendo atacadas e até fechadas por grupos que se dizem a serviço de determinada religião e crença. No Rio de Janeiro, essa mistura chegou a incluir grupos de narcotraficantes que, em suas comunidades, passaram a impedir que cultos de Umbanda ou Candomblé fossem realizados. O caso citado, portanto, engloba aspectos de violência simbólica, ao negar o direito à livre manifestação religiosa, e física, ao chegar ao ponto de agredir com pedras e xingamentos uma jovem que se identificava, pelas vestes, com tais religiões de influência africana.

    A resposta é CERTO.
  • CERTA.

    A assertiva é verdadeira, pois além da violência física (apedrejamento), temos também a violência simbólica com a comparação a uma entidade diabólica

    fonte: estratégia