SóProvas


ID
1575736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

           A primeira materialização da autonomia é a liberdade de opressão como interferência arbitrária. Consiste na fruição livre de direitos estabelecidos e está associada a um sentido de dignidade. É uma velha e, na verdade, imemorial e universal espécie de sentimento e comportamento.

                                                                          José Guilherme Merquior. O liberalismo, antigo e moderno
                                                                               São Paulo: É Realizações, 2014, p. 47 (com adaptações)
                                                                        
Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos a pensamento político e relações entre Estado e indivíduo.

O pensamento político liberal, a despeito das suas múltiplas variações, caracteriza-se por enfatizar a proteção de direitos e liberdades individuais diante das possíveis interferências indevidas de terceiros ou do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... Locke argumentou que cada homem tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade, acrescentando que os governos (nem particulares) não devem violar esses direitos com base no contrato social.

  • Além de Thomas Hobbes, outro grande pensador constituinte do pensamento liberal é John Locke, representante de uma sociedade burguesa não nobre que passava a exigir, a partir dos séculos XVII e XVIII cada vez mais direitos em uma sociedade profundamente aristocrática. As revoluções inglesas (Puritana e Gloriosa) que contiveram o poder do rei e elevaram a participação política da burguesia, se fundamentaram em conceitos de autonomia (direitos) dos indivíduos e na não interferência interna de qualquer poder, individual ou estatal. Locke afirmava que, diante de um poder tirânico e violador dos direitos, a revolta dos cidadãos é completamente legítima e mesmo necessária. Independente das variações que vem se constituindo ao longo dos séculos, o liberalismo jamais se distancia da ideia de que o indivíduo e seus direitos devem ser sempre conservados e defendidos.

    A resposta é CERTO.