SóProvas


ID
1575775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

      Na década de 90 do século passado, pela primeira vez em dois séculos, faltava inteiramente ao mundo, qualquer sistema ou estrutura internacional. O único Estado restante que teria sido reconhecido como grande potência, eram os Estados Unidos da América. O que isso significava na prática era bastante obscuro. A Rússia fora reduzida ao tamanho que tinha no século XII. A Grã-Bretanha e a França gozavam apenas de um status puramente regional. A Alemanha e o Japão eram sem dúvida “grandes potências" econômicas, mas nenhum dos dois sentira a necessidade de apoiar seus enormes recursos econômicos com força militar.

                                                             Eric Hobsbawm. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991.
                                                               São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 538 (com adaptações).


A partir das ideias apresentadas no texto, julgue o próximo item, referentes à política internacional no século XX e à ordem mundial instaurada após o fim da Guerra Fria.


Com a primeira guerra do Golfo, entre os anos de 1990 e 1991, e os atentados de 11 de setembro de 2011, o foco principal da política externa dos Estados Unidos da América desviou-se para o combate ao terrorismo, sobretudo, mas não exclusivamente, o praticado por grupos jihadistas.


Alternativas
Comentários
  • Professor Oli Soares (AlfaCon):

     

    O foco dos Estados Unidos tem sido combater grupos terroristas, principalmente em áreas de influência norte-americana, porém afirmar que sua política externa é voltada “sobretudo” para esta atividade torna q questão errada. Afinal temos diversas nações sendo atacadas por grupos terroristas pelo simples fato de apoiarem os Estados Unidos em sua participação no Oriente Médio.

  • A primeira guerra do golfo ñ foi contra o terrorismo ou grupos jihadistas, mas por causa da agressão de Saddam Hussein ao Kuwait

  • Acho que o erro está em "grupos jihadistas" no final da questão. O foco do combate ao terrorismo era a al-qaeda e alguns ditadores do oriente médio como o Sadam.

    Além disso, ali tem 11 de setembro de 2011. Que eu saiba não teve atentado em 2011, mas sim em 2001.

  • puuutz, só esse 11 de setembro de 2011 já entregava... passei direto

  • O texto de apoio é fragmento de importante historiador sobre o fim do mundo bi-polar após o colapso da União Soviética e a reduzida influência das antigas potências coloniais europeias. O enunciado ordena julgar as alternativas de acordo com  politica internacional e a ordem mundial pós Guerra Fria.

    Análise da afirmativa:

    A guerra do Golfo não teve qualquer relação com atentados terroristas e o atentado de onze de setembro é de 2001 e não de 2011. AFIRMATIVA ERRADA. 



    Considerações finais:


    Atualmente a política externa norte americana ainda declara combate ao jihadismo internacional mas, tem se dedicado com mais energia a pressionar países considerados como adversários ou contrários a seus interesses regionais como o Irã, Rússia, Venezuela e China. 

    Gabarito: ERRADO
  • O gabarito original da questão veio como certo, no entanto foi alterada para E.

    Falo isso pq tinha ganha o ponto, depois mudaram e acabei perdendo.

    passou batido o "2011"

  • Toca aí quem também não viu o "2011"