SóProvas


ID
1575778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

      Na década de 90 do século passado, pela primeira vez em dois séculos, faltava inteiramente ao mundo, qualquer sistema ou estrutura internacional. O único Estado restante que teria sido reconhecido como grande potência, eram os Estados Unidos da América. O que isso significava na prática era bastante obscuro. A Rússia fora reduzida ao tamanho que tinha no século XII. A Grã-Bretanha e a França gozavam apenas de um status puramente regional. A Alemanha e o Japão eram sem dúvida “grandes potências" econômicas, mas nenhum dos dois sentira a necessidade de apoiar seus enormes recursos econômicos com força militar.

                                                             Eric Hobsbawm. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991.
                                                              São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 538 (com adaptações).


A partir das ideias apresentadas no texto, julgue o próximo item, referentes à política internacional no século XX e à ordem mundial instaurada após o fim da Guerra Fria.


Detentora de um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Alemanha, desde a década de 90 do século XX, tem-se posicionado para recuperar poder no âmbito internacional, o que se vem traduzindo em um crescente aumento de despesas com pessoal e equipamentos militares.


Alternativas
Comentários
  • O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (Estado sucessor da União Soviética) e a República Popular da China. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_de_Seguran%C3%A7a_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

  • Os membros permanentes são aqueles que ganharam a Segunda Guerra.

  • Gabarito: ERRADO

    Professor Oli Soares (AlfaCon):

     

    O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de voto e veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (Estado sucessor da União Soviética) e a República Popular da China.

  • O texto de apoio é fragmento de importante historiador sobre o fim do mundo bi-polar após o colapso da União Soviética e a reduzida influência das antigas potências coloniais europeias. O enunciado ordena julgar as alternativas de acordo com politica internacional e a ordem mundial pós Guerra Fria.

    Análise da afirmativa:

    O conselho de segurança da ONU tem como membros permanentes os vencedores da Segunda Guerra Mundial mais a China e apesar da grande pressão exercida por outros países não há qualquer indício de que pretendem modificar essa estrutura. A Alemanha apesar de participar na forma de força da OTAN em conflitos como da antiga Iugoslávia e do Iraque não vem aumentando consideravelmente seu orçamento militar e aumentando suas forças armadas.  AFIRMATIVA ERRADA


    Considerações finais:

    O aumento dos membros permanentes do conselho de segurança é reivindicação antiga de países como Índia, Alemanha e Brasil. Mas atualmente podemos falar de uma abdicação de maior participação em organismos multilaterais por parte do governo brasileiro que vem sistematicamente reduzindo sua presença em órgãos e fóruns de discussão internacionais e buscando alinhamento mais ideológico que pragmático em sua atuação.  
     
    Gabarito: Errado.