SóProvas


ID
1575847
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Lendo os clássicos


      Deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude. Se os livros permanecem os mesmos (mas também eles mudam, à luz de uma perspectiva histórica diferente), nós com certeza mudamos, e o reencontro é um acontecimento totalmente novo. De fato, poderíamos dizer que toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta.

      Essas considerações valem tanto para os clássicos antigos como para os modernos. Se leio a Odisseia, leio o texto de Homero, mas não posso esquecer tudo aquilo que as aventuras de seu protagonista, o herói Ulisses, passaram a significar através dos séculos, e não posso deixar de perguntar-me se tais significados estavam implícitos no texto ou se são incrustações, deformações ou dilatações que se acresceram com as sucessivas leituras. E se leio um clássico mais próximo de nós, como Os possuídos de Dostoiévski, não posso deixar de pensar em como suas personagens continuaram a reencarnar-se até os nossos dias.


           (Adaptado de: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Penguin, 2009) 

O autor argumenta em favor da tese de que a releitura das obras clássicas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    b) proporciona sempre novas revelações, 1}seja pela dinâmica mesma do tempo histórico em que elas vão se inscrevendo, 2}seja pelas mudanças íntimas que cada um experimenta na vida. 



    "Se os livros permanecem os mesmos 1}(mas também eles mudam, à luz de uma perspectiva histórica diferente), 2} nós com certeza mudamos, e o reencontro é um acontecimento totalmente novo. De fato, poderíamos dizer que toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta". 

  • Letra B é a correta. Só a título de curiosidade, na letra A, "Axioma" significa uma premissa que se admite como universalmente verdadeira e que prescinde de comprovação. (Fonte: Dicionário Aurélio)

  • Com uma reeleitura com novas perspectivas diferentes. 

  • toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta ( Linha 3) 

    Se os livros permanecem os mesmos (mas também eles mudam, à luz de uma perspectiva histórica diferente ( Linha 1 e 2)

    nós com certeza mudamos ( Linha 2)

     

    GABARITO B